LUTO NA INFÂNCIA
TEXTO - 1

A morte para as crianças

 As crianças entendem a morte de maneiras diferentes conforme a faixa etária.

Até os dois anos, acham que é uma ausência momentânea.

De 3 a 5 anos, pensam que a pessoa morta está dormindo, por isso não diga “ele Descansou”, elas entenderão de modo liberal e pensarão que a pessoa vai acordar, explicar a criança que a morte é como um longo sono pode ser uma fonte de confusões e eventualmente uma causa do medo de adormecer.

Dizer-lhe que a pessoa foi para o céu também pode ser fonte de confusões e de pedidos de ir ao céu visitá-la.

A melhor maneira de explicar a uma criança pequena o fenômeno físico da morte é como sendo a falta de sensibilidade de qualquer sensação, com o que se evita o medo relativamente freqüente de ser enterrada viva.

Ajudar uma criança a aceitar o fato de que a morte existe é preciso que o adulto também o tenha aceitado emocionalmente e não apenas de maneira racional.os sentimentos de revolta, de perplexidade ou de desespero não permite que o adulto converse abertamente com a criança,em especial porque o sofrimento da criança aumenta a intensidade desses sentimentos.daí a importância de responder ás perguntas das crianças nos momentos em que forem surgindo e não apenas nos momentos de crise real.

  

A criança e a morte, a criança e a perda:

 Em geral a morte pressupõe sentimentos de dor e sofrimento.

Conhecer a estrutura do pensamento é fundamental para saber a forma mais adequada de falar com as crianças sobre a morte, dizer que “o assunto não é de criança” a desqualifica, pois ela tem sentimentos e o direito a conhecer a verdade.

 

Mentiras perigosas

 Geralmente os pais negam ou mentem porque consideram  a verdade traumática e angustiante para os filhos mas a verdade é menos perigosa para a mente infantil do que a mentira, pois permite que a criança entenda e elabore situações de perda que com certeza vai ter de enfrentar a vida toda ao ocultar a morte de uma pessoa querida, os pais estarão excluindo-a do direito a explicações e privando-a de questionar, ficar com raiva, sofrer e elaborar situações difíceis como essa.

Muitas vezes,mesmo sem esclarecimentos dos pais a respeito da morte de alguém próximo, a criança começa a perder o sono e o apetite,a se tornar agressiva, ficar apática e ter queda no rendimento escolar o comportamento de quem consegue ter uma clara percepção dos fatos, por isso, o correto deve ser simples e fácil de entender.

A reação de uma criança pela morte de um ente querido pode ser muito diferente da reação das pessoas adultas. As crianças de idade pré-escola acreditam que a morte é temporária e reversível as crianças reforçada pelos personagens em desenhos animados que “morrem e revivem” várias vezes.

De 5 a 9 anos, pensam mais como adulto acerca da morte mas não podem imaginar que alguém que eles conheçam possa morrer.

 

Reação da criança frente á morte

 As reações de uma criança frente a morte são muito semelhantes as de um adulto.a criança sente profunda falta do falecido.mas o desejo de que o morto volte, muitas vezes esperança de que isso aconteça,seguida de tristeza e raiva quando percebe que isso não vai ocorrer.

A resposta inicial das crianças quando têm conhecimento da morte é muito variada.alguns choram, outras não tem reação.

Quando morre alguém,a criança deve ser informada prontamente e com clareza:

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Que a morte é irreversível, ou seja, que a pessoa morta nunca mais vai voltar.

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Que o corpo do morto está enterrado ou foi cremado.

Para as pessoas é doloso dar esse tipo de informação dolosa que possibilita a criança enfrentar com melhor recursos as tarefas envolvidas no curso de um luto saudável.

 

O medo da criança

Quando se explica á criança as causas e circunstâncias da morte e se reprimem perguntas.

Quando se faz a criança senti-se culpada pela morte,  ou responsável obter as informações verdadeiras.

Portanto a probabilidade de se sentir confusa e sem saber no que acreditar é maior por ter menos conhecimento da vida e da morte, a criança tem maior possibilidade de fazer inferência falsas, tem esperanças que o morto possa retornar.

Por um período longo de tempo:

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A criança faz imitação excessiva da pessoa morta;

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Diz freqüentemente que quer ir com a pessoa morta;

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Isola-se dos amiguinhos;

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Baixa o rendimento nos estudos ou nega-se ir á escola.

Isso está indicando que a criança precisa de ajuda profissional.

 

Como lidar

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 Permitir que a criança expresse sua dor;

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Partilhe a dor com o aluno,passando lhe segurança;

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Orientar os pais a contarem a verdade a criança e à não evitarem o assunto.

 

Com  os coleginhas

 Enquanto a criança que está de luto estiver afastado da escola explique aos outros alunos da sala o que ocorreu,passando as informações necessárias,sem muitos detalhes fale que o coleginha vai voltar triste.