Temas de Pesquisa
Aqui é importante!!! Em nossa pesquisa devemos abordar todos estes XVI itens! |
Sugestões para os temas de pesquisa
São apenas sugestões!!! Não é necessário responder todas estas perguntas. E, em alguns povos, como alguns alunos já encontraram, é possível criar novos itens e novos questionamentos. E em alguns casos, as professoras irão trabalhar diretamente com os questionamentos... |
- Local
|
- Onde vivia o povo?
- Como era o clima, relevo e vegetação?
|
- Religiosidade
|
- Quais e quantos deuses existiam?
- Quais as tarefas dos deuses?
- Como era a relação do ser humano e os deuses?
- Os chefes e o poder sobre o povo estava ligada ao poder dos deuses?
- Quem coordenava a religião? (religiosos/ guerreiros/ reis/...)
- Como eram os rituais?
- Qual sua relação com o plantio, medicina, guerras...?
- Qual a relação da doença, da cura com a religiosidade?
- Como eram as casas religiosas?
- Como era realizada? (rituais/ canções/...)
|
- Tecnologia
|
- Como eram os meios de transporte? (rios/ estradas/ mar/ caminhão/ trator/ carroça/ ...)
- Que tipo de maquinário este povo possuía? (arado/ elevador/ moedor/ computador/ roda/...)
- Que tipo de combustível era utilizado? (vapor d’água/ força muscular/ petróleo/ energia elétrica/...)
- Como registravam os acontecimentos? (lápis/ caneta/ papel/ pedra/ pintura/...)
|
- Linguagem e Escrita
|
- Qual a origem dessa língua? (em termos históricos, lingüísticos...)
- Qual a relação com outras línguas?
- Existe um sistema de escrita? Qual?
- Qual a origem desse sistema?
- Conseguiam se comunicar com outros povos através da escrita ou da fala?
- Influenciaram outros povos com sua língua e/ou escrita?
- Qual a relação entre as línguas? (coexistem/ uma tende a eliminar as outras/ uma tem mais influência que as outras/ ocorre discriminação/ existem preconceitos/...)
- Todos sabiam ler e escrever?
- Qual a importância da escrita?
- A língua possui um alfabeto?
- Utiliza letras, silabogramas ou é pictórica?
- Os caracteres usados representam consoantes e vogais ou só consoantes?
- Existiam registros escritos? Eram livros? De papel/ pedra/ madeira/ barro/...?
- Qual o assunto dos livros? (religião/ economia/ leis/...)
- Qual a influencia desta língua e desta escrita para nós, hoje, no Brasil?
- Essa língua e essa escrita tem algo em comum com alguma língua utilizada por algum povo, no século XXI?
- Como ocorreu a evolução das línguas? A origem da Língua Portuguesa (línguas mortas X línguas vivas).
- Países (hoje) de língua portuguesa - localização geográfica, características...
- Diferenças entre o português do Brasil e de Portugal e de outros lugares...
- Fala e escrita: duas faces da mesma moeda!
- Os diferentes falares (dialetos) regionais no Brasil - como surgiram?
- Galicismos, anglicanismos, aportuguesamento, ...
- As gírias como caracterização de determinados grupos.
- Processo de formação de palavras: radicais gregos e latinos
- Palavras de origem indígena e africana.
- Significado de expressões tipo: pé-rapado; pagar o pato; chorar as pitangas;...
|
- Sistema de Numeração
|
- Qual a origem desses números?
- Qual a relação com outros tipos de números?
- Existe um sistema de escrita dos números? Qual?
- Qual a origem desse sistema?
- Qual a influencia deste sistema de numeração para nós, hoje, no Brasil?
|
- Guerras
|
- Qual a relação das guerras com a religião?
- Quais os materiais das armas? (pedra/ metal/ madeira/ energia nuclear...)
- Todos podiam tocar nas armas? (homens/ mulheres/ crianças/ anciões/ pobres/ ricos/...)
- Que tipo de proteção existia? (armaduras/ escudos/...)
|
- Povo
|
- Representam uma comunidade unida ou são uma junção de tribos/povos?
- É um povo numeroso?
- Tipo de vida (nômades/ sedentários/ caçadores/ pastores...)
- Relações com povos vizinhos (comerciais/ guerras/ culturais/...)
- As aldeias/cidades são fixas ou móveis?
- Onde surgem as cidades/aldeias e porque razão? (um rio, estrada...)
- Como eram as casas? Eram todas iguais?
- As vias de comunicação (estradas/ correios...) são eficientes e muito utilizados?
- Existem grupos distintos? (clãs/ tribos/ castas/ classes sociais/...)
- Qual a relação entre os diversos grupos?
- Há distinção entre homens e mulheres, entre indivíduos de certas idades? (crianças/ jovens/ adultos/ anciãos)
|
- Família
|
- Como é a organização familiar?
- Quais os papéis, relações, poderes e deveres de cada membro? (irmãos/ tios/ madrinhas/ casal/ filhos/...)
- Como era visto as etapas da vida (nascimento/ casamento/ morte/...) pelo povo?
- Como se processa a linhagem? (herda-se do pai ou da mãe...)
- O casamento acontece por que motivos? (sentimentos/ poder econômico/ político/...)
- Que tipos de casamentos existem? (poligamia/ poliandria/ monogamia/...)
- Como é celebrado o casamento?
|
- Educação
|
- A educação fica a cargo da família ou de uma instituição? Quais?
- A educação é igualitária, ou distingue-se conforme o sexo e classe social?
- Existem iniciações de passagem infância-adolescência-vida adulta?
- Que estágios têm e como acontecem as iniciações?
|
- Lazer
|
- Existem divertimentos específicos de cada grupo (classe social/ sexo/ idade/ clãs/...)?
- Quais os motivos que levam a viajar? (comércio/ educação/ política/ lazer/...)
|
- Indumentária e Beleza
|
- Quais as roupas que existem? (saias/ calças/ mantas/ túnicas/...)
- Quais os materiais usados para a roupa?
- Existem roupas específicas para certos trabalhos?
- Existem roupas (e cores) específicas de certas regiões/ classes sociais/ sexo?
- Existem discriminação devido o tom ou cor da pele e do cabelo?
- Quais os penteados preferidos e por quem?
- Utiliza-se maquilagem?
|
- Política
|
- Quem é responsável pelos direitos dos grupos e indivíduos? (rei/ imperador/ faraó/ chefe/...)
- Quem é responsável pela proteção do povo?
- Como são escolhidos os chefes? (eleições/ disputa/ sucessão por hereditariedade/...)
- Que poderes têm os chefes?
- Que tipos de luta há pelo poder? (divergência de idéias/ intriga/ inveja/ concorrência/...)
- Existem conselhos, tribunais ou outros eventos para tomarem decisões?
|
- Leis
|
- Quais as leis principais e respectivas punições?
- Quem propõe, redige e legisla as leis?
- A lei é igual para todos?
- Existe a idéia de posse ou propriedade? Como ocorre e quem pode possuí-las?
- Se acontecerem roubos, qual a punição?
|
- Economia
|
- Como se atinge a riqueza, ou como se perde? (hereditariedade/ guerras/ compras/ saques/...)
- Como ocorre o comércio?
- Por meio de troca direta ou compra?
- Existe dinheiro? Qual?
- Existem locais próprios para comprar coisas diferentes?
- Qual a importância e posição social dos comerciantes?
- Que tipos de trabalho existem? (comerciantes/ artesãos/ agricultores/...)
|
- Arte
|
- Os artistas são reconhecidos ou ficam no anonimato? Porquê?
- A arte é vista como lazer, educativa ou funcional?
- Qualquer pessoa poderia ser um artista?
- Qual a importância da arte para o povo?
|
- Alimentação
|
- Existe alguma influência religiosa na comida?
- A alimentação é equilibrada ou existe preferência por um certo tipo de alimento? (vegetais/ peixe/ carne/...)
- Ocorrem situações de fome?
- Como ou onde é que se obtém a comida? (agricultura/ comércio/...)
- Quais as comidas ou alimentos típicos?
|