Imagens da escola Heitor Villa Lobos: laboratório de informática, membros da direção, crianças pintando, crianças brincando em evento, feira de ciências, festa de Páscoa, foto de Heitor Villa Lobos, frente da escola e logotipo da escola
 
Orquestra de Flautas
 
 
 

Histórico

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos foi criada em 26 de novembro de 1959, na Vila Padre Cacique, Lomba do Asseio, s/nº, bairro Cristal, com o nome de Escola Municipal Villa Lobos.

Transferiu-se para a Lomba do Pinheiro, em abril de 1966, quando foi fundada a Vila M.A.P.A. (Movimento Assistencial de Porto Alegre), em virtude de uma enchente ocorrida no lugar de origem. Inicialmente construída em um pavilhão de madeira com 4 salas de aula, situado à Av. Santo Dias da Silva, tinha 178 alunos matriculados de 1ª a 4ª série. Já em 1967, devido ao aumento do número de matrículas, foi construído mais um pavilhão e ocupada uma casa como sala de aula, sendo que, em 1968, construiu-se um outro pavilhão que compreende o conjunto onde hoje funciona o CESMAPA. Em 1969, iniciou o funcionamento da biblioteca em sala adequada.

Em 04 de agosto de 1988, foi entregue e inaugurado um novo prédio para o funcionamento da Escola, na mesma rua, em outra área. Pelo decreto 9235/88, portanto no mesmo ano, foi alterada a denominação da Escola que de Escola Municipal de 1º Grau Villa Lobos passou a chamar-se Escola Municipal de 1º Grau Heitor Villa Lobos - CIEM. Neste Mesmo ano, no dia 15 de outubro, inaugurou-se oficialmente a biblioteca com o nome de Raquel Nemetz Kijner, em homenagem à dedicada professora de música da Escola, já falecida.
Atualmente, a Escola chama-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, nome conferido pelo decreto nº 12905/00, de 11 de setembro de 2000 e conta com aproximadamente 1300 alunos, distribuídos em três turnos, assistidos por 90 professores, 19 funcionários e 7 estagiários.

Outubro / 2005

prof. Liége Terezinha Azeredo da Silva

| Principal | Nossa história | Mapa do site | Contato |
| Heitor Villa Lobos |
Projeto e colaboração: Profª Carla Regina Patel Fin Todos direitos reservados à E.M.E.F. Heitor Villa Lobos ©