A Escrita dos Povos


Érick
China e Japão

Jacson
Mesopotâmia

Deise
Impérios Africanos


Aline
Roma

Paulo
Egito


Taís
Hebreus

Jeniffer
Índia

Guilherme
Roma

Angélica
Grécia

Wagner
Índia



         

China e Japão

      A China e o Japão situam-se no Continente Asiático. O clima é instável.
      Tanto na China, quanto no Japão, os pais procuravam dar aos seus filhos, não tanto às filhas, a melhor instrução possível. Os meninos de famílias pobres geralmente eram treinados desde a infância na profissão dos pais. Já os meninos de famílias ricas iam para a escola ou aprendiam com professores particulares. Depois de sete ou oito anos de estudo, o aluno podia fazer seu primeiro exame no distrito em que morava. Os que passavam e, depois de mais estudos, podiam fazer outro exame. O terceiro e último exame era extremamente difícil. Os provadores passavam a ser considerados estudiosos e seus nomes eram inscritos na lista de espera para cargos subalternos.
      A escrita deles é representada por símbolos, cada desenho pode ter mais de um significado. Não existiam letras em sua escrita. Os idiomas falados na China provem de quatro troncos lingüisticos, o sino-tibetano, o altaico, o indo-europeu e o astra-asiático. O idioma oficial, falado pela maioria da população, é o chinês da família sino-tibetana que apresenta diferentes dialetos regionais, embora todos utilizem a mesma escrita.
      Por volta do século I, a tecnologia destes povos era a mais avançada da época. Construíram os templos, barcos, carruagens, sistema de irrigação, etc.
      Quanto aos meios de comunicação usados na época, era feito por mensageiros, para que o governo pudesse se comunicar com os diferentes distritos. O mensageiro andava de carroça ou a pé.
      Já o comércio era feito através das trocas. Mais tarde, os chineses acharam conveniente usar o dinheiro.
      Os habitantes das cidades dependiam do trabalho árduo da lavoura para provisão de alimentos. Os cereais mais importantes eram o painço, o trigo e o arroz, bois, cabras, ovelhas, porcos e patos, até mesmo cães eram criados para consumo. Geralmente compravam o animal inteiro e o distrinchavam em casa.
      Os chineses acreditavam que muitos espíritos viviam nas montanhas, nas árvores, no ar, chuva, em todos os lugares. Eles eram politeístas. O deus da terra cuidava do painço. No céu, estava o deus supremo, justo e poderoso. Havia também o deus que cuidava das pessoas, o deus da cozinha e outros.
      Para os antigos chineses, a doença estava associada a uma perturbação no equilíbrio da natureza. No entanto, durante os anos de 618 – 907, houve um grande desenvolvimento na área dos remédios e cirurgias.

Evanilda e Karla

Mesopotâmia


      Os povos que eu estudei se chamavam Sumérios, Babilônicos, Assírios e Caldeus. O lugar onde eles moravam se chamava Mesopotâmia, que ficava no continente asiático. O clima na região era muito quente.
      Mesopotâmia quer dizer terra entre rios. Eles viviam entre os rios Tigre e Eufrates. Esses rios eram importantes para o povo por que quem morava em suas margens, por exemplo os babilônios, dependiam dos rios para se alimentar e para sua higiene.
      Um dos povos que morava na Mesopotâmia, os babilônios, comunicavam-se através de desenhos ou alguma escrita. Dizem que eles desenvolveram uma das melhores escritas da época.
      O rei da Babilônia chamado Hamurabi criou um dos maiores códigos da época. O nome era Código e Leis e servia para que tivesse leis na Mesopotâmia.

Priscila

Gregos

      Na Grécia sempre foi quente e quando a chuva vem é para ajudar na agricultura. Lá tem apenas um mar para se banhar, o Mediterrâneo, onde os gregos fazem todos os seus utensílios. O mar Mediterrâneo passa pelo continente europeu, onde fica a Grécia.
      É um povo muito conhecido pelo seu desempenho nos jogos antigos. Se dedicam bastante à sua religião, sendo considerado um povo politeísta, que significa que tem vários deuses. O deus mais conhecido e respeitado é Zeus, o grande rei. Faziam muitos rituais ao ar livre.
      Com as guerras muitos guerreiros se machucavam e se curavam com ervas e plantas. A doença mais fácil de se pegar era a doença causada pelo sol, que era muito forte. Usavam essas ervas e plantas porque naquela época não existiam remédios e nem médicos específicos para cada área.
      Os gregos adoravam comer peixe e eles também comiam muito pão. Ainda não havia batata, nem arroz. eles adoçavam as comidas com mel, pois ainda não tinha açúcar.
      O povo grego criou se próprio alfabeto, ou melhor, ele modificou algumas coisas do alfabeto dos Fenícios. Mas também naquela época eles se comunicavam através de gestos e desenhos.
      Na guerra, os gregos pedem ajuda para os deuses. Com um império muito grande, a Grécia dominou muitas regiões, mas também perdeu muitas.
      Para começar a guerra, tinha um mensageiro que levava cartas, mas não era apenas para começar guerras, também servia para os reis e chefes de tropas se comunicarem.
      As armas que usavam era tipo catapulta, que é um lançador de pedras usado para derrubar muralhas.
      Já no estudo, os ricos tinham o que nós chamamos de professor particular e, os pobres, estudavam em uma casa que hoje se chama colégio.

