COMPLEMENTO DE INFORMÁTICA
ATIVIDADE: JORNAL VIRTUAL

  

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COMPLEMENTO DE INFORMÁTICA: JORNAL VIRTUAL DA MONTE CRISTO

Professora orientadora: Jussara Fernandes Oleques

O Complemento de Informática da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Monte Cristo é oferecido aos alunos semanalmente, após as aulas regulares, na Midiateca, a sala de informática da Escola, com o máximo de 25 alunos desde o ano 2000. Sendo a maioria dos alunos inscritos no Complemento de Informática de 2º e 3º ano do III Ciclo, os quais concluem o Fundamental e deixam a Escola, a cada ano novos alunos se inscrevem e novas equipes se formam.

O projeto Jornal Virtual (JV) surgiu como uma nova atividade no Complemento curricular de informática, a partir de um projeto cooperativo com os  alunos que desejavam aprender a fazer um jornal ou um site, no ano de 2001, o qual se incorporou ao Projeto Mosaico Lúdico-Cultural em 2002 e representa uma atividade protagonista e inovadora dos estudantes da Escola. Mais informações sobre os Complementos encontram-se no site da Escola, no link Complementos Curriculares.

PASSOS DA PESQUISA DOS ALUNOS: 2002 a 2006
Veja a síntese feita pelos alunos da Equipe do JV6 apresentada na V Mostra de Ciência
e Tecnologia da Escola


OS OBJETIVOS DO JORNAL VIRTUAL

Que alunos da EMC se incluam digitalmente e desenvolvam novas habilidades enquanto aprendem:

  • usar a informática na educação de forma inovadora, ativa e colaborativa para pensar, falar, ler e escrever melhor;

  • conviver e contribuir numa equipe de trabalho cooperativo assumindo responsabilidades;

  • desenvolver habilidades de comunicação cooperativa pessoas da comunidade escolar e de outras comunidades para aprender ensinando;

  • vivenciar princípios do protagonismo juvenil na Escola e fora dela.

Ao proporcionar a prática desses objetivos, a Escola possibilita a vivência dos quatro princípios, criados pela Unesco, os quais definem estratégias de promover a educação como desenvolvimento humano, a saber:

  • Aprender a Ser

  • Aprender a Conviver

  • Aprender a Fazer

  • Aprender a Conhecer e aprender a pensar pelo seguinte princípio: Somos cidadãos do mundo, a nossa condição é planetária, tudo está conectado. Cada um de nós se relaciona consigo mesmo, com os outros e com o ambiente - é preciso cuidar de todos eles.

Esses quatro princípios foram definidos no relatório para a Unesco, da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O sociólogo, filósofo e pesquisador Edgar Morin - nascido na França, em 1921 e um dos maiores expoentes da cultura francesa no século XX - também nos ajuda a pensar como deve ser feita a educação daqui pra frente. Em 1999, a Unesco solicitou a ele a sistematização de um conjunto de reflexões que servissem como ponto de partida para se repensar a educação do século XXI. Então ele  escreveu "Os sete saberes necessários à educação do futuro" que você pode encontrar nos endereços e livro abaixo referidos:
  http://www2.ufpa.br/ensinofts/artigo3/setesaberes.pdf
http://www.centrorefeducacional.com.br/setesaberes.htm
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3ª Edição, Editora Cortez, São Paulo, 2001


O PROCESSO

Na ocasião de sua 1ª edição 2001/2002, apenas um aluno do Complemento de Informática sabia usar o assistente online e editava páginas web pelo FrontPage do sistema Windows instalado nos computadores da Escola. Chamou-se Jornal Virtual do Complemento de Informática. Não envolveu alunos de todas as turmas da Escola e teve um único tema nos artigos: a divulgação do projeto Mosaico Lúdico-Cultural em desenvolvimento naquele ano, o qual potencializou e deu mais realce aos complementos curriculares na Escola. Os demais alunos do Complemento aprendiam a usar ao Word para digitar as notícias e o PowerPoint para apresentar as atividades do projeto cooperativo no Complemento de Informática. Nesses dois anos, participaram ativamente do I, II, III e IV Fórum Educacional de estudantes de escolas gaúchas (públicas e privadas) parceiras no PSE/IAS(Instituto Ayrton Senna). Os alunos do Complemento de informática não apresentavam apenas o Jornal Virtual nesses Fóruns, mas também seus trabalhos e pesquisas em outras disciplinas. Além disso levávamos outros alunos alunos, representantes de todos os Ciclos, para apresentarem seus trabalhos realizados, o que pode ser conferido nas páginas do JV2.

