REFERENCIAL TEÓRICO  EM ABORDAGENS

PSICOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO

 

Produção das  alunas do curso normal (T22).

Componente curricular: Psicologia da Educação.

Proponente do projeto: Professora Me Izabel Christina Brum Abianna.

Período: mês de maio e junho.

Periodicidade: um encontro semanal nas terças feiras.

 

JUSTIFICATIVA:

Cada vez mais percebemos a importância de compreendermos os fatores psicológicos pelos quais passam nossos alunos a fim de compreendê-los melhor e apontarmos estratégias que possam auxiliá-los no seu desenvolvimento.

A escola, em especial a Escola Infantil, que atende as crianças por cerca de 12h diárias acaba assumindo atribuições que seriam da família. Lidar com situações de abandono, agressividade, medos, insegurança passou a ser uma constante na atividade docente.

Os aspectos psicológicos interferem diretamente nas questões educacionais, portanto o educador deve subsidiar-se a fim de compreender melhor as situações cotidianas que lhes são apresentadas. Esse “subsidiar-se” passa, necessariamente pela formação. A leitura e o aprofundamento sobre os aspetos que influenciam no comportamento e desenvolvimento infantil devem ser se acesso aos educadores.

Diante disso acredito que a organização de um referencial teórico sobre os aspectos psicológicos mais presentes no cotidiano infantil seja uma das maneiras de aprofundamento e estudo por parte dos educadores.

 

OBJETIVO GERAL:

marcador

Conhecer e compreender as abordagens psicológicas do desenvolvimento da criança e suas contribuições para a prática educativa.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

marcador

Identificar as principais abordagens psicológicas que se apresentam no cotidiano escolar.

marcador

Perceber a importância da compreensão destas situações para a prática educativa.

marcador

Estabelecer relações entre situações do cotidiano da criança e as situações sócio-emocionais pelas quais vem passando.

 

METODOLOGIA:

 

marcador

Levantamento dos temas a serem pesquisados;

marcador

Pesquisa e seleção de textos referentes a cada abordagem psicológica;

marcador

Leitura e produção textual a partir dos temas pesquisados;

marcador

Apresentação de seminário sobre a pesquisa realizada;

 

CULMINÂNCIA:

 

marcador

Elaboração de um cd com a compilação do todo material pesquisados pelos grupos e/ou inclusão dos textos no Site da Escola como referencial de pesquisa.

 

ALUNAS PARTICIPANTES DO PROJETO:

marcador

Adriana Costa Goulart

marcador

Alba Maria Silveira Colares

marcador

Ana Maria Oliveira De Andrade

marcador

Camila Zanatta

marcador

Carolina Azevedo Nunes

marcador

Claudia Regina da F. Santos

marcador

Daniela dos Santos

marcador

Daniela Peres

marcador

Eliane Matos 

marcador

Juliana Fritzen Soares

marcador

Lídia Bueno da Rosa

marcador

Lovani Fraga Carvalho

marcador

Luciana Maria Figueiredo

marcador

Mara Rejane da S. Guimarães

marcador

Maria Laura de Andrades Solano

marcador

Maria Loeci Mendes Alves

marcador

Maria Teresinha Stangarlin Ivo

marcador

Mayara Carpes da Silveira

marcador

Meri Teresinha Pereira da Silva

marcador

Neide Silvia Etzler

marcador

Patrícia da Rocha Grilho

marcador

Patrícia Peres Costa de Moura

marcador

Rejane Beatriz Padilha da Silva

marcador

Rejane Monteiro Pereira

marcador

Roberta Pedroso G. da Silva

marcador

Rosane Beatriz Silva de Oliveira

marcador

Silvania dos Santos Soares

marcador

Solange Teresinha da Cruz

marcador

Suelen de Moura Telles

marcador

Sueli do Amaral Pinheiro

marcador

Taiamanda Maria Jacinto

marcador

Valdirene Pinto

 

PRODUÇÃO DE TEXTOS DO PROJETO:

 

CLIQUE SOBRE O ASSUNTO PARA VER O TEXTO:

marcador

TEXTOS SOBRE A ADAPTAÇÃO!

marcador

TEXTOS SOBRE A AGRESSIVIDADE!

marcador

TEXTOS SOBRE CIÚMES!

marcador

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL!

marcador

TEXTOS SOBRE A CRIANÇA QUE NÃO SE ALIMENTA!

marcador

TEXTOS SOBRE INCLUSÃO!

marcador

A CRIANÇA LIDANDO COM A MORTE!

marcador

TEXTOS SOBRE MEDOS NA INFÂNCIA!

marcador

MORDIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL!

marcador

TEXTOS SOBRE OS LIMITES!

marcador

A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA

marcador

A RETIRADA DAS FRALDAS

marcador

TEXTOS SOBRE SEXUALIDADE INFANTIL