A Escrita dos Povos


Fenícios e Persas

      Na idade antiga existiam vários povos, entre eles os Fenícios e os Persas.
      Os Fenícios eram um povo que gostava de imitar as coisas que os outros povos faziam, como estátuas e tigelas de barro. Eles tinham um alfabeto e eram muito religiosos, acreditavam em vários deuses, ou seja, eram politeístas.
      Os Fenícios moravam no continente asiático e a parte mais importante para eles, naquele lugar, era o mar Mediterrâneo.
      Eles dominaram o continente asiático e o continente europeu. Os Fenícios eram navegadores comerciantes, eram pessoas singulares. A prática deles era comercializar. Ficavam quase sempre navegando nos seus barcos para vender suas coisas para outros povos, em outras cidades. Eles também aperfeiçoaram a técnica da produção de vidro, inventada pelos egípcios. O produto mais requisitado dos Fenícios era a púrpura, uma substância usada para tingir tecidos. Esse povo tinha grandes idéias de tecnologia, eles tinham grandes e surpreendentes idéias para o melhor desenvolvimento de seu trabalho.
      Para os Fenícios, o alfabeto era uma grande comunicação para eles aprenderem a escrita. Foram eles que inventaram o alfabeto com 22 letras e todas elas eram consoantes. Os gregos introduziram as vogais e foi assim que os gregos aperfeiçoaram o alfabeto Fenício. Eles também foram a primeira referência para a escrita alfabética.
      Teve uma época que os Fenícios chegaram a uma conclusão que, para os seus desejos serem realizados, somente seus deuses poderiam realizá-los. A religião deles era politeísta e cada cidade tinha o seu deus oficial. Era comum realizarem sacrifícios humanos em nome da religião.
      Já os Persas começaram a mudar um pouco suas idéias religiosas pelas palavras do profeta Zaratrusta, que ensinou que só existiam dois deuses principais, o do bem e o do mal. Os homens tinham liberdade para escolher um deles.
      A Pérsia também localizava-se na Ásia, entre a Mesopotâmia , o mar Cáspio, o golfo Pérsico e o mar de Omã.
      Os Persas criaram um governo forte, capaz de conquistar outros povos, a política era toda dominada pelo imperador. Criaram seu império e conquistaram vários territórios, um deles foi a Babilônia, levando o império de Helesponto até as fronteiras da Índia.
      Havia o correio do rei persa que tinha cavalos que eram bastante velozes e corriam um trecho para entregar o embrulho para os mensageiros.
      A economia persa tinha por base a agricultura, a fabricação de tecidos finos, jóias, armas, móveis e o comércio terrestre e marítimo.
      Os Fenícios e os Persas existiram antes de Cristo, no tempo dos egípcios, dos romanos, dos hebreus e de vários outros povos, todos disputando lugares, cidades e continentes.

Odair, Neuza e Pâmela





Hebreus

      Os hebreus são descendentes de um antigo povo semita que habitava a Arábia. Viviam em tribos nômades conduzidas por chefes. Eles atravessaram a Palestina na época de Hamurabi. Os hebreus também são chamados de judeus.
      Os hebreus foram para a Palestina para procurar um lugar para morar. Neste lugar existiam dois mares muito importantes, o mar Mediterrâneo e o mar do Líbano. A Palestina fica no continente asiático e nesta região, hoje, tem o estado de Israel. Lá o clima é quente.
      Eles tinham uma escrita em formato de desenho. Essa escrita era bem diferente da que nós escrevemos hoje. com essa escrita eles escreveram boa parte da Bíblia hebraica.
      Eles tinham um símbolo da sua religião, uma estrela, cujo nome era estrela de Davi. Ela foi criada quando Davi nasceu, ao sair no céu a primeira estrela, ficou conhecida por esse nome.
      A cura para as doenças era com vários tipos de ervas, chás e algumas frutas. O jeito que eles se vestiam era com peles de animais, que matavam para comer.

Os hebreus acreditavam em um único deus, ou seja, eram monoteístas. Eles escreveram o mais famoso livro na Palestina, um livro que é considerado sagrado e é conhecido como Bíblia. Uma boa parte da Bíblia foi escrita em hebraico.
      O Antigo Testamento hebraico compreende 25 livros. O Pentateuco é um deles e é formado pelos cinco primeiros livros que são atribuídos a Moisés e que relatam a criação do mundo e a história do povo hebreu até a sua chegada à terra prometida, onde tem o muro ocidental. Para os judeus de hoje, o local mais sagrado de Jerusalém é o muro ocidental, ou Muro das Lamentações, que contem pedras remanescentes do segundo templo. Os fiéis rezam em pedaços de papel para ver se os seus sonhos se realizam. Esses papéis são empurrados por entre as frestas das pedras, com seus sonhos.

