ESPAÇO PEDAGÓGICO AO ALCANCE DE TODOS

Profª: Liége Teixeira de Moraes - 10 horas semanais



2003          
2004      
  2005 2006
2007            
2008


Ambiente Informatizado - 2008


Iniciamos este ano com a criação de um novo espaço de projeções, dentro da biblioteca da escola.
Conquistamos o aparelho de projeções tão aguardado  e a escola qualificou este espaço com um telão para projeções.
Várias turmas aproveitaram o recurso visual para compreender o planeta Terra e seu Sistema Solar, através do uso do programa Google Earth. Estudaram as regiões do Brasil visualizando imagens, estudaram temas de História, Ciências, Geografia, desenvolveram conteúdos de Língua Portuguesa entre outros.
No mês de junho professoras da escola participaram da  capacitação em Robótica e a partir de agosto iniciaram o projeto atendendo alunos do 2º Ciclo e 3º Ciclo.





Ambiente Informatizado  - 2007
No final do ano letivo de 2006, recebemos os computadores novos. Foram dois anos de lutas junto à mantenedora para que nosso ambiente informatizado fosse reestruturado, permitindo aos nossos professores e alunos um melhor aproveitamento deste espaço pedagógico.
Agora, em 2007, constatamos a dificuldade de efetivar este desejo, já que a fiação elétrica projetada para a nossa escola encontra-se defasada e inadequada para os novos equipamentos. Portanto permanecemos na luta para que o Ambiente Informatizado realmente possa ser usado por todos, concretizando a Inclusão Digital.

Projetos para 2007

Desejamos continuar oferecendo aos professores e alunos o espaço do Ambiente Informatizado para aulas com horário previamente agendado ou pré-estabelecido de forma fixa, em acordo com a supervisão da Escola.
Temos o desejo de continuar a produção de nossos jornais e revistas.
Planejamos iniciar a elaboração de um jornal produzido pelos alunos das turmas C30.
Pretendemos oportunizar a edição das capas de revistas (Revista de Variedades) pelos próprios alunos das turmas C20, através de um programa de edição de imagens.
Enquanto não podemos utilizar o Ambiente Informatizado de forma plena, estamos oportunizando aos professores e alunos, o uso de  recursos visuais, através de imagens .jpg editadas e gravadas em CD/DVD, conforme seus planejamentos. A visualização destas imagens se dá paralelamente às aulas,na Sala Multiuso.

Por exemplo:
Aula de Matemática situando no tempo e espaço a introdução dos Números Inteiros.
Aula de História, apresentando Linha do Tempo.
Aula de Geografia, com imagens de relevo, hidrografia e localização de cidades da América e Europa.
Aula de Filosofia , com imagens sobre o conceito de amor.




Ambiente Informatizado  - 2005 e 2006


Neste ano letivo o trabalho desenvolvido neste espaço pedagógico fica caracterizado como quadro do currículo escolar, na área de Educação Tecnológica.
Permanecemos atendendo diferentes turmas de todos os ciclos na Escola, bem como consolidamos o "Jornal do Aramy", com mais uma edição no 2º trimestre de 2005. Ainda conseguimos despertar o desejo de outro grupo de alunos para iniciar o trabalho de edição de uma revista suplementar em nosso jornal :  a revista:  "GIRLS AND BOYS", desenvolvida pelos alunos do 2º ciclo.
Confira nossas revistas e alguns trabalhos desenvolvidos neste período:




Oficina de Informática -  2004

No ano de 2004, com o objetivo de colocar em prática um desejo, presente em nossa Escola há muitos anos, decidimos aproveitar o espaço da Oficina de Informática e desenvolver este projeto envolvendo alunos de todos os anos – ciclos, como repórteres, editores, cronistas, astrólogos, comentaristas, enfim como autores do nosso Jornal.
Para isso, a Oficina irá trabalhar diretamente com os organizadores(escolhidos por seus colegas de sala de aula).
Os organizadores, num total de 28 alunos de diferentes turmas da manhã, virão à tarde, nas terças-feiras, das 13h20min até às 15h50min, trazendo o material produzido em sala de aula, por todos os alunos e sob a coordenação do professor, independendo  a área de conhecimento. Estes organizadores terão também a responsabilidade de coletar materiais produzidos, por alunos que estudam no turno da tarde, e que por este motivo não poderão desempenhar, neste momento, o papel de organizadores.
Na semana de 8 à 12 de março, a Profª Liége passará nas turmas da manhã para relacionar os organizadores que iniciarão este projeto de trabalho.
A digitação; a estrutura; a diagramação; as seções; as imagens; etc, serão elaboradas com auxílio e orientação da Profª Liége, durante a Oficina.
Sugestões de seções para compor nosso Jornal:
  ☼editorial;
   ☼cartas do leitor;
 crônicas
   ☼comentários;
   ☼entrevistas;
   ☼classificados;
   ☼notícias;
   ☼propagandas;
 horóscopo;
  ☼cartuns; etc.