A partir de 2003, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) instalou somente o sistema Linux nos computadores da Escola e nenhum de nós na Escola possuía conhecimento de software livre. Após quase um ano de tentativas e erros pelos alunos e professora orientadora, ao produzir a 2ª edição do JV, conseguimos uma oficina de software livre pela assessoria de informática da SMED/Região Norte e Sul. Então passamos a repassar a oficina de Composer com os alunos do Complemento de Informática, usamos a metodologia do aprender fazendo, compartilhando o que aprendíamos, perguntando ao google, buscando na internet soluções para nossas dúvidas. Nesse sentido, o Portal Educarede foi e tem sido até hoje de grande valia para a professora e para os alunos. Aprendemos muito no Bê-a-bá da internet, sempre compartilhando os conhecimentos produzidos individualmente, com toda a equipe do JV. Além disso, como parceira do Sua Escola/IAS, participava de um grupo de discussão sobre projetos de Aprendizagem e outos temas no Yahoogrupos, administrado pelos tutores da org em que participavam professores de vários estados brasileiros. Nesse ambiente fizemos muitas perguntas e tiramos muitas de nossas dúvidas em relação à informática. Adotamos o sistema de oficinas multiplicadoras, em que cada aluno participante tornava-se um novo oficineiro. Assim, a 2ª edição/2003 já contou com quatro alunos na equipe web com mais conhecimento do Composer e de internet, teve dezoito auxiliares de redação e oficineiros, envolveu todos os alunos representantes de turma e consultou, através de um questionário, todos os estudantes da Escola, os quais sugeriram as matérias a serem editadas e o que gostariam de ver publicado no JV. Essa 2ª edição divulgou, além das matérias e notícias sugeridas pelos alunos, as atividades realizadas na Midiateca naquele ano. Por ter maior abrangência, divulgando matérias de toda a Escola, passamos a denominá-lo Jornal Virtual da Monte Cristo.

Para nossa alegria, a 3ª edição/2004 foi produzida por uma equipe em torno de 20 alunos do II e do III Ciclo e continuou publicando trabalhos de alunos e professores da Escola. Os sete alunos web cuidaram da formatação dos arquivos, fazendo a crítica para qualificar o trabalho de todos, coordenaram oficinas de internet (navegação, pesquisa e salvamento de imagens, links interessantes, jogos educativos) para outros alunos da Escola durante o ano letivo e, nas férias de verão, ofereceram essas oficinas para para pessoas da comunidade. Usaram o scanner máquina fotográfica digital e prepararam os arquivos a serem transferidos pelo software FTP. Além disso, nos turnos inversos, fizeram monitorias ajudando professores com suas turmas na Midiateca quando solicitados. Os demais fizeram o papel de repórteres, buscando, entrevistando e digitando matérias, ora ajudando na limpeza dos computadores, ora fazendo monitoria na Midiateca nas turmas dos alunos menores do I e II Ciclo. Assim, praticando, os alunos aprenderam a usar as ferramentas de software livre Composer, Open Office Texto, Open Office Planilha, Open Office Apresentação, Open Office Desenho e algumas ferramentas do Gimp, através de oficinas oferecidas, às terças-feiras, pelos alunos mais adiantados da equipe.