Jéssica M e Leonardo







Guilherme - Impérios Africanos, Daniel - Roma, Jéssica M - Grécia e Raphael - Povos Indígenas



Impérios Africanos

      O continente onde eles viviam é o continente africano. Lá é muito quente, mas também muito bom de morar. Eles tem o maior deserto do mundo, que é chamado deserto do Saara.
      Os povos africanos criaram formas específicas de se comunicar. Eles se comunicavam normalmente, só que com línguas africanas. A escrita e a numeração era diferente da nossa. Era com símbolos, chamada pictórica, que é pinturas e desenhos em pedras e paredes.
      Eles tinham um poder bem forte que é o poder das religiões. Para conseguir esse poder tiveram que enfrentar bastante dificuldades e problemas. Matavam ovelhas e cabritos para oferecer aos deuses, que se chamam Orixás. Para eles, existia a cura através dos deuses dos povos.
      A religião ainda existe nos dias de hoje, só que com algumas transformações, como no Brasil, as religiões afro-brasileiras.
      Outra característica são as roupas que eles usam no dia a dia, como os panos na cabeça. eles também usam roupas para dançar para os orixás. Usam um monte de roupas, brancas, vermelhas e várias outras cores, porque cada deus representa uma cor de roupa.

Andressa, Fabiana e Thamires

Egito

      Entre os dez povos antigos do trabalho, um deles é o Povo Egípcio. O Egito antigo fica no continente africano e tem um clima quente, o lugar é empoeirado e o calor lembra o deserto do Saara. O rio Nilo é muito importante por causa de suas cheias pois assim ele fertilizava as planícies e desenvolvia a agricultura. Para facilitar o trabalho, os egípcios fizeram uma massa grossa de barro seco, em forma de túnel, para que a água chegasse até eles.
      Os egípcios criavam gado, carneiros e cabras e gostavam de comer sua carne. Todos comiam vegetais, especialmente alho-porro, feijão, rabanetes, pepinos e alfaces. Não existia açúcar no Egito antigo, então eles usavam mel para adoçar os alimentos. Eles também faziam queijos. Outro tipo de alimentação era o pão, a cerveja e o vinho. A dona de casa cozinhava os pães e esmigalhava-os misturando com água dentro de um vaso de barro e deixava fermentar colocando tampões de barro. Depois era só tomar. Esse não é o mesmo processo usado hoje em dia. Já as uvas maduras eram colhidas e colocadas em uma tina de pedra, onde os homens pisavam para obter o caldo. Esse caldo corria através de um funil e era recolhido em vasilhas que os homens deixavam abertas até o vinho fermentar. Depois vedavam com tampões de barro. Além do vinho e cerveja, os egípcios bebiam leite e, evidentemente, água.
      Além das atividades agrícolas eles conseguiram, com grande ordem, minas e pedreiras e a manufatura de cerâmicas, vidros e vasos.
      Suas roupas eram feitas de linho, tanto o homem quanto a mulher usavam vestidos de linho drapeado e pregueado. Usavam jóias, seja qual for o sexo ou idade, usavam tiaras na cabeça, brincos, colares, anéis, braceletes e pulseiras para os tornozelos. Os materiais usados eram ouro, prata e pedras semipreciosas, contas de vidro e conchas. Usavam também óleos para que a pele não secasse sob o sol ardente.
      A religião egípcia era politeísta, mas ao longo do tempo, eles começaram a acreditar em um só deus, Amon, o mais poderoso. Existiam vários sacerdotes, sacerdotisas, bailarinos e cantores que serviam essas divindades.
      Assim como os Sumérios, os egípcios desenvolveram um dos primeiros tipos de escrita, criaram símbolos para representar coisas e objetos.
      A escrita egípcia era hieroglífica, esses símbolos significavam palavras e até frases. Eles escreviam no rolo de papiro que era feito a partir da retirada da camada verde do junco, cortava-se o caule em tiras e martelava-se a folha para fazer com que as tiras aderissem. Dessa forma se obtinha uma folha lisa e macia, pronta para ser usada.

Mateus e Alessandra

Índia

      Os hindus são um povo que nós encontramos no continente da Ásia. A civilização indiana se espalhou por um vasto território, com uma área equivalente a metade do Brasil de hoje. Durante séculos a Índia esteve dividida em vários reinos, cada um deles governado por um príncipe chamado Rajá.
      Na Índia existiam e ainda existem mais de uma religião. Uma delas é o Budismo que nasceu na Índia no século V a .C., através do príncipe Sidharta, que era muito rico, saudável e inteligente. Ele acabou deixando tudo para trás, se dedicando à sua fé num mundo melhor. O Budismo é uma religião curiosa, já que não cultua nenhum deus específico. Hoje em dia quase não há budistas na Índia.
      Outra religião é a religião Hindu. Os hindus acreditam num ser supremo, chamado Brahma, cujas diversas facetas são representadas por três deuses principais Brahma, o criador, Vishmeu, o preservador e Shiva, o destruidor. Há milhares de outros deuses e deusas. Alguns hindus oram nos templos, outros em pequenos santuários domésticos.
      A agricultura era a base da economia da Índia. Cultivava-se arroz, trigo, cevada e algodão. A criação de gado era uma importante ocupação dos hindus, seus rebanhos formavam suas principais fontes de riqueza, criavam vacas, carneiros e porcos.
      Na industria, eles fabricavam tecidos, porcelanas e objetos de marfim, vasos e estátuas.
      A civilização hindu possuía sistemas muito organizado de comércio e de transporte. As cidades funcionavam como centros econômicos e o comércio se baseava nos produtos agrícolas das férteis planícies do rio Ganges.
      A divisão da sociedade era por castas. As castas eram hereditárias, ou seja, a pessoa já nascia pertencendo a casta dos pais. O sistema de castas era tão rígido que simplesmente ninguém, jamais mudava de casta ao longo de sua vida.
      Os indianos tinham uma escrita alfabética e até mesmo livros de gramática. A literatura indiana era brilhante, mas estava escrita no idioma sânscrito, que não era compreendido pela maioria do povo.

Taís, Jeniffer e Wagner

Mesopotâmia

      A Mesopotâmia fica entre os rios Tigre e Eufrates. Esta região era muito quente e chovia pouco. Hoje a Mesopotâmia não existe mais e na mesma região fica o atual Iraque, Síria e uma parte da Turquia. Na idade antiga, nesta região, viveram vários povos como os Sumérios, os Babilônios, os Assírios e os Caldeus. Eles moravam no continente asiático, perto do mar Mediterrâneo.
      Eles inventaram a escrita cuneiforme. Essa escrita era feita com um ferro ou madeira sólida. Eles faziam um entalhe em tabletes de argila macia, deixavam secar e depois liam. Essa escrita cuneiforme era comunicada através de símbolos.
      A escrita cuneiforme nasceu da necessidade de controlar a atividade econômica e a administração dos templos, com as colheitas, gado e impostos. Os Sumérios idealizaram a escrita fonética, que depois foi sendo aperfeiçoada. É um sistema complicado e de aprendizado difícil. Essa escrita foi utilizada em todo o oriente médio, exceto no Egito.
      Na religião, eram politeístas, ou seja, tinham vários deuses e acreditavam neles porque cada um tinha um poder.
      As primeiras cidades da Mesopotâmia surgiram em torno de 3000 a. C. e seus fundadores foram os Sumérios que habitavam o sul da Mesopotâmia.
      A cidade-estado se caracterizava por Ter um órgão central que governava a cidade. Com freqüência a cidade precisava defender suas fronteiras. O chefe do exército acumulava o poder que antes era do sacerdote e se convertia num rei. Logo surgiram as lutas para ampliar o território e, assim, apareceram os primeiros impérios: o Acádio, o Sumério, o Babilônico e o Assírio. Eram verdadeiros estados, com um poder central que se estendia sobre todo o território submetido.
      O palácio substituiu o templo como centro administrativo e de poder.
      O Código de Hamurabi foi uma das coisas mais notáveis da civilização babilônica. O código era uma lista de leis que determinavam como viver os habitantes do reino.
      A principal idéia do código era a do "olho por olho, dente por dente". Que significava que se um nobre brigasse com outro nobre e furasse o olho do adversário, cegando-o, a lei dizia que ele deveria ter seu olho furado também, ou que, se um arquiteto construísse uma casa e ela caísse, matando o filho do morador, o castigo seria a pena de morte para o filho do arquiteto.
      Mas essas leis só valiam para as pessoas do mesmo grupo social. Se fosse de um grupo social inferior, a pena seria mais branda, por exemplo, se um nobre cegasse um camponês, ou um escravo, seu castigo seria apenas o pagamento de multa.

Marlon e Rafael






Página 01


Página 02


Página 03


Fotos


Trabalhos dos alunos



volta para página da escola


III Ciclo


Cronograma e Avaliação


Povos


Organização


Grupos de Trabalho


Trabalhos Finais


Temas de Pesquisa


Biblioteca


Siteoteca


Professores

Volta ao início da página

volta para A Escrita dos Povos