ESTADO: GOIÁS

Capital: GOIÂNIA

Região: CENTRO-OESTE

Sigla: GO

Pesquisadores: Claudia Costa Rodrigues - Luanna Santos Da Silva - Douglas Ferreira Ferreira - Gabriel Barbosa Da Cunha - Jéssica Camargo Da Silva - Jessica D'origo Barbosa - Michele Castilhos Silveira - Ruthiane Lincke Vargas - Tainá Taylor Rogowski



                                               


                                                     







Origem do nome do Estado

Deriva do nome dos índios Guaiás, que ocupavam a região no fim do século XVI, quando chegaram os bandeirantes em busca de ouro, deixando para nós apenas o nome do Estado.




Gentílico do Estado:   Goiano

Gentílico da Capital:   Goianense

 


LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DA CAPITAL

  LATITUDE:   16º40'43"  SUL         LONGITUDE:  49º15'14"   OESTE  

Estado: Cor ou Raça da População:
50,7% Branca      43,5% Parda     4,5% Preta     0,5% Amarela/Índigena



PESSOAS DE 5 ANOS OU MAIS DE IDADE, SEGUNDO A ALFABETIZAÇÃO

3.598,044  ALFABETIZADOS     435,647  NÃO ALFABETIZADOS







CENSO DE 2000 - IBGE - http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/indiceesq.html - ESTADOS BRASILEIROS





Natureza

Clima:



Tropical. Apresenta inverno quente e seco e verão quente e chuvoso. É o clima encontrado em extensas áreas do planalto Central e nas regiões Nordeste e Sudeste. As temperaturas médias são superiores a 20ºC.




Vegetação:



De relevo marcado por amplos planaltos e chapadões, a vegetação predominante no estado é o cerrado, entremeado por campos e matas nas áreas de várzea




Relevo:



Planalto, chapadas e serras na maior parte e depressão ao norte.
Ponto mais elevado: chapada dos Veadeiros (1.691 m).




Hidrografia:



Bacia do Tocantins -Araguaia - É a maior bacia em território brasileiro, com 808.150,1 km2. Seu principal rio é o Tocantins, que nasce no estado de Goiás e deságua na foz do rio Amazonas, no estado do Pará.
Rios principais: Paranaíba, Aporé, Araguaia, São Marcos, Corumbá, Claro, Paranã, Maranhão.




Flora e Fauna:



A fauna e flora do esrtado de Goiás permanecem razoavelmente resguardadas. No extremo nordeste do estado, o Distrito Espeleológico de São Domingos revela os maiores conjuntos de cavernas da América do Sul, como a de São Mateus, com 20,5 mil metros de extensão. Nas imediações fica o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, com cânions, vales, saltos e cachoeiras.




Curiosidades:



Goiás é o mais central dos estados brasileiros e o mais populoso do Centro-Oeste, concentrando 43% da população da região.

A cidade de Caldas Novas e a vizinha Rio Quente, a cerca de 170 quilômetros ao sul da capital, Goiânia, formam a mais importante estância hidrotermal do país e o principal pólo turístico goiano. Abastecidas pelas águas quentes que afloram das camadas profundas do subsolo, as piscinas chegam a atingir a temperatura de 37 °C.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário, símbolo do apogeu do ciclo do ouro, em Pirenópolis (a 100 quilômetros de Goiânia), foi destruída por um incêndio na madrugada de 5 de setembro. Construída por bandeirantes entre 1728 e 1738, a paróquia é a mais antiga do estado e um dos últimos prédios com a estrutura inteira em taipa de pilão (barro e cascalho socados). Fora tombada pelo Iphan em 1941.

Em 1988, Goiás é dividido, e sua porção norte passa a constituir o estado do Tocantins. O objetivo é estimular o desenvolvimento na Região Norte, onde estão as maiores carências sociais e as disputas pela posse de terras provocadas pela concentração da propriedade fundiária.




Meio Ambiente - Ameaças e Desafios:



Com extensas áreas de pastagens e plantações, Goiás mantém ainda uma grande concentração de terra. As grandes propriedades rurais (com mais de mil hectares) representam menos de 5% dos estabelecimentos agrários, mas controlam quase metade do território goiano. As pequenas propriedades (com até 100 hectares) correspondem a 60,5% do total de propriedades, mas ocupam menos de 10% da área do estado.
Conciliar a expansão da agroindústria com a preservação do cerrado é um dos principais desafios do estado.




Povos Indígenas:

Nome

Outros nomes ou grafias

Família/língua

UF (Brasil) Países Limítrofes

População
censo/

estimativa

Ano

Avá-Canoeiro

 

Tupi-Guarani

TO/ GO

16

2000

Tapuia

Tapuia-Xavante, Tapuio

Português

GO

235

1998

http://www.socioambiental.org/website/pib/portugues/quonqua/quadro.htm




Povo Avá-Canoeiro

Povo Avá-Canoeiro, de língua da família Tupi-Guarani que vivia entre os rios Formoso e Javarés, em Goiás. Em 1973, um grupo foi contatado. Foram pegos "a laço" por uma equipe chefiada por Apoena Meireles, e transferidos para o Parque Indígena do Araguaia (Ilha do Bananal) e colocados ao lado de seus maiores inimigos históricos, os Javaé . Parte da área indígena Avá-Canoeiro, identificada em 1994 com 38.000 ha, nos municípios de Minaçu e Cavalcante em Goiás, está sendo alagada pela hidrelétrica Serra da Mesa, no rio Maranhão.




Povos Indígenas do Estado de Goiás
- Lutas - Conquistas Desafios

Apesar da boa situação jurídica de algumas terras indígenas, muitas vezes os limites não são respeitados. A população regional tem preconceitos muito fortes contra os índios e grande dificuldade de aceitar as demarcações.
A situação da saúde nas aldeias também pode melhorar, mas para isso é necessário uma melhor assistência de saúde.
A situação da educação também, sendo a escola bilíngüe uma exigência apenas parcialmente cumprida. Muitas aldeias ou não têm escolas ou estas não funcionam, seja por falta de material didático ou de pessoal docente qualificado.




Organizações Indígenas no Estado

- Governo do Estado de Goiás
www.goias.go.gov.br




Reportagem de Jornal e/ou Revista

MT
Jornal Folha de São Paulo
28/01/2003
Povos indígenas e a educação.



AM e MT
Jornal Folha de São Paulo
19/09/2003
Ao que parece, os povos indígenas do Brasil organizaram aldeias gigantescas, com mais de 5.000 pessoas, com estradas que ligavam uma aldeia à outra.



volta para Distrito Federal


Lendas


Apresentação


Introdução


Mapa IBGE


N


NE


S


SE


CO


Bibliografia


Site


Agradecimentos

Álbum de Fotos

vai para Mato Grosso