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em procedimento vantajoso de aprendizagem tanto mais autêntica. O texto é de Pedro Demo/2000 INCLUSÃO DIGITAL NA MIDIATECA DA MONTE CRISTO 2006 - Alfabetização Digital - prof Malu Pinto 2000 a 2006 - Jornal Virtual - prof Jussara Oleques 1999 a 2004 - Atendimento e projeto da Midiateca para toda a Comunidade Escolar - prof Jussara Oleques 1995 a 1997 - Atendimento às turmas pelas profs Rosimar Quadros e Silvana Gigoski NOME DO PROJETO: INCLUSÃO
DIGITAL Veja o subprojeto da midiateca em 2004
"Aprender é libertar-se das
rotinas e cultivar o poder de pensar". Léa Fagundes CONTEXTO A pedagogia
dos
Projetos de Aprendizagem
e/ou
de Ensino, mediados pela Informática, até 2000/2001 era
quase
inexistente no contexto de nossa escola. Com o Projeto multidisciplinar
"Da
Boca pra Dentro", a escola passou a ser uma das Escolas Parceiras no
Programa
Sua Escola a 2000 por Hora. A partir daí, a informática
na
Escola avançou em relação ao uso da internet e de
outras
ferramentas. O site da Escola começou a ter mais espaço,
tornando-se
mais bem estruturado, a partir de nossas aprendizagens com o PSE/IAS.
Por
parte do poder público prefeitura/SMED, desde 1995,quando foi
fundada
a Escola, nos eram oferecidos os equipamentos: computadores,
impressoras
e assistência técnica. Carecíamos, na época,
de
assessoria técnico-pedagógica para o uso criativo e inovador dessa
tecnologia e que
favorecesse
ações protagonistas por parte dos alunos. Por isso fez a diferença o
apoio
técnico-pedagógico, atualizado do PSE, priorizando a
participação
ativa dos alunos no processo ensino/aprendizagem. O grupo representante
da
comunidade escolar que avaliou o "Da boca pra dentro", em dez de 2001,
propôs:
continuidade das atividades que começaram a dar certo, incentivo
aos
professores que ainda não usam a informática educacional,
melhor
registro das atividades com projetos, mais divulgação na
comunidade
escolar e publicação das mesmas. Essas serão
tarefas
prioritárias da Midiateca para os próximos anos:
incentivo,
divulgação, registro e publicação na web.
E
m segundo lugar, é
necessário
pensarmos no contexto de violência, de exclusão social e
cultural a que
estão submetidas as crianças e os adolescentes, desde
o contexto mais amplo como a situação mundial e nacional,
até
o mais próximo como o contexto de periferia urbana onde se situa
nossa
escola. Nestes contextos o acesso ao computador, não obstante
existam telecentros nos bairros, é bem difícil por parte da
maioria das crianças e jovens em nossa comunidade, uma vez que os
mesmos não dão conta da demanda e muitas vezes essas crianças e
adolescentes não se mobilizam para ir até ao telecentro fora do horário
das atividades escolares.
JUSTIFICATIVA D iante
do contexto acima delimitado,
justifica-se
que a Midiateca apresente a proposta deste Projeto.
Sabemos
que a Inclusão
Digital, numa Vila, para acontecer, de fato, requer fortes políticas
públicas; que apenas o telecentro, ou somente uma escola, não dão
conta das demandas na comunidade. Entendemos, ainda, que não basta
oferecer o
computador aos estudantes para incluí-los digitalmente; é preciso
ensiná-los a usar o computador como ferramenta para
aprender a pensar e a se comunicar, como cidadãos, com pessoas de
qualquer parte do Brasil e do mundo através da rede. Por isso,
defendemos neste projeto, que todos os professores ensinem através de
Projetos de Aprendizagem os quais incluam a Informática nas atividades,
pois assim estarão
contribuindo pela Inclusaão Digital de alguns estudantes crianças,
jovens e adultos da Vila Monte Cristo. OBJETIVO GERAL
Q ue ao final do ano letivo de 2003, tenhamos realizado Projetos de Aprendizagem cooperativos, na lógica da "Escola Inclusiva", compartilhando-os na rede, aceitando o desafio de dominar a lógica computacional e subordinando o uso dos programas do computador aos objetivos específicos de cada área de conhecimento e, mais amplamente, ao nosso Projeto de Educação e de Sociedade que estará conectado com a realidade local através da proposta político-pedagógica da Escola. Se isso não for alcançado satisfatoriamente, que este projeto seja ativo para outros anos subseqüentes. METAS
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ATIVIDADES Cooordenação
da Agenda Semanal de uso
da sala e discussão com os professores da Escola no sentido de
qualificar o atendimento, dando prioridade aos projetos das turmas e pesquisas em geral. Oficinas
de Informática para
professores que
ainda não dominam a máquina e ajuda individual quando solicitada pelos
colegas.
Oficinas
de
Informática para grupos de alunos às terças-feiras, manhã e tarde, após
as aulas regulares. Apreciação
e análise da fita de vídeo sobre Informática Educativa e seu uso nas
diferentes disciplinas (Acervo da
Bibloteca). Criação de textos coletivos, com os computadores em rede,
estimulando a solidariedade e a colaboração mútua entre os alunos.
Apoio aos projetos de aprendizagem,
combinados entre professores e seus alunos,nos três Ciclos de Formação
e na EJA .
Atendimento a pessoas da comundade:
visinhança, pais, mães e ex-alunos.
Divulgação, na comunidade
escolar e no site da Escola, experiências e atividades
inovadoras de estudantes, professores ou pessoas da
comunidade.
AVALIAÇÃO Na
avaliação
será
considerado o fato de que a tarefa de usar a informática na
prática da
aprendizagem de uma forma adequada, isto é, inovadora e
criativa,
ainda não é fácil para a maioria dos professores
de
nossa escola. Pensamos que esse é um processo que requer tempo,
até que
os professores questionem seus paradigmas pedagógicos, se
apropriem
das ferramentas da informática, e coloquem-nas a serviço
da
aprendizagem dos estudantes. Por essa razão este projeto da Midiateca
foi pensado para
três
anos, podendo estender-se até que o uso da informática, no sentido da
Inclusão Digital seja uma prática
cotidiana por parte da maioria dos professsores e alunos desta escola. A avaliação deste projeto será feita pela realização das atividades, pelos motivos apresentados acima, e adaptada ao contexto e à realidade dos projetos ou atividades realizadas na Escola, e poderá incorporar as mudanças necessárias requeridas durante o processo. Far-se-á ao final de cada projeto ou atividade, pelos professores e estudantes envolvidos, pelos respectivos grupos e pela auto-avaliação; ao final de cada semestre, a avliação da Midiateca e de seu projeto é feita, como é norma da Escola, em reunião do coletivo de professores e funcionários para a Avaliação da Escola como um todo. DURAÇÃO Primeiramente, são previstos três anos letivos. A continuidade ou não do projeto e/ou a realização de subprojetos, como já mencionamos no Objetivo Geral e na Avaliação, vão depender da execução dos objetivos aqui propostos, do contexto e das necessidades da Comunidade Escolar. Educação/Mec/Seed/Proinfo (publicado no site:http://www.proinfo.gov.br). HERNÁNDEZ,
Fernando. Transgressão e Mudança em
Educação.
Porto Alegre, Artemed, 1998. No
índice abaixo você encontra alguns dos trabalhos realizados
na Midiateca
em 2001, 2002, 2003, 2004 e outros iniciados em abril de 2005. A
partir de 2005, sem uma coordenação geral, a
Midiateca vem
sendo administrada
pela direção da Escola nos turnos da manhã, tarde e
noite com estagiário
de informática contratado pela smed num dos turnos e alunos
monitores. |