DISTRITO FEDERAL

Capital: BRASÍLIA

Região: CENTRO-OESTE

Sigla: DF

Pesquisadores: Alunos do grupo da Redação



                                               


                                                     







Gentílico do País:   Brasileiro

Gentílico da Capital:   Brasiliense

 


LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DA CAPITAL

  LATITUDE:   15º46'47"  SUL         LONGITUDE:  47º55'47"   OESTE  

Estado: Cor ou Raça da População:
49,2% Branca      44,8% Parda     4,8% Preta     0,7% Amarela/Índigena



PESSOAS DE 5 ANOS OU MAIS DE IDADE, SEGUNDO A ALFABETIZAÇÃO

119.328,353  ALFABETIZADOS     17.552,762  NÃO ALFABETIZADOS







CENSO DE 2000 - IBGE - http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/indiceesq.html - ESTADOS BRASILEIROS





Distrito Federal:



No Distrito Federal localiza-se a capital do país e o centro do poder político da União, Brasília. A cidade abriga a sede do Executivo federal, a Câmara dos Deputados, onde trabalham 513 deputados federais, representantes proporcionais dos 27 estados, e 81 senadores (três por estado). Também na capital ficam as mais altas cortes judiciais do país, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF), além dos ministérios, os órgãos públicos e as embaixadas.
Inaugurada em 1960, Brasília tem forma de avião, com duas asas residenciais unidas por eixo central.
Dividido em 19 regiões administrativas, com cidades-satélites no entorno da capital, o Distrito Federal está encravado no estado de Goiás, no Planalto Central, a uma altitude média de 1,1 mil metros.




Organização Social:



As recentes taxas de crescimento populacional do Distrito Federal não se comparam à explosão populacional dos anos 1960 e 1970. Entre 2000 e 2001, o crescimento foi de apenas 1,1%. Mas, na última década, o crescimento de 2,8% só foi superado pelo dos estados da Região Norte. De 1991 para 2000, a população saltou de 1,6 milhão para 2 milhões de habitantes. Na média, o DF ainda ostenta os melhores indicadores do país: maior renda per capita, cerca de 90% das casas com rede de esgoto, 96% com coleta de lixo e 89% com rede de água. Entretanto, o crescimento desenfreado tem gerado problemas de urbanização nas cidades-satélites, com aumento da criminalidade, redução da qualidade de vida e do transporte, desemprego e favelização.




Organização Política:



O Distrito Federal constitui uma unidade atípica na federação: não é um estado nem possui municípios. Consiste em um território autônomo, dividido em regiões administrativas. Exceto Brasília, capital federal e sede do governo do Distrito Federal, as demais regiões administrativas são conhecidas como cidades-satélites. Mantêm certa autonomia administrativa, mas suas atividades econômicas e sociais dependem essencialmente de Brasília.
Em 1961 criam-se as primeiras subprefeituras: Planaltina, Taguatinga, Sobradinho, Gama, Paranoá, Brazlândia e Núcleo Bandeirante. Em 1964, as subprefeituras são substituídas por regiões administrativas. Em 1989 são incluídas quatro novas regiões administrativas (Ceilândia, Guará, Cruzeiro e Samambaia); em 1993, mais quatro (Santa Maria, São Sebastião, Recanto das Emas e Riacho Fundo); e em 1994, as três últimas (Lago Sul, Lago Norte e Candangolândia).




Brasília:



- Brasília é a principal atração do Distrito Federal e é declarada, em 1987, pela Unesco, patrimônio cultural da humanidade por seu valor arquitetônico e por ter sido a primeira cidade construída no século XX para ser uma capital.
Brasília recebe constante fluxo de pessoas de todos os estados brasileiros e de outras nações. Atrai também místicos: muitos construíram, nas imediações da cidade, templos de diversas religiões. Essa diversidade cultural, que permite encontrar os mais variados sotaques, costumes e comidas típicas, é uma característica brasiliense marcante.




História:



Logo após a independência, o ministro José Bonifácio apresentou a Assembléia Constituinte de 1822 uma proposta para mudar a capital do Brasil, que na época era a cidade do Rio de Janeiro, para o interior do pais.
A mudança ajudaria na ocupação e no desenvolvimento de terras que eram quase despovoados. Mas Brasília só começou a ser construída muito tempo depois, no governo do presidente Jucelino Kubitschek, na década de 1950. Lúcio Costa foi o arquiteto que fez o desenho da cidade, Oscar Nyemeyen o que projetou os edifícios governamentais e cerca de 30 mil operários trabalharam na construção da capital.
Depois de 41 meses de construção, Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960, data escolhida em homenagem a Tiradentes.
A população aumentou logo e milhares de migrantes instalaram-se nas proximidades de Brasília, o que deu origem as cidades satélites.
Os povos indígenas não vivem em Brasília, mas é aonde eles e todos os brasileiros recorrem quando precisam de ajuda ou querem reivindicar algo.
Os estados do Mato Grosso do Sul e Goiás ,juntamente com o Distrito Federal , formam a região Centro-Oeste .Todas essas unidades da federação são interiores ,não possuindo litoral. Tendo limites com todas as demais regiões brasileiras, a região centro-oeste abrange uma extensão com área de 1912 077 Km². É a segunda maior região do país, representando quase 19% de todo o território brasileiro.
Em 30 anos, o Distrito Federal alcança 1,6 milhão de habitantes, uma das mais altas taxas de crescimento demográfico do país. Em 1988, com a nova Constituição, ganha plena autonomia e passa a eleger diretamente seu governador e seus deputados.




Povos Indígenas:

Nome

Outros nomes ou grafias

Família/língua

UF (Brasil) Países Limítrofes

População
censo/

estimativa

Ano

Não foi encontrado nenhum dado sobre povos indígenas nos Estados do Piauí e do Rio Grande do Norte e no Distrito Federal. No Brasil, muitos povos ainda estão lutando por seu reconhecimento enquanto povos indígenas, alguns deles já conquistaram este direito. Não encontrar nenhum dado nestes Estados não significa que não existam.




Povos Indígenas do Distrito Federal
- Lutas - Conquistas Desafios

Até a década de 80, o estado do Ceará, assim como os do Piauí e do Rio Grande do Norte, eram dados, pelos registros da FUNAI e pelos levantamentos produzidos por antropólogos e missionários, como os únicos estados no Brasil, além do Distrito Federal, em que inexistiam índios. No Ceará, entretanto, a presença indígena deixou de ser ignorada quando a então Equipe de Assessoria às Comunidades Rurais - hoje, Equipe de Apoio à Questão Indígena - da Arquidiocese de Fortaleza passou a atuar no município de Caucaia, junto à coletividade dos Tapeba.




Organizações Indígenas

- Governo do Distrito Federal
www.sc.df.gov.br/encontro/encontro.htm
A Secretaria de Cultura apresenta o Memorial dos Povos Indígenas, situado em Brasília.




Reportagem de Jornal e/ou Revista

Brasil Geral
Jornal Folha de São Paulo
25/04/2003
Integrantes de várias tribos indígenas participam de seção no plenario da Câmara dos Deputados em homenagem ao dia do índio.



volta para abertura do Almanaque


Lendas


Apresentação


Introdução


Mapa IBGE


N


NE


S


SE


CO


Bibliografia


Site


Agradecimentos

Álbum de Fotos

vai para Goiás