Em julho de 2004, a equipe web apresentou banner do JV no III Fórum Mundial de Educação, evento em que muitos professores da Escola também apresentaram seus projetos. Nessa ocasião, os alunos dos complementos de Fotografia da Lata, de nossa Escola e de Fotografia em outras escolas da rede, fizeram a cobertura fotográfica juvenil do III Fórum. No mês seguinte, os alunos da equipe web do Jornal Virtual foram convidados pela SMED para criar páginas web e publicar na rede o trabalho de seus colegas de outras escolas: a cobertura juvenil do III Fórum Mundial, ação protagonista que nos orgulhou muito na Escola. Essa equipe também apresentou o Jornal Virtual numa das mesas das Conferências Pedagógicas das escolas municipais da região Sul.

Há anos na Escola, um grupo de professores produz e edita o Jornal impresso Gazeta Montecristense. Já no final de 2004, não havendo disponibilidade de nenhum professor para fazê-lo, a direção pede “socorro” à equipe do JV para produzir também o jornal impresso: pela primeira vez na Escola, a Gazeta Montecristense – ano 10, edição 13 – foi diagramada pelos alunos, nas oficinas do JV, com os programas Open Office Desenho e Gimp.

Em janeiro de 2005, os alunos da equipe web apresentaram o JV da Monte Cristo no V Fórum Social Mundial e, a partir de abril, começaram a prduzir a 4ª edição, praticamente sozinhos na Midiateca. Além dos recursos utilizados no ano anterior, eles começaram a utilizar o webmessenger na comunicação online, alguns produziram blogs e fotologs pessoais, dando início à prática de um dos objetivos do JV ainda pouco exercitado na comunidade escolar. Em julho de 2005, o JV4 foi publicado e, no dia 30 de agosto, os alunos da equipe web apresentaram o JV no evento Conversações Pedagógicas/Smed de formação dos professores da rede municipal de Porto Alegre na PUCRS.

Em 2006/2007 foi instalado pela SMED, novamente, o sistema Windows em todos os computadores da Escola, os quais ficaram com dupla entrada, o que possibilitou um salto dos alunos da equipe para novas possibilidades com a informática, como, por exemplo, começaram a pesquisar e produzir vídeos pela 1ª vez, usando o editor básico de vídeo Movie Maker, o que despertou-lhes mais o interesse pelo projeto, pois pertencem à geração do som e da imagem em movimento. A 5ª edição do JV foi produzida por uma equipe web de 18 alunos. Na 6ª edição já eram todos os 25 alunos do Complemento de informática que eles chamavam de equipe web produzindo o JV6 com mais autonomia, os que sabiam um pouco mais, davam oficinas de Movie Maker, páginas html e de Excel para os colegas de outras turmas que necessitavam apresentar seu trabalho em gráficos na disciplina de Ciências. O desafio principal dessa equipe, assim como das anteriores, foi aprender a escrever e interagir na lógica de rede, compartilhar seus conhecimentos e editar um hiperjornal novamente mais voltado para o cotidiano escolar.

Os alunos da equipe da 6ª edição do JV também realizaram ações protagonistas inovadoras importantes, bem como de comunicação com a comunidade escolar e fora da Escola a saber: entrevistaram professores e escritores na Feira do Livro, entrevistaram ex-alunos bem sucedidos no ensino médio, realizaram oficinas de páginas web para alunos de III Ciclo de uma escola municipal, a EMEF Gilberto Jorge, em Morro Alto/Ipanema; apresentaram à comunidade escolar o projeto JV e todas as suas edições na V Mostra de Ciências e Tecnologia e na Semana Cultural Pedagógica da Escola ; participaram e obtiveram Menção Honrosa no II Salão UFRGS Jovem, integrado ao XIX Salão de Iniciação Científica e à XVI Feira de Iniciação Científica da UFRGS da Pró-Reitoria da Ufrgs , após terem sido avaliados por uma equipe de Drs. Professores dessa universidade durante o evento.

Parcerias importantes: O PSE/IAS (Escola Conectada) do qual nossa escola é parceira desde 2001 e que nos fez criar um site da Escola emque lincamos o JV a partir de 2003, ex-alunos que quiseram continuar na equipe do JV, a biblioteca da Escola na pessoa da colega professora Rosinaura, a professora itinerante Maria Lúcia que desenvolvia com o III Ciclo o projeto Alfabetização Digital, as professoras Carmem e Maria Cristina de Educação Física, sempre fazendo sugestões interessantes à equipe, a professora Ellen Rybu, hoje diretora da Escola, que sempre orientou seus alunos do I Ciclo a que enviassem matérias para as edições, desde as crianças em fase de alfabetização, inclusive na produção de um blog muito interessante com o estudo realizado pelas suas turmas de A30 sobre o Corpo Humano, feito e publicado pelos alunos monitores do JV: http://www.turmasa30mc.blogger.com.br/ que a Globo tirou da rede em 2005. Muitos professores participam enviando matérias para o jornal: notícias da turma, projetos para divulgar, fotos, desenhos dos alunos, produções escritas, etc. O sr. Marcos Roberto Teixeira, pai de alunos da Escola é oficineiro no programa Escola Aberta aqui na Escola e desde 2006 aceitou ser nosso parceiro. O convite continua aberto a todas as pessoas da comunidade escolar que queiram fazer parceria conosco para aprender informática e promover melhorias na qualidade de nosso jornal virtual.

No projeto JV o aluno da Monte Cristo aprende a ser protagonista e pesquisador: Nossa meta é a autonomia intelectual dos alunos. Por isso, ao longo do projeto, eles são motivados a definir os problemas com a informática, conforme a pauta inicial da edição, a examinar as várias alternativas para coleta dos dados, a encaminhar as divergências nas sub-equipes e buscar soluções para os mesmos. Usam diferentes áreas do conhecimento, buscam dados nas turmas, entrevistam professores, fotografam nos eventos culturais da Escola, pesquisam na internet e nos programas do computador. Fazem leituras, realizam oficinas de informática, entrevistam pessoas da comunidade, estruturam o raciocínio, trocam de sub-equipe, participam de eventos fora da Escola, chegam a conclusões - as páginas do JV - e apresentam seu trabalho para públicos diversos, comunicando-se de forma adequada.

Dessa forma, os objetivos do Jornal Virtual têm sido alcançados plenamente, tendo em vista que a cada edição mais alunos e professores se juntam para conviver e aprender, construindo novos conhecimentos e habilidades de forma ativa, crítica, prazerosa, colaborativa e responsável, através do uso da informática na Escola de modo protagonista e inovador.

Ao oportunizar aprendizagens inovadoras com a informática, o Complemento de Informática, através do Jornal Virtual, tem possibilitado, aos alunos da Escola Vila Monte Cristo, o uso produtivo de seu tempo livre pela convivência numa equipe de trabalho solidário, protagonista, bem como sua comunicação cooperativa com pessoas da comunidade escolar e de outras comunidades, potencializando, assim, sua educação como desenvolvimento humano.

Links utilizados pelos alunos e recomendados pelo projeto

http://www.4pilares.net/text-cont/delors-pilares.htm
http://edgarmorin.sescsp.org.br/
http://www.escolaconectada.org.br/index.aspx
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?id_comunidade=0&updateParticipante=1
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.be-a-ba_principal
http://www2.ufpa.br/ensinofts/artigo3/setesaberes.pdf
Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro (abre no outlook)
http://chat.portoweb.com.br/smed/
http://www.escolaconectada.org.br/interaja/reuniao/reuniao_agende.aspx
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=batepapo.ds_home&id_comunidade=0&updateParticipante=1
http://www.google.com.br/
http://br.msn.com/
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/jv/jva.html

Referências bibliográficas

DELORS, Jacques. Educação: Um Tesouro a Descobrir . UNESCO, MEC, Cortez Editora, São Paulo, 1999.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1997.
HERNÁNDEZ, Fernando.
Transgressão e Mudança em Educação. Porto Alegre, Artemed, 1998.
MITTLER, P.
Educação inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.
MORIN, Edgar.
Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3ª Edição, Editora Cortez, São Paulo, 2001


Esse trabalho foi publicado em:
Porto Alegre. Prefeitura Municipal de Educação. Reflexões Teórico-Práticas do Fazer Docente: Educação Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio - Porto Alegre: SMED, 2006. 262 p. il.(Coleção Tecendo déias na Cidade que Aprende, v.3, pg. 151).
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