PMPA

SMED

EPA Logo EPA
SAIA

O Serviço de Acolhimento Integração e Acompanhamento (SAIA) tem como compromissos: acolher, acompanhar e investigar a realidade individual e social dos adolescentes e jovens estudantes da escola Porto Alegre visando qualificar o atendimento através da construção de ações pedagógicas, que envolvam as dimensões sócio-cognitivas e sócio-afetivas.

  • Ações do SAIA:

  • Acolhimento, acompanhamento e investigação da realidade dos jovens através da construção de ações pedagógicas, que qualifiquem as intervenções com os novos estudantes, bem como acolher aqueles que se encontram moment6aneamente afastados da escola.

  • Acolhimento Inicial é uma tarefa primordial na investigação da história de vida dos estudantes, nos três eixos (pessoal, familiar e institucional), pois é a partir desse acolhimento que se constitui um roteiro inicial para os Estudos de Caso sendo a base para a configuração dos Planos de Ações e dos projetos de vida.

  • Acolhimento Diferenciado constitui-se como espaço de conversa, escuta e acompanhamento aos estudantes que se encontram afastados da escola ou necessitando de atendimento individualizado, em especial nos casos de retornos (afastamentos prolongados), recaídas (drogadição), questões relacionadas aos comprometimentos da saúde e pendências com a justiça. Objetivamente visa reintegrar os estudantes ao cotidiano escolar, aproximando-os das propostas sistematicamente desenvolvidas e inserindo-os de forma mais organizada nas turmas e/ou atividades.

Contatos:

Rua Washington Luiz, 203
90.010-460 - Porto Alegre / RS / Brasil
e-mail: emef.portoalegre@ smed.prefpoa.com.br
fone/fax: (51) 32274429
fones: (51) 32895992 e 32895993

A EPA é um Espaço de Acolhimento, Socialização e Construção de Conhecimentos.