TEXTO - 1 |
Adaptação na Educação
Infantil - 2008 Educação Infantil Primeiro dia de aula. Para quem está vindo à escola pela primeira vez, tudo é novidade e incerteza. Para os alunos que já estudavam na Móbile, fica notória a saudade dos colegas, certo nervosismo e também dúvidas: Quem será minha professora? Como será minha rotina? O início das aulas na Educação Infantil é marcado pela adaptação, etapa importantíssima para criar ou fortalecer vínculos afetivos. Nesse período, o pai, a mãe ou um acompanhante, com quem a criança tenha muita afinidade, participa de todas as atividades, pensadas especialmente para favorecer a integração entre todos. Cada criança, a seu tempo, dispensa a companhia desse adulto e fica com o grupo de amigos e as professoras. Tudo isso de forma natural e tranqüila. Muitas vezes essa adaptação não é só da criança. Os pais também precisam estabelecer um vínculo de confiança sólido com a escola. Na adaptação, eles observam de perto as atitudes dos professores, conhecem os funcionários e compartilham com outros pais experiências, angústias e conquistas. Todos os esforços e a atenção de pais e professores durante esse período têm um objetivo em comum: queremos alunos seguros e felizes no ambiente escolar.
|
TEXTO - 2 |
Adaptação na Educação Infantil As primeiras relações sociais da
criança ocorrem na educação infantil. Muitos estudos indicam que a
qualidade do relacionamento que estabelecem com os pais, é fundamental no
desenvolvimento social da criança. A atenção e o afeto recebidos na
infância, tanto dos pais quanto dos professores e demais adultos com os
quais convive, ajudam-na a ver o mundo de forma positiva e a acreditar
que a convivência com os outros também será agradável. Na verdade, as
crianças precisam de bons modelos para desenvolver habilidades sociais. Fonte:www.diáriodobebe.com.br
|
TEXTO - 3 |
Educação infantil: sem traumas na hora de ir à escolaEquipe do Centro Infantil Vila das Letras orienta pais O processo de adaptação da criança ao novo mundo da escola é fundamental para sua formação sócio-cultural. Durante este período muitas pessoas são envolvidas, não apenas a criança em si, mas professores, colegas, pais e toda a estrutura escolar. É uma fase delicada, que requer grande atenção e dedicação por parte de todos. O papel primordial da escola neste momento é oportunizar as crianças relações pessoais que não sejam do seu núcleo familiar. “A criança precisa conhecer o novo ambiente e sentir confiança: para isso é que acontece o período de adaptação escolar, que é um processo gradual onde professor e aluno vão-se conhecendo”, lembra a diretora pedagógica do Centro Infantil Vila das Letras, Temis Sauáia. Momento de integração: Pais e filhos brincam juntos na Colônia de Férias do Centro Infantil Vila das Letras, ajudando na boa adaptação da criança ao novo ambiente escolar Equipe multidisciplinar do Vila das Letras, formada por pedagogas, enfermeiras, psicólogas, fonoaudiólogas e terapeutas ocupacionais A boa adaptação da criança à escola requer confiança e ajuda por parte dos pais. É comum que a família fique ansiosa. Estamos falando de marinheiros de primeira viagem, para quem o momento é de muitas incertezas: o filho vai ficar bem na escola? Vai gostar? Vai se adaptar a todas as novidades? E se chorar demais? Em decorrência de tudo isso é relevante que os pais saibam escolher a escola ideal para seus filhos, assim como o momento mais apropriado para esse ingresso. A entrada das crianças acontece cada vez mais cedo e vários cuidados devem ser tomados, portanto listaremos algumas dicas práticas aos pais: _Explicar à criança que há um lugar chamado escola. A esse lugar vamos para aprender, brincar e encontrar outras crianças e adultos; _ Nunca mentir para as crianças, dizendo-lhe que não a levará para a escola quando a estiver levando; _ Não se atrasar para buscá-la, após as aulas. Minutos significam horas para as crianças; _ Lembrar sempre que o choro faz parte desse processo; _ Perguntar tudo o que quiser para a professora ou a coordenadora para que ela possa tirar todas as suas dúvidas; _ Certificar-se da importância e segurança desse ambiente escolar. Para tornar o ambiente escolar ainda mais lúdico e atraente aos baixinhos, as sócias Hayane Sauáia e Vanessa Vieira do Centro Infantil Vila das Letras investiram na construção de uma mini cidade, com centro histórico, supermercado, maternidade, salão de beleza, parquinho, horta e fazendinha, além de piscina com solário, cinema, biblioteca, sala de informática, teatrinho de fantoches e outros atrativos lúdicos para encantar a criançada. “Quanto mais acolhedora e cheia de atrativos for à escola, mais curiosidade e prazer vai despertar na criança, que nessa primeira etapa de vida escolar ainda associa o aprendizado a uma grande brincadeira”, ressalta a administradora Hayane Sauáia. Além da Educação Infantil, O Centro Infantil Vila das Letras também oferece serviços de Berçário e Creche, além de Colônia de Férias. Ter um contato inicial com a escola antes, como visitante, também ajuda na melhor adaptação dos pequeninos. Fonte: 2009 - Jornal Pequeno. |
TEXTO - 4 |
Primeiro dia de aula. Para quem está vindo à escola pela primeira vez, tudo é novidade e incerteza. Para os alunos que já estudavam na Móbile, fica notória a saudade dos colegas, certo nervosismo e também dúvidas: Quem será minha professora? Como será minha rotina? O início das aulas na Educação Infantil é marcado pela adaptação, etapa importantíssima para criar ou fortalecer vínculos afetivos. Nesse período, o pai, a mãe ou um acompanhante, com quem a criança tenha muita afinidade, participa de todas as atividades, pensadas especialmente para favorecer a integração entre todos. Cada criança, a seu tempo, dispensa a companhia desse adulto e fica com o grupo de amigos e as professoras. Tudo isso de forma natural e tranqüila. Muitas vezes essa adaptação não é só da criança. Os pais também precisam estabelecer um vínculo de confiança sólido com a escola. Na adaptação, eles observam de perto as atitudes dos professores, conhecem os funcionários e compartilham com outros pais experiências, angústias e conquistas. Todos os esforços e a atenção de pais e professores durante esse período têm um objetivo em comum: queremos alunos seguros e felizes no ambiente escolar. |