Maria Lucia Carneiro Pinto
Malu Pinto

Volta para a página da Escola

maluvmc@portoweb.com.br
currículo                       



Google








Trabalhos realizados na Escola Municipal Vila Monte Cristo


Olimpíadas 2008 e a Alfabetização Digital - ano 2008
Projeto de Professora Itinerante para atendimento das turmas do 3º ano do III Ciclo da escola no primeiro semestre de 2008.


Brasil Indígena - Um estudo - ano 2008
Por solicitação da colega Gilse Fortes, preparei esta nova seqüência de slides para apresentar à Educação de Jovens e Adultos de nossa escola. Trago aui também outros estudos que havia realizado em 2003 por ocasião da construção do Almanaque Indígena do Brasil e que ainda não havia publicado.

África - Um estudo de mapas - ano 2007
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/07africa/index.htm
Este é um estudo de mapas sobre o Continente Africano. Coloco à disposição alguns dos materiais que consegui  pesquisar e elaborar. Trata-se de uma seqüência de mapas elaborados de forma lúdica para que possamos visualizar a diversidade de povos e de línguas faladas neste continente.


Projeto Alfabetização Digital - ano 2006 - 2007 - 2008
Projeto de Professora Itinerante para atendimento das Turmas do III Ciclo da Escola durante o ano de 2006. Introdução ao Linux através de quatro programas: OpenOffice-Texto, OpenOffice-Desenho, Gimp e Composer. Em anexo os tutoriais utilizados neste projeto.
  O Projeto Alfabetização Digital foi um dos 19 projetos inovadores para a educação básica selecionados para publicação no Guia de Tecnologias/2007 - SEB/MEC . O material está previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em 24 de abril/07, e tem como objetivo aproveitar as melhores experiências em tecnologias educacionais para qualificar o ensino básico.
Também foi publicado pela revista Pretextos, edição do Conselho Escolar da EMEF Vila Monte Cristo.

     

Filmes para a sala de aula - ano 2006
Listagem e comentários de filmes - pesquisa em diversos sites - 2006
Este trabalho é destinado aos professores, para facilitar o planejamento de uma abordagem em que o  assunto possa ser trabalhado através de filmes.
Além de constar no site da escola foi realizada uma impressão caseira.



Jogos Educativos - ano 2006

Levantamento  de sites de Jogos Educativos - pesquisa em diversos sites - 2006
Este trabalho é destinado aos professores e alunos , para facilitar o planejamento e o desenvolvimento dos conteúdos trabalhados.


A Escrita dos Povos - ano 2005

Trabalho desenvolvido coletivamente pelos professores do I ano do III ciclo.
Durante o ano de 2005 nos deparamos com um número significativo de alunos com dificuldade na leitura e na escrita. Iniciamos uma pesquisa sobre os povos da antigüidade, seus modos de vida, seus costumes, suas escritas. Os alunos elaboraram textos, desenhos e cartazes com o material pesquisado. Este material foi trabalhado em conjunto pelos professores envovidos. O trabalho contou com a participação das disciplinas de Língua Portuguesa, professora Marli Spanemberg;
História e Geografia, professora Malu Pinto; Ciências, professora Aline Albertin da Rosa; Matemática, professoras Maria Alice Giehl e Vera Winkelmann, além de diversas outras professoras que não atuaram diretamente com as turmas, mas que participaram do processo, com sugestões e empréstimo de materiais.



Educação Antiracista no Cotidiano Escolar - Cultura afro brasileira e africana - 2004

Trabalho realizado em 2004, pelas turmas do II ano do III ciclo. Durante este ano, após dar seqüência ao trabalho de História da Idade Moderna, nos deparamos com o tema  do Racismo. Da mesma forma, quando trabalhamos com os Povos Indígenas, a questão étnica entra novamente em voga, com um cunho discriminatório e subliminar. Iniciamos nosso trabalho sobre Racismo, Cultura Africana e Afro-Brasileira.
Foi realizada uma pesquisa com os alunos, funcionários e professores da escola e, após, debatido com os alunos em sala de aula. Desenvolvemos diversas atividades, tanto de pesquisa, quanto culturais e o resultado deste trabalho está no site da escola. Para o desenvolvimento deste trabalho, contamos com a maravilhosa participação das professoras Dirlene Marimon, 
de Educação Física e Jussara Oleques, coordenadora do Laboratório de Informática.
Este trabalho foi publicado em: Santos, Adriana Conceição Santos dos (Org.)
Diversidade Étnica: dialogando com a história e a cultura negra – Porto Alegre: Prefeitura Municipal de Porto Alegre / SMED, 2007, com o texto: Educação anti-racista no cotidiano escolar: cultura afro-brasileira e africana.


Almanaque Indígena do Brasil - Hoje! - ano 2003
Pesquisa realizada em 2003, pelas cinco turmas do I ano do III ciclo. Em Geografia, pesquisamos os Estados brasileiros, tendo como tema central os Povos Indígenas do Brasil nos dias atuais. Trabalhei com os alunos, além das aulas de Geografia e História, a construção de páginas da Web. Contamos com a valiosa participação da professora Jussara Oleques, coordenadora do Laboratório de Informática e da Professora Gilse Fortes, coordenadora Cultural, bem como da professora Rosinaura Barros, coordenadora da Biblioteca da escola. Após a pesquisa realizada, os alunos dividiram-se em cinco grandes grupos e, deram os toques finais do trabalho: os Repórteres - com jornais e revistas, os Desenhistas - elaborando o material gráfico, os Pesquisadores das Lendas - realizando o levantamento de material e ilustração dos mesmos, os Redatores - redigindo as informações pesquisadas por todos colegas e os Construtores das Páginas da Web - decidindo, desde as cores a serem utilizadas, até a estrutura do trabalho.
Este projeto é um dos vinte finalistas do Concurso Internacional EducaRede: Internet e Inovação Pedagógica – 2007 , da Fundação Telefônica e o Programa EducaRede. São cinco projetos selecionados para cada uma das categorias.
No caso do “Almanaque” fomos contemplados com o Segundo lugar
na categoria: Uso da Internet Ensino Fundamental.

 
C15 - Feudalismo - ano 2002
Estudo realizado em 2002, com turma do I ano do III ciclo sobre o regime feudal na Europa, sua
 relação com a Igreja e com o povo árabe. Entre as atividades realizadas, visitamos
a Feira de Artesanato da Usina do Gasômetro, onde tivemos o privilégio de ver a fabricação de objetos de vidro, realizado por uma artesã. Almoçamos no Restaurante Árabe Lubnnan, onde fomos recebidos pela Fatma, que conversou com a turma sobre sua cultura
.

Notas para o livro - 1977
Estudo realizado em 1977 para compor as notas do Livro: Viagem ao Rio Grande do Sul, de A. Baguet, viajante belga do século XIX.
Prefácios de Milton Carlos Costa e Luiz Antônio de Assis Brasil. Tradução: Maria Alves Müller. Notas: Maria Lucia Carneiro Pinto. Editora Paraula e Edunisc
 
Volta para a página da Escola

Volta ao início da página