Imagens da escola Heitor Villa Lobos: laboratório de informática, membros da direção, crianças pintando, crianças brincando em evento, feira de ciências, festa de Páscoa, foto de Heitor Villa Lobos, frente da escola e logotipo da escola
 
Orquestra de Flautas
Orquestra Flautas - Catedral Porto AlegreMy Space
 
 
     
  Lançamento CD Olhos 2008
  A Orquestra de Flautas é o resultado do trabalho de Educação Musical desenvolvido desde 1992 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos da Rede de Ensino do Município de Porto Alegre, RS, Brasil.
  A iniciativa tem por objetivo proporcionar a crianças e jovens da Vila Mapa, periferia da cidade, a inclusão social através do acesso ao conhecimento musical e a vivências artísticas. Pretende desenvolver atitudes e habilidades por meio da prática musical em grupo, promovendo a auto-estima e a coletividade, estimulando a sensibilidade e a percepção, estabelecendo interação com os elementos da cultura local e ampliando suas possibilidades de participação na sociedade.
 

A partir de 2003, o programa ampliou-se com a implantação das Oficinas de Música e passou a atender mais de 400 alunos com aulas de musicalização, flauta doce, piano, violoncelo, violino, violão, percussão, cavaquinho, canto-coral e teoria e percepção musical. A iniciativa investe, também, na formação de monitores que passam a atuar no projeto. Entre eles, hoje temos três deles estudando no curso de licenciatura em música da UFRGS e uma aluna já graduada em Música pelo Centro Universitário Metodista.

 

A iniciativa é mantida pela Secretaria de Educação de Porto Alegre e vem firmando, também, parcerias com o setor privado, como Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e Instituto Junia Rabello de Belo Horizonte. Atualmente conta com o apoio da Empresa Carris, do Instituto Cultural São Francisco de Assis e com o patrocínio do Criança Esperança da UNESCO/Rede Globo que garante o funcionamento das Oficinas de Música.

  A Orquestra tem dois CDs gravados: O Trenzinho do Caipira, 2002, patrocinado pelo Santander Cultural e reeditado em 2006 pelo SEBRAE, e Olhos Coloridos, lançado em 2008 com o patrocínio do Grupo CEEE (Companhia de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul). Os CDs estão disponíveis na escola e na Livraria Bamboletras, na Rua Gal Lima e Silva nº776 lj 3 – Shopping Olaria, em Porto Alegre.
  Em sua trajetória, a Orquestra recebeu prêmios importantes como o Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, e o troféu de Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul pela UNESCO/Assembléia Legislativa/Fundação Maurício Sobrinho e a certificação pelo Ministério da Cultura, com o selo Prêmio Cultura Viva, como iniciativa reconhecida pelo seu caráter inovador e impactante na vida da comunidade.
  Em seu 17º ano de formação, a Orquestra de Flautas realizou mais de 700 concertos, para público superior a180 mil pessoas, em escolas, universidades, praças, centros comunitários, hospitais, eventos culturais e congressos variados em Porto Alegre e interior do estado. Entre eles destacam-se os Fóruns Mundiais de Educação realizados no Ginásio Gigantinho em 2003 e 2004, a turnê em Córdoba/Argentina, em 2004, Natal da Integração em Campo Bom e Projeto Unimusiquinha/UFRGS em 2007, o Concerto de lançamento do Cd Olhos Coloridos e o espetáculo Sem Fronteiras (promovido pela Secretaria Municipal de educação de Porto Alegre), em 2008. A orquestra ainda produz seus espetáculos anuais com entrada franca em nobres espaços da cidade, como Theatro São Pedro, Salão de Atos da PUCRS e Salão de Atos da UFRGS. Em janeiro de 2009 esteve visitando e se apresentando no Rio de Janeiro/RJ.
  A regente e coordenadora é a professora Cecília Rheingantz Silveira, idealizadora do projeto.
  Clique aqui e confira as participações da Orquestra...
  Lançamento CD
  CONTATOS:

Endereço: Av. Santo Dias da Silva, s/nº - Lomba do Pinheiro
CEP: 91550-240 - Porto Alegre – RS – BRASIL
Fone (fax): (51) 33191413
  E-mail: orquestradeflautas@terra.com.br.
  My Space: www.myspace.com/orquestradeflautasvillalobos
 

Responsável: Cecília Rheingantz Silveira 

Celular: (51) 99548897

 

| Principal | Nossa história | Mapa do site | Contato |
| Heitor Villa Lobos |
Projeto e colaboração: Profª Carla Regina Patel Fin Todos direitos reservados à E.M.E.F. Heitor Villa Lobos ©