A ESCRITA DOS POVOS

 

Temas de Pesquisa

Aqui é importante!!!
Em nossa pesquisa devemos abordar todos estes XVI itens!

Sugestões para os temas de pesquisa

São apenas sugestões!!! Não é necessário responder todas estas perguntas.
E, em alguns povos, como alguns alunos já encontraram, é possível criar novos itens e novos questionamentos.
E em alguns casos, as professoras irão trabalhar diretamente com os questionamentos...

  1. Local
  • Onde vivia o povo?
  • Como era o clima, relevo e vegetação?

  1. Religiosidade
  • Quais e quantos deuses existiam?
  • Quais as tarefas dos deuses?
  • Como era a relação do ser humano e os deuses?
  • Os chefes e o poder sobre o povo estava ligada ao poder dos deuses?
  • Quem coordenava a religião? (religiosos/ guerreiros/ reis/...)
  • Como eram os rituais?
  • Qual sua relação com o plantio, medicina, guerras...?
  • Qual a relação da doença, da cura com a religiosidade?
  • Como eram as casas religiosas?
  • Como era realizada? (rituais/ canções/...)

  1. Tecnologia
  • Como eram os meios de transporte? (rios/ estradas/ mar/ caminhão/ trator/ carroça/ ...)
  • Que tipo de maquinário este povo possuía? (arado/ elevador/ moedor/ computador/ roda/...)
  • Que tipo de combustível era utilizado? (vapor d’água/ força muscular/ petróleo/ energia elétrica/...)
  • Como registravam os acontecimentos? (lápis/ caneta/ papel/ pedra/ pintura/...)






  1. Linguagem e Escrita
  • Qual a origem dessa língua? (em termos históricos, lingüísticos...)
  • Qual a relação com outras línguas?
  • Existe um sistema de escrita? Qual?
  • Qual a origem desse sistema?
  • Conseguiam se comunicar com outros povos através da escrita ou da fala?
  • Influenciaram outros povos com sua língua e/ou escrita?
  • Qual a relação entre as línguas? (coexistem/ uma tende a eliminar as outras/ uma tem mais influência que as outras/ ocorre discriminação/ existem preconceitos/...)
  • Todos sabiam ler e escrever?
  • Qual a importância da escrita?
  • A língua possui um alfabeto?
  • Utiliza letras, silabogramas ou é pictórica?
  • Os caracteres usados representam consoantes e vogais ou só consoantes?
  • Existiam registros escritos? Eram livros? De papel/ pedra/ madeira/ barro/...?
  • Qual o assunto dos livros? (religião/ economia/ leis/...)
  • Qual a influencia desta língua e desta escrita para nós, hoje, no Brasil?
  • Essa língua e essa escrita tem algo em comum com alguma língua utilizada por algum povo, no século XXI?
  • Como ocorreu a evolução das línguas? A origem da Língua Portuguesa (línguas mortas X línguas vivas).
  • Países (hoje) de língua portuguesa - localização geográfica, características...
  • Diferenças entre o português do Brasil e de Portugal e de outros lugares...
  • Fala e escrita: duas faces da mesma moeda!
  • Os diferentes falares (dialetos) regionais no Brasil - como surgiram?
  • Galicismos, anglicanismos, aportuguesamento, ...
  • As gírias como caracterização de determinados grupos.
  • Processo de formação de palavras: radicais gregos e latinos
  • Palavras de origem indígena e africana.
  • Significado de expressões tipo: pé-rapado; pagar o pato; chorar as pitangas;...

  1. Sistema de Numeração
  • Qual a origem desses números?
  • Qual a relação com outros tipos de números?
  • Existe um sistema de escrita dos números? Qual?
  • Qual a origem desse sistema?
  • Qual a influencia deste sistema de numeração para nós, hoje, no Brasil?

  1. Guerras
  • Qual a relação das guerras com a religião?
  • Quais os materiais das armas? (pedra/ metal/ madeira/ energia nuclear...)
  • Todos podiam tocar nas armas? (homens/ mulheres/ crianças/ anciões/ pobres/ ricos/...)
  • Que tipo de proteção existia? (armaduras/ escudos/...)

