Turma C15

esta é a turma C15 da Vila Monte Cristo !







Trabalho de História - Idade Média !!




Neste ano de 2002, a turma C15 realizou um super trabalho. Até mesmo os alunos mais tímidos começaram a falar - um pouquinho, é claro!

Pesquisamos sobre o modo de vida na Idade Média : o mundo europeu e o mundo árabe; as religiões :Islamismo, Cristianismo e Judaísmo; a vida dos homens e das mulheres no campo e seu retorno para as cidades e as implicações destas mudanças. As relações de poder entre os diversos personagens. Vimos as Cruzadas e as Guerras Santas Islâmicas. Trabalhamos também sobre a Inquisição. Vimos que a Igreja Católica agia de forma bem diferente de hoje e que os árabes não são todos fundamentalistas, como muitas vezes, os jornais de hoje nos mostram. Vimos, também as heranças deixadas por diversos povos para o mundo de hoje.A questão da terra (e da não terra) é muito mais antiga do que se poderia imaginar, bem como as diferenças sociais - e que já está mais do que na hora de acabarem.

No início de setembro a turma foi almoçar no Restaurante Árabe Lubnnan - fomos muito bem recebidos e experimentamos a comida árabe a qual gostamos muito(digamos que a pasta de grão de bico não foi aprovada pela maioria dos alunos).Conversamos com a Fatma sobre suas raízes (sua família veio do Líbano), sobre os motivos da imigração, sobre as roupas, sabores, namoro,e muito mais. Depois fomos até a Feira Latino Americana na Usina do Gasômetro, afinal as feiras foram - e são - muito importantes, não é? Lá, por sorte, encontramos uma expositora que trabalhava com vidro e fogo!!Nos deu uma palhinha e mostrou como se molda uma peça de vidro.
Foi muito legal e você pode ver aqui!!

Este trabalho é apenas uma parcela da produção dos alunos, que se envolveram intensamente, elaborando pesquisas, histórias em quadrinhos, textos e desenhos sobre tudo o que foi estudado.Realizamos apenas correção ortográfica dos textos, preservando a escrita original dos alunos.

Ainda terá mais!!!! Estamos apenas em setembro e se depender destes grandes pimpolhos da turma C15, teremos mais um período de aula maravilhoso!

profª Malu Pinto

        

 

 

Roger e Cassiano                                       

A turma C15 te espera!

                                                                             Éric Jorge
Clique aqui e Entre!
seja bem-vindo!!!

               Volta para Escola                                                                                                                                                                      Volta ao início da página Volta para Sócio-Histórica