Josiane e Viviane

    

Impérios Africanos

      Pesquisamos os povos que viviam na África. O continente africano é muito grande e o clima, na maior parte, é muito quente. Tem muitos rios e mares, por exemplo o rio Nilo, o mar Mediterrâneo, o mar Vermelho e o oceano Atlântico. Tem também o maior deserto do mundo.
      No tempo que não existia o alfabeto eles se comunicavam com gravuras nas cavernas, nas rochas. Com o tempo foi-se aperfeiçoando os sinais. A escrita antiga eram desenhos que significavam palavras.
      Eles tinham outras características como a medicina que curava muitas pessoas.
      As roupas que eles usavam tinha um significado para cada povo. As roupas eram coloridas, algumas bonitas e outras muito feias. Mas são sagradas, importantes e religiosas.
      Os povos africanos acreditavam em muitos deuses, ou seja, eles são politeístas. Muita gente sacrificava animais. Eles acreditavam que sacrificando os animais, seus deuses iriam protegê-los. Mas algumas pessoas não acreditam nisso e acham que eles matam por prazer.
      Na África existem vários cultos, principalmente aos Orixás. O culto dos Orixás surgiu provavelmente das crenças jeje-nagô originárias do povo Iorubá. Segundo as tradições, a religião originária de Ilê-Ifê, onde teria sido criado o mundo e, na qual, cultuam-se os Orixás.

Diogo, Guilherme e Patrick







Nataniele - Povos Indígenas, Daniele - Povos Indígenas, Lauren - Índia e Yuri - Egito






Egito

      O povo egípcio, antigamente, era um civilização muito adiantada. O Egito localiza-se no nordeste do continente africano. Nessa região, o clima, por ser deserto, é muito árido, quase nunca chove. Um dos rios mais importantes do Egito, chama-se Nilo. Ele nasce no coração da África, no lago vitória, e percorre cerca de 6.700 Km até desaguar no mar Mediterrâneo. A fertilidade de suas margens favorecia a fixação de grupos humanos.
      Os egípcios apreciavam os jogos de perícia ou da sorte. As regras perderam-se, mas provavelmente eram semelhantes as dos jogos como o de xadrez, das damas e do ludo.
      A sociedade egípcia estav dividida em várias camadas, sendo que um faraó era autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus.
      A economia egípcia era baseada na cultura que era realizada nas margens do rio Nilo. Os egípcios também praticavam o comércio de mercadorias e artesanato. Os trabalhadores rurais realizavam constantemente algum tipo de trabalho em obras públicas como canais de irrigação, pirâmides, templos e diques.]eles eram politeístas. Algumas religiões antigas tinham vários deuses, pois queriam ter certeza que seus desejos se realizariam, inclusive os egípcios. Também queriam mostrar à seus povos como enfrentariam sua morte, desenvolvendo um culto elaborado dos mortos e mumificando os mesmos. Quando os egípcios morriam, seus corpos eram mumificados para serem preservados de modo que pudessem ser utilizados no outro mundo.
      As mulheres egípcias, assim como os deuses e deusas, eram muito vaidosas. Gostavam de vestimentas douradas, com ouro ou prata, jóias e fios de bronze nos colares e pulseiras.
      A escrita egípcia também foi algo muito importante, pois permitiu a divulgação de idéias, comunicação e controle de impostos. Existiam duas formas de escrita, a democrática, que era mais simplificada, e a hieroglífica, mais complexa e formada por desenhos e símbolos. As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel, chamado papiro era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizada para escrever.

Gisamara e Lisiane

Romanos

      O povo romano vivia no continente que atualmente é chamado de Europa. Lá tem um vulcão chamado Vesúvio que destruiu a cidade de Pompéia, deixando apenas restos da cidade e cadáveres fossilizados.
      Os romanos eram politeístas, ou seja, acreditavam em mais de um deus. Cada deus tinha a sua função, por exemplo, Zeus era o deus dos deuses, Marte era o deus do sol, Afrodite era a deusa do amor, entre outros.
      O povo romano era muito esperto, eles não inventaram novos símbolos para os números, usaram as letras do próprio alfabeto, I, V, X, L, C, D e M. Foram essas as letras usadas para formar os números: I=1, V=5, X=10, L=50, C=100, D=500 e M=1000. Quando apareciam vários números iguais juntos, os romanos somavam os seus valores: II=2,XX=20, CC=200 e MM=2000. Os números não se repetiam mais de três vezes, então para fazer os números começados ou terminados em 4 e 9, eles faziam uma subtração: IV=5-1=4, IX=10-1=9, CM=1000-100-900.
      Os romanos conquistaram vários territórios e escravizaram os seus habitantes. Durante muito tempo eles conquistaram toda a península Itálica. Por volta de 206 a .C., Roma entrou em guerra com um povo do norte da África dando início a um século de batalhas. Ao sair vitoriosa em 146 a .C., Roma adquiriu seu primeiro domínio no estrangeiro. Para conseguir isso, foi organizado um exército extremamente disciplinado que depois passou a conquistar as terras vizinhas. Em 50 d.C. a maioria dos territórios do Mediterrâneo estavam sob o poder de Roma.
      Uma das formas de lazer dos romanos era o Circo, um lugar onde eles se reuniam para assistir os escravos, ladrões ou estrangeiros serem comidos por leões que eram mantidos com fome. Outra forma era assistir as lutas dos gladiadores, onde dois ou três homens lutavam e só um podia sair vivo, ou então mandavam matá-lo. Também tinha lutas de homens com tigres e leões. Um dos vestígios de lazer dos romanos é o Coliseu, que se encontra na cidade de Roma.

