Logotipo da Escola
Flauta doce

PROJETO CIDADE-OFICINAS DE FLAUTA DOCE
Professora Cristina Cavalheiro

Justificativa

     Desde o ano de 2006 a Escola Municipal de Encino Fundamental Dolores Alcaraz Caldaz conta com uma professora de música que atua no 3º Ciclo (C20), com um trabalho de formação de alunos referenta a disciplina de Educação Musical, com base na características sonoras e instrumentais, leitura rítmica e melódia e também com o uso de partituras. Através deste trabalho o acesso dos alunos à música erudita e popular se torna mais viável, proporcionado uma aprendizageprática (através do canto coral) e histórica (história da música brasileira, ocidental e compositores).
     Considerado então esta experiência de quase dois anos de atuação na EMEF Dolores Alcaraz Caldas, me alio ao Projeto Cidade Escola oferecendo uma oficina de flauta doce voltada para o 2º E 3º Ciclo, onde os alunos terão a oportunidade de ampliar o universo musical através do uso de um instrumento e também da pratíca em conjunto. Percebendo também que durante este período de atuação na escola os alunos tiveram pouquíssimo contato com música, acredito mais ainda na importância de se ter uma oficina de flauta doce, proporcionando a eles mais um momento de estada na escola.

Objetivo

     Este trabalho tem como objetivo ensinar flauta doce através de aulas coletivas e audições msicais, bem como de aplicação de técnicas de postura e concentração. Desta forma, o aluno desenvolve, além da habilidade musical, a auto-estima, a criatividade e a comunicação com o uso da música, aproveitamento o espaço escolar como meio intermediador.