WebQuest

A ESCRITA DOS POVOS

A escrita das escritas

Um retrato atual da história antiga

Projeto de pesquisa das turmas de C10 – I ano do III ciclo e Turma de Progressão do III ciclo - 2005 -
Turmas: C11 – C12 – C13 – C14 - CP


 

Foco Principal:

A Língua Portuguesa.
Como se originou, como se transformou até ser o que é hoje.


 

Como será nosso trabalho?

 

Afinal de contas, por quê falamos como falamos e escrevemos como escrevemos?





Para que possamos entender este processo, estudaremos alguns povos da antigüidade - pesquisando seus modos de vida e suas transformações.
Ou será que "achamos" que nós, portoalegrenses, somos fruto apenas de nossa imaginação? Que criamos tudo que está a nossa volta, sem ao menos ter utilizado outras invenções como inspiração?
É isso! Somos sujeitos históricos!
Criamos e interferimos no mundo. Mas fazemos isso com base no que já foi inventado. E, algumas destas invenções, inclusive invenções do que é bom e bonito, surgiram há muiiiiito tempo. Modificaram-se, nos influenciaram e nós as tranformamos novamente, em algo absolutamente novo! - Será??
Agora, vamos traçar nossa trajetória.
Quem somos? De onde e como surgiu esta nossa maneira de nos comunicarmos?

Então vamos começar o trabalho, não é?

Eis alguns passos importantes!!!

Na verdade já começamos quando, nos meses de março e abril, estudamos alguns conceitos de história, algumas formas de escrita e muita interpretação de textos. Agora temos pela frente uma pesquisa e, em maio, a fizalização dos trabalhos. Veja estes dados no cronograma de nosso projeto.

As turmas estão divididas em grupos. Cada grupo é responsável pelo estudo de um conjunto de povos.

Para facilitar nosso trabalho levantamos 16 temas que devem ser pesquisados por cada grupo e, fizemos uma enormidade de perguntas para facilitar o entendimento de cada um destes temas. Essas perguntas não precisam ser respondidas, é apenas uma forma de guia sobre o tema.

Os grupos devem ter uma organização bem legal para que possamos concluir nosso trabalho.
No mês de julho iremos selecionar o que foi pesquisado para, então, escrever nossa história. Escreveremos de diversas formas, em diversas linguagens.

Durante nosso processo de pesquisa, também montaremos uma linha do tempo no teto das salas de aula. Estas linhas serão confeccionadas pelas turmas da manhã e da tarde, em conjunto.

Em toda pesquisa é necessário fontes, como livros, atlas, enciclopédias, revistas e internet. Para que possamos trabalhar de forma tranquila, o pessoal da biblioteca da escola montou uma caixa de livros para nós. Também temos à nossa disposição alguns sites já selecionados e, esperamos que esta lista seja aumentada conforme cada nova descoberta dos grupos.

Este trabalho foi elaborado por um grupo de professores que estarão sempre com nossos queridos alunos e também com outros professores que, apesar de não trabalharem diretamente com as turmas envolvidas, colaboraram de forma inestimável para a construção de nosso projeto

No final de cada página da Webquest encontramos uma lista de links.

E então! Vamos à luta!!! E iremos ver que os povos da Mesopotâmia tem algo mais que esses nomes esquisitos; que os egípcios foram bem mais importantes do que pensávamos (afinal eles construíram algo além das pirâmides - que são maravilhosas); que tanto no Continente Africano, quanto no Continente Americano, a história é riquíssima e pouquíssima estudada e que tem tudo a ver conosco; que os fenícios, persas e hebreus são muito mais que nomes soltos nos livros de história e que influenciaram nosso modo de comunicação; que os indianos, chineses e japoneses não são povos tão distantes de nossa cultura como parece; e que Grécia e Roma continuam sendo a base do nosso mundo ocidental.

Então vem!!!

E, agora veja só a produção das alunas e dos alunos, veja também as fotos das turmas.

Profª Malu Pinto 








Fotos


Estágio Paty


Trabalhos dos alunos



volta para página da escola


III Ciclo


Cronograma e Avaliação


Povos


Organização


Grupos de Trabalho


Trabalhos Finais


Temas de Pesquisa


Biblioteca


Siteoteca


Professores

Volta ao início da página

volta para A Escrita dos Povos