Afinal de contas, por quê falamos como falamos e escrevemos como escrevemos?
Para que possamos entender este processo, estudaremos alguns povos da antigüidade - pesquisando seus modos de vida e suas transformações.
Ou será que "achamos" que nós, portoalegrenses, somos fruto apenas de nossa
imaginação? Que criamos tudo que está a nossa volta, sem ao menos ter utilizado
outras invenções como inspiração?
É isso! Somos sujeitos históricos!
Criamos e interferimos no mundo. Mas fazemos isso com base no que já foi
inventado. E, algumas destas invenções, inclusive invenções do que é bom
e bonito, surgiram há muiiiiito tempo. Modificaram-se, nos influenciaram
e nós as tranformamos novamente, em algo absolutamente novo! - Será??
Agora, vamos traçar nossa trajetória.
Quem somos? De onde e como surgiu esta nossa maneira de nos comunicarmos?
Então vamos começar o trabalho, não é?
Eis alguns passos importantes!!!
Na verdade já começamos quando, nos meses de março e abril, estudamos alguns
conceitos de história, algumas formas de escrita e muita interpretação de
textos. Agora temos pela frente uma pesquisa e, em maio, a fizalização dos
trabalhos. Veja estes dados no cronograma de nosso
projeto.
As turmas estão divididas em grupos. Cada grupo é responsável
pelo estudo de um conjunto de povos.
Para facilitar nosso trabalho levantamos 16 temas
que devem ser pesquisados por cada grupo e, fizemos uma enormidade de perguntas
para facilitar o entendimento de cada um destes temas. Essas perguntas não
precisam ser respondidas, é apenas uma forma de guia sobre o tema.
Os grupos devem ter uma organização bem legal para
que possamos concluir nosso trabalho.
No mês de julho iremos selecionar o que foi pesquisado para, então, escrever nossa história. Escreveremos de diversas
formas, em diversas linguagens.
Durante nosso processo de pesquisa, também montaremos uma linha do tempo
no teto das salas de aula. Estas linhas serão confeccionadas pelas turmas
da manhã e da tarde, em conjunto.
Em toda pesquisa é necessário fontes, como livros, atlas, enciclopédias,
revistas e internet. Para que possamos trabalhar de forma tranquila, o pessoal
da biblioteca da escola montou uma caixa de livros
para nós. Também temos à nossa disposição alguns sites
já selecionados e, esperamos que esta lista seja aumentada conforme cada
nova descoberta dos grupos.
Este trabalho foi elaborado por um grupo de professores
que estarão sempre com nossos queridos alunos e também com outros professores
que, apesar de não trabalharem diretamente com as turmas envolvidas, colaboraram
de forma inestimável para a construção de nosso projeto
No final de cada página da Webquest encontramos uma lista de links.
E então! Vamos à luta!!!
E iremos ver que os povos da Mesopotâmia tem algo mais que esses nomes esquisitos;
que os egípcios foram bem mais importantes do que pensávamos (afinal eles
construíram algo além das pirâmides - que são maravilhosas); que tanto no
Continente Africano, quanto no Continente Americano, a história é riquíssima
e pouquíssima estudada e que tem tudo a ver conosco; que os fenícios, persas
e hebreus são muito mais que nomes soltos nos livros de história e que influenciaram
nosso modo de comunicação; que os indianos, chineses e japoneses não são
povos tão distantes de nossa cultura como parece; e que Grécia e Roma continuam
sendo a base do nosso mundo ocidental.
Então vem!!!
E, agora veja só a produção das
alunas e dos alunos, veja também as fotos das
turmas.
Profª Malu Pinto
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