Revista
Institucional - SMED Porto Alegre - Inclusão Digital
ISSN 2175-3792
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Editorial - Ano
4 - 2013, Número 1 - (Dez)
Estabelecer o diálogo sobre inclusão é recorrentemente necessário e importante.
É sempre urgente rever processos, caminhos, estabelecer novos olhares para
pensar o lugar de cada um e de todos dentro da escola e na sociedade em que
vivemos. Os artigos e relatos de experiências evidenciados nesta edição tratam
disso: de como ações colaborativas, compartilhadas podem promover a inclusão; e
também de como as tecnologias e as mídias se tornam ferramentas potentes de
inclusão pelas vias digitais.
No
primeiro texto somos convidados a acompanhar uma experiência com a
RÁDIO SENTIR: renova-se com você
onde
conhecemos a criação de uma Rádio Virtual da União de Cegos do Rio Grande do Sul
(UCERGS) em interface com o projeto ALUNOS EM REDE – MÍDIAS ESCOLARES onde
objetivou-se desenvolver habilidades e competências necessárias para uma vida
autônoma.
O
segundo texto vai debruçar-se sobre a
Educação Inclusiva: Escola e Sociedade
para todos e com todos e estabelecer a reflexão sobre uma
escola inclusiva que atenda as necessidades e características específicas da
diversidade dos indivíduos, que se baseie na igualdade de oportunidades para as
pessoas com necessidades educativas específicas.
Continuando no temário da inclusão, o terceiro artigo trata da
Produção Fílmica e Surdez: Meandros da
Construção Identitária na Produção Fílmica sobre Helen Keller que analisa as
representações presentes nos filmes selecionados em torno da estruturação
identitária de um indivíduo surdo abordando as diferentes ilações constituídas
em torno de um ícone da cultura surda: a trajetória de Helen Keller.
O
quarto texto da edição traz o relato sobre o
Trabalho da monitora, na Escola de
Ensino Fundamental, com aluno com Paralisia Cerebral. O trabalho é
uma inovação devido as necessidades de acompanhamento de aluno com deficiência,
especificamente, com paralisia cerebral.
No
último texto dentro da temática específica da inclusão,
Pensando a inclusão: uma
reflexão sobre Adaptações Curriculares vemos uma breve reflexão
estabelecida a partir do olhar de uma professora da rede municipal sobre a
caminhada estabelecida na escola e a necessidade de se pensar adaptações
curriculares.
No
segundo bloco temático da edição onde buscamos evidenciar artigos que coloquem
em destaque como as tecnologias e as mídias se tornam ferramentas de inclusão,
vamos nos deparar com artigos e relatos como
Uma Abordagem para o estudo de Área no 6º ano do ensino fundamental que
através de um Estudo de Caso com alunos do 6º ano de uma escola da rede
municipal de Porto Alegre, explorou o conceito de área através do software
Geogebra e problematizou a ação, nos conduzindo a uma interessante reflexão.
O
sétimo artigo apresenta o Ambiente De
Autoria Squeak: Construção de um Livro Digital onde a
experiência da utilização do referido ambiente de autoria em uma turma do 1º ano
do 2º ciclo da E. M. E. B. Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha é colocada em
pauta e onde busca-se refletir sobre as múltiplas alfabetizações presentes na
atualidade bem como a importância de estimular a inclusão digital em sala de
aula.
O
oitavo texto A Inserção do aluno em
processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (Eja) nas Novas
Tecnologias apresentou a caminhada de alunos de classes de alfabetização em
EJA (Totalidades Iniciais) que não estão familiarizados com novas tecnologias e
suas inserções nesse mundo.
A nona
reflexão apresentada nesta edição é um texto que revela uma experiência sobre o
Jornal Voz 470 e Projeto Monitoria
2013 em parceira com a EMEF Fátima 2013 no desafio: Linux Educacional 4.0
que no ano letivo de 2013, na EMEF Nossa Senhora de Fátima, através de
oficinas pertencentes à Cooperativa de Comunicação Comunitária Voz 470, do
projeto Cidade Escola, foram desafiados a novos saberes, quando depararam-se com
o ambiente informatizado Linux Educacional 4.0.
O
décimo artigo apresentado nesta edição
Webquest como mais uma das alternativas de uso das Tecnologias de Informação e
Comunicação nas ações pedagógicas das escolas da Rede Municipal de Ensino de
Porto Alegre
constitui um dos temas das Oficinas de Formação de Professores desenvolvida
pelo Setor de Inclusão Digital (ID) da Secretaria Municipal de Educação (SMED)
de Porto Alegre, em um Ciclo pensado para 2013, com a finalidade de continuar
nutrindo o repertório das escolas com propostas que articulam planejamento
pedagógico e a utilização de tecnologias.
O décimo primeiro artigo Educar-Se
Para O Trânsito: Uma Questão De Respeito À Vida e o décimo segundo
Porto Alegre- 241 Anos
trazem relatos de experiência de projetos realizados em escolas da rede
municipal onde o ambiente informatizado aparece como recurso-meio , meio de
pesquisa, meio de construção de saberes.
Nesse
tecido de reflexões onde tantas possibilidades se apresentam, o convite para o
pensar nossas práticas está feito. Muitos olhares, muitas perspectivas estão
aqui colocadas. Esperamos que cada um aproveite a leitura e possa se sentir
convidado a escrever para as nossas próximas edições, ampliando cada vez mais as
nossas reflexões e construções.
Boas
leituras!
Jacqueline Aguiar
Dez/2013 |