instituir
econsolidar 27 ações integradas de
formação para o lazer coletivo e ativo dos jovens nas
áreas esportivas, artísticas e de
comunicação; formar
jovens agentes multiplicadores das diversas aprendizagens das
áreas de formação para que atuem na sua vida e nos
seus espaços cotidianos, visando mudanças de atitudes
pessoais e coletivas. Esta formação é fundamental
para se efetivar o protagonismo juvenil, que se
caracteriza pela participação dos jovens de modo ativo,
construtivo, comprometido e solidário na sua comunidade; realizar
pesquisas e contribuir na formação de
pesquisadores juniores, ao mesmo tempo despertar o espírito
científico de estudantes do Ensino Fundamental com a
instituição de bolsas de iniciação científica juvenil; estabelecer
parcerias com segmentos da sociedade, em especial com a
Universidade Federal do Rio Grande do
Sul que tem o poder de reconhecer
ações e conferir intitulamentos socais; qualificar
o espaço físico em razão da sua
necessidade na Vila Monte Cristo, carente de espaços públicos e coletivos. |
Núcleo
Esportivo |
Núcleo
Artístico |
Núcleo
de Comunicação |
| As ações atingem: |
464 jovens
formados diretamente no projeto; |
1250 jovens nas
ações multiplicadoras; |
em torno de
5000 pessoas da comunidade nas ações multiplicadoras. |
A
renda do bairro fica em
torno de 3,5 salários mínimos com uma porcentagem
expressiva de famílias percebem até 1 salário
mínimo. Há focos no bairro de alto
empobrecimento,principalmente nas áreas onde foram assentadas as
famílias que viviam em condições precárias
em outros pontos da cidade. A Vila Monte Cristo foi um dos locais que
recebeu esses assentamentos. Nas avaliações realizadas
por setores da Administração Municipal, a Vila Nova
é uma das comunidades mais atuantes no Orçamento
Participativo da cidade, tendo priorizado no orçamento
principalmente os investimentos em infra-estrutura e saneamento
básico.
A vida de jovens e adolescentes nas
periferias urbanas das cidades industrializadas, em geral, e na Vila
Monte Cristo, em particular, é marcada pela
exposição a diferentes graus de violência que
vão desde as agressões verbais cotidianas
(simbólicas, racistas, sexistas, etc.), passando pelo confronto
intergrupos (envolvendo gangues, porte de armas e drogas), chegando,
não raras vezes, a desfechos fatais. Entre as muitas razões que
explicam a violência, no que diz respeito à nossa
realidade, destacamos a baixa renda da maioria das famílias, a
escassez de espaços públicos, a exigüidade do
espaço livre no entorno das casas, a insuficiência de
equipamentos coletivos, a inexistência desses equipamentos num
raio que pode chegar a três quilômetros de distância
ponto a ponto na Vila Monte Cristo, a dificuldade de acesso das
famílias aos bens culturais e os efeitos decorrentes desta
exclusão.
Na área acadêmica, a Escola
mantém relação estreita com a UFRGS na pesquisa e
na formação continuada dos educadores. Na área dos projetos, há
outras parcerias como, por exemplo, o reconhecimento da
ação da Escola que veio por ter sido uma
das vencedoras no Concurso "Sua escola a 2000 por hora" do Instituto
Ayrton Senna em 2001, com o projeto "Da boca pra dentro".



| |
1. | Interanimação teatral | Alunos em situação de risco emocional e intelectual a partir de 9 anos | 2 grupos 3h/semanais | 30 Vagas | Implantação |
| 2. | Grupo de teatro | Alunos dos 12 anos em diante, incluindo adolescentes da comunidade | 1 grupo 3h/semanais | 15 Vagas | Existe desde 2001 | |
| 3. | Teatro de animação | Alunos entre 9 e 11 anos | 1 grupo 3h/semanais | 20 Vagas | Existe desde 1997 | |
| 4. | Fotografia | Alunos a partir de 9 anos de idade | 3 grupos 3h/semanais | 45 Vagas | Existe desde 1997 Implantação de mais um |
|
| 5. | Grafitagem | Alunos a partir dos 12 anos, incluindo ex-alunos e jovens da comunidade | 1 grupo 3h/semanais | 15 Vagas | Existe desde 1996 Caráter de grafitagem em 2002 |
|
| 6. | Canto coral | Alunos de variadas idades desde o I ciclo | 2 grupos 2h/semanais | 30 Vagas | Implantação | |
| 7. | Flauta | Alunos a partir de 9 anos de idade | 2 grupos 3h/semanais | 40 Vagas | Existe desde 2000 |

Núcleo de
comunicação |
12. | Francês | Alunos a partir de 9 anos de idade | 1 grupo 2h/semanais | 20 Vagas | Existe desde 1995 |
| 13. | Inglês | Alunos a partir de 9 anos de idade | 1 grupo 2h/semanais | 20 Vagas | Existe desde 1995 | |
| 14. | Espanhol | Alunos a partir de 9 anos de idade | 1 grupo 2h/semanais | 20 Vagas | Existe desde 1995 | |
| 15. | Publicações | Alunos a partir de 9 anos de idade | 1 grupo 2h/semanais | 15 Vagas | Existe em outro formato desde 1995 | |
| 16. | Rádio escolar | Alunos a partir de 9 anos de idade | 1 grupo 2h/semanais | 15 Vagas | Existe em outro formato desde 1995 | |
| 17. | Informática | Alunos a partir de 13 anos | 1 grupo 2h/semanais | 20 Vagas | Existe desde 1996 |

Núcleo esportivo |
8. | Handebol | Alunos a partir de 9 anos de idade | 2 grupos 2h/semanais | 56 Vagas | Existe desde 1998 |
| 9. | Voleibol | Alunos a partir de 9 anos de idade | 2 grupos 2h/semanais | 48 Vagas | Existe desde 1998 | |
| 10. | Corrida Salto em altura Salto à distância |
Alunos a partir de 9 anos de idade | 2 grupos 2h/semanais | 60 Vagas | Existe desde 1998 | |
| 11. | Equipes escolares | Alunos a partir de 9 anos de idade | 3 grupos de atendimento, um por modalidade | 120 Vagas | Existe desde1998 |