Revista Institucional - SMED Porto Alegre - Inclusão Digital

 

ISSN 2175-3792

_____________________________________________________________________

Editorial - Ano 4 - 2013, Número 1 - (Dez)

           

Estabelecer o diálogo sobre inclusão é recorrentemente necessário e importante. É sempre urgente rever processos, caminhos, estabelecer novos olhares para pensar o lugar de cada um e de todos dentro da escola e na sociedade em que vivemos. Os artigos e relatos de experiências evidenciados nesta edição tratam disso: de como ações colaborativas, compartilhadas podem promover a inclusão; e também de como as tecnologias e as mídias se tornam ferramentas potentes de inclusão pelas vias digitais.

No primeiro texto somos convidados a acompanhar uma experiência com a RÁDIO SENTIR: renova-se com você onde conhecemos a criação de uma Rádio Virtual da União de Cegos do Rio Grande do Sul (UCERGS) em interface com o projeto ALUNOS EM REDE – MÍDIAS ESCOLARES onde objetivou-se desenvolver habilidades e competências necessárias para uma vida autônoma.

O segundo texto vai debruçar-se sobre a Educação Inclusiva: Escola e Sociedade para todos e com todos  e estabelecer a reflexão sobre uma escola inclusiva que atenda as necessidades e características específicas da diversidade dos indivíduos, que se baseie na igualdade de oportunidades para as pessoas com necessidades educativas específicas.

Continuando no temário da inclusão, o terceiro artigo trata da Produção Fílmica e Surdez: Meandros da Construção Identitária na Produção Fílmica sobre Helen Keller que analisa as representações presentes nos filmes selecionados em torno da estruturação identitária de um indivíduo surdo abordando as diferentes ilações constituídas em torno de um ícone da cultura surda: a trajetória de Helen Keller.

O quarto texto da edição traz o relato sobre o Trabalho da monitora, na Escola de Ensino Fundamental, com aluno com Paralisia Cerebral. O trabalho é uma inovação devido as necessidades de acompanhamento de aluno com deficiência, especificamente, com paralisia cerebral.

No último texto dentro da temática específica da inclusão, Pensando a inclusão: uma reflexão sobre Adaptações Curriculares vemos uma breve reflexão estabelecida a partir do olhar de uma professora da rede municipal sobre a caminhada estabelecida na escola e a necessidade de se pensar adaptações curriculares.

No segundo bloco temático da edição onde buscamos evidenciar artigos que coloquem em destaque como as tecnologias e as mídias se tornam ferramentas de inclusão, vamos nos deparar com artigos e relatos como Uma Abordagem para o estudo de Área no 6º ano do ensino fundamental que através de um Estudo de Caso com alunos do 6º ano de uma escola da rede municipal de Porto Alegre, explorou o conceito de área através do software Geogebra e problematizou a ação, nos conduzindo a uma interessante reflexão.

O sétimo artigo apresenta o Ambiente De Autoria Squeak: Construção de um Livro Digital onde a experiência da utilização do referido ambiente de autoria em uma turma do 1º ano do 2º ciclo da E. M. E. B. Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha é colocada em pauta e onde busca-se refletir sobre as múltiplas alfabetizações presentes na atualidade bem como a importância de estimular a inclusão digital em sala de aula.

O oitavo texto A Inserção do aluno em processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (Eja) nas Novas Tecnologias apresentou a caminhada de alunos de classes de alfabetização em EJA (Totalidades Iniciais) que não estão familiarizados com novas tecnologias e suas inserções nesse mundo.

A nona reflexão apresentada nesta edição é um texto que revela uma experiência sobre o Jornal Voz 470 e Projeto Monitoria 2013 em parceira com a EMEF Fátima 2013 no desafio: Linux Educacional 4.0 que no ano letivo de 2013, na EMEF Nossa Senhora de Fátima, através de oficinas pertencentes à Cooperativa de Comunicação Comunitária Voz 470, do projeto Cidade Escola, foram desafiados a novos saberes, quando depararam-se com o ambiente informatizado Linux Educacional 4.0.

O décimo artigo apresentado nesta edição Webquest como mais uma das alternativas de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas ações pedagógicas das escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre  constitui um dos temas das Oficinas de Formação de Professores desenvolvida pelo Setor de Inclusão Digital (ID) da Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Porto Alegre, em um Ciclo pensado para 2013, com a finalidade de continuar nutrindo o repertório das escolas com propostas que articulam planejamento pedagógico e a utilização de tecnologias.

O décimo primeiro artigo Educar-Se Para O Trânsito: Uma Questão De Respeito À Vida e o décimo segundo Porto Alegre- 241 Anos trazem relatos de experiência de projetos realizados em escolas da rede municipal onde o ambiente informatizado aparece como recurso-meio , meio de pesquisa, meio de construção de saberes.

Nesse tecido de reflexões onde tantas possibilidades se apresentam, o convite para o pensar nossas práticas está feito. Muitos olhares, muitas perspectivas estão aqui colocadas. Esperamos que cada um aproveite a leitura e possa se sentir convidado a escrever para as nossas próximas edições, ampliando cada vez mais as nossas reflexões e construções.

 Boas leituras!

 Jacqueline Aguiar

Dez/2013