    Inicialmente o Jornal, na 1ª edição (trimestral), não terá um nome, podendo este ser escolhido através de votação e ser efetivado já na 2ª edição. A 1ª edição foi concluída na última semana de junho e encaminhada para a Assessoria de Informática e Assessoria de Temáticas Contemporâneas.
No dia 8/12/2004 recebemos da gráfica  o segundo número do jornal da Escola.
Veja o resultado

Ano Letivo: 2003

Justificativa:

Constantemente precisamos encontrar alternativas para renovar e qualificar nosso trabalho, de modo que possamos atingir os nossos objetivo de educadores na Escola Pública.
O Mundo, atualmente, vive num processo extremamente acelerado de divulgação de informações que são disponibilizadas de forma não linear, fazendo que as crianças e jovens tenham acesso às notícias quase que instantaneamente, enquanto que nosso conhecimento, quanto à forma de analisar esta realidade que está sendo veiculada, é a que foi apreendida de forma acadêmica e linear, de acordo com nossa formação profissional. Urge que os professores da Rede Pública busquem mecanismos pedagógicos para aproximar as necessidades de sistematização de conhecimentos escolares aos desejos da juventude de viver e fazer parte deste mundo rápido, novo e não linear que se apresenta hoje.
Nós professores, envolvidos de forma integral com cotidiano da sala de aula, necessitamos de assessorias, debates, sugestões e alternativas para minimizar algumas dificuldades em nosso fazer pedagógico. Muitas vezes também, sentimos que nossas expectativas de sucesso são maiores que as possibilidades de realização, devido ao tempo que temos para planejar e executar nossas funções de educadores, compreendendo que as vivências sócio-emocionais de nossos alunos cada vez mais exigem de nós, maior envolvimento profissional e emocional.
Acredito que ao apresentar este Projeto de Trabalho, para o ano letivo de 2003, estou contribuindo para que nossa Escola, como um todo, qualifique pedagogicamente o espaço do Ambiente Informatizado, de forma que nossos professores e alunos sintam-se participantes desta realidade globalizada atual.
Acredito que o trabalho desenvolvido no Ambiente Informatizado, de forma planejada e com critério pedagógico possibilite a produção de experiências significativas para todos os alunos de nossa Escola, já que pode promover o desenvolvimento de competências e habilidades, assim como provocar a reflexão e estimular o uso de diferentes formas de expressão com o objetivo de buscar estratégias para solucionar problemas e auxiliar na construção da autonomia.
Tendo observado, ao longo dos anos, a motivação que nossos alunos demonstram quando tem a oportunidade de usufruir o Ambiente Informatizado e pensando também em uma forma de qualificar este rico espaço pedagógico, proponho desenvolver meu trabalho com alunos e professores, no Ambiente Informatizado, sob a coordenação do SOP, participando de reuniões com diferentes coletivos, bem como assessorá-los para que se apropriem e utilizem todo o material pedagógico que se encontra produzido nos computadores de nosso Ambiente.

Liége Teixeira de Moraes

Objetivos:

Qualificar pedagogicamente o Ambiente Informatizado da E.M.E.F Aramy Silva.
Divulgar entre os professores, através de reuniões para troca de experiências o material pedagógico produzido em nosso Ambiente Informatizado.
Produzir jogos pedagógicos relacionados com as diversas áreas do conhecimento.
Desenvolver projetos e/ou oficinas, diretamente com alunos e/ou professores, conforme planejamento coletivo, sob orientação e supervisão do SOP da Escola.
Construir e publicar a estrutura básica da Home Page da Escola, sob orientação da Equipe Diretiva, de forma que os trabalhos desenvolvidos por toda a comunidade escolar sejam socializados em toda a Rede.

Objetivos Específicos:


Organizar reuniões de planejamento com professores dos diferentes ciclos e áreas, para que