Ismael





Renata
Povos Indígenas

Ana Paula
Mesopotâmia

Gisamara
Egito


Daniel
Roma

Thamires
Impérios Africanos


Gabriel
Roma

Allan
Egito


Leonardo
Grécia

Luis Diogo
China e Japão

Thiago
Roma



Povos Indígenas da América

      O continente americano tem clima variado, mas é frio em lugares altos como nos Andes, na América do Sul e nas Montanhas Rochosas, na América do Norte. Os oceanos que banham esse continente são os oceanos Pacífico e Atlântico.
      Os povos Incas, Maia, Astecas, Nazca e outros viviam no continente americano.
      Um dos povos indígenas eram os Maias. Eles inventaram um sistema de escrita que usava figuras. os Maias também escreviam livros em papel de casca de figueira ou em peles de animais. somente quatro destes livros foram conservados até hoje.
      O milho era a principal cultura agrícola de todos os povos da América Central. Eles se alimentavam também com trigo, cevada ou arroz.
      Outro povo era os Astecas. eles cultivavam frutas e vegetais. Faziam festas para agradecer deuses e deusas por sua generosidade. Criavam perus e cachorros para comer e caçavam veados, coelhos e porcos selvagens.
      Mais um povo que viveu na América era o povo Nazca. Eles fizeram grandes desenhos no chão. Parte destes desenhos do deserto estão na superfície do pampa, perto de Nazca, atrás das montanhas roxo-escuro (que estão no mapa). Com um planalto deserto, sem nenhuma vegetação é um dos lugares mais secos da Terra. Poucas foram as chuvas que caíram neste luminoso solo amarelo, mistura de argila, de areia e de calcite. se alguém passar por ali agora, as pegadas irão permanecer por muitos anos.
      Os desenhos estranhos que permanecem no chão são como um labirinto, as pessoas se perdem lá dentro.

Daniele

Grécia

      O continente que o povo grego vivia era a Europa. O clima era muito agradável, com invernos não muito frios, mas o solo não era muito fértil. As montanhas dificultavam a comunicação entre as cidades então eles viviam isolados. A Grécia é dividida pelo mar Mediterrâneo e fica perto de Roma. Na idade antiga, os gregos praticaram o comércio ao redor do mar Egeu e fundaram colônias na Itália.
      Eram politeístas e acreditavam que, antes de seus deuses e deusas terem nascido, houve uma raça de seres gigantescos chamados Titãs. Uma forma de culto eram os festivais religiosos. Um dos maiores festivais religiosos era o dos jogos de competição em honra a Zeus. Esses jogos eram a corrida a pé, que a corrida mais longa é de dois estádios; o lançamento de disco, o disco era um prato de bronze achatado e circular; salto em distância, onde os atletas saltavam de uma posição parada; lançamento de dardos, o dardo era usado para caçar e guerrear, e a luta, que não há golpes proibidos.
      Os gregos comiam muito peixe. As vísceras e as gorduras eram queimadas no altar como oferenda aos deuses. O restante da carne era assado por um cozinheiro contratado para a ocasião. As vacas eram preservadas para grandes festivais da cidade e, depois do sacrifício, a sua carne era distribuída entra os pobres.
      Os cidadãos gregos achavam que o único modo decente de ganhar a vida era cultivar a própria terra ou ser um artesão, como pedreiro, oleiro ou ferreiro. Ajudado pelos seus escravos, o artesão podia esculpir uma coluna ou fazer um carregamento de mármore.
      A Grécia não era um país unificado, isso quer dizer que não existia uma capital e nenhum governante com poder sobre toda ela.
      Na idade antiga, os gregos não tinham muita tecnologia mas já sabiam escrever. As letras eram muito difíceis e complicadas.

Karoline, Iago e JéssicaR.






Página 01


Página 02


Página 03


Fotos


Trabalhos dos alunos



volta para página da escola


III Ciclo


Cronograma e Avaliação


Povos


Organização


Grupos de Trabalho


Trabalhos Finais


Temas de Pesquisa


Biblioteca


Siteoteca


Professores

Volta ao início da página

volta para A Escrita dos Povos