  1. Povo
  • Representam uma comunidade unida ou são uma junção de tribos/povos?
  • É um povo numeroso?
  • Tipo de vida (nômades/ sedentários/ caçadores/ pastores...)
  • Relações com povos vizinhos (comerciais/ guerras/ culturais/...)
  • As aldeias/cidades são fixas ou móveis?
  • Onde surgem as cidades/aldeias e porque razão? (um rio, estrada...)
  • Como eram as casas? Eram todas iguais?
  • As vias de comunicação (estradas/ correios...) são eficientes e muito utilizados?
  • Existem grupos distintos? (clãs/ tribos/ castas/ classes sociais/...)
  • Qual a relação entre os diversos grupos?
  • Há distinção entre homens e mulheres, entre indivíduos de certas idades? (crianças/ jovens/ adultos/ anciãos)

  1. Família
  • Como é a organização familiar?
  • Quais os papéis, relações, poderes e deveres de cada membro? (irmãos/ tios/ madrinhas/ casal/ filhos/...)
  • Como era visto as etapas da vida (nascimento/ casamento/ morte/...) pelo povo?
  • Como se processa a linhagem? (herda-se do pai ou da mãe...)
  • O casamento acontece por que motivos? (sentimentos/ poder econômico/ político/...)
  • Que tipos de casamentos existem? (poligamia/ poliandria/ monogamia/...)
  • Como é celebrado o casamento?

  1. Educação
  • A educação fica a cargo da família ou de uma instituição? Quais?
  • A educação é igualitária, ou distingue-se conforme o sexo e classe social?
  • Existem iniciações de passagem infância-adolescência-vida adulta?
  • Que estágios têm e como acontecem as iniciações?

  1. Lazer
  • Existem divertimentos específicos de cada grupo (classe social/ sexo/ idade/ clãs/...)?
  • Quais os motivos que levam a viajar? (comércio/ educação/ política/ lazer/...)

  1. Indumentária e Beleza
  • Quais as roupas que existem? (saias/ calças/ mantas/ túnicas/...)
  • Quais os materiais usados para a roupa?
  • Existem roupas específicas para certos trabalhos?
  • Existem roupas (e cores) específicas de certas regiões/ classes sociais/ sexo?
  • Existem discriminação devido o tom ou cor da pele e do cabelo?
  • Quais os penteados preferidos e por quem?
  • Utiliza-se maquilagem?

  1. Política
  • Quem é responsável pelos direitos dos grupos e indivíduos? (rei/ imperador/ faraó/ chefe/...)
  • Quem é responsável pela proteção do povo?
  • Como são escolhidos os chefes? (eleições/ disputa/ sucessão por hereditariedade/...)
  • Que poderes têm os chefes?
  • Que tipos de luta há pelo poder? (divergência de idéias/ intriga/ inveja/ concorrência/...)
  • Existem conselhos, tribunais ou outros eventos para tomarem decisões?

  1. Leis
  • Quais as leis principais e respectivas punições?
  • Quem propõe, redige e legisla as leis?
  • A lei é igual para todos?
  • Existe a idéia de posse ou propriedade? Como ocorre e quem pode possuí-las?
  • Se acontecerem roubos, qual a punição?

  1. Economia
  • Como se atinge a riqueza, ou como se perde? (hereditariedade/ guerras/ compras/ saques/...)
  • Como ocorre o comércio?
  • Por meio de troca direta ou compra?
  • Existe dinheiro? Qual?
  • Existem locais próprios para comprar coisas diferentes?
  • Qual a importância e posição social dos comerciantes?
  • Que tipos de trabalho existem? (comerciantes/ artesãos/ agricultores/...)

  1. Arte
  • Os artistas são reconhecidos ou ficam no anonimato? Porquê?
  • A arte é vista como lazer, educativa ou funcional?
  • Qualquer pessoa poderia ser um artista?
  • Qual a importância da arte para o povo?

  1. Alimentação
  • Existe alguma influência religiosa na comida?
  • A alimentação é equilibrada ou existe preferência por um certo tipo de alimento? (vegetais/ peixe/ carne/...)
  • Ocorrem situações de fome?
  • Como ou onde é que se obtém a comida? (agricultura/ comércio/...)
  • Quais as comidas ou alimentos típicos?



Fotos


Estágio Paty


Trabalhos dos alunos



volta para página da escola


III Ciclo


Cronograma e Avaliação


Povos


Organização


Grupos de Trabalho


Trabalhos Finais


Temas de Pesquisa


Biblioteca


Siteoteca


Professores

Volta ao início da página

volta para A Escrita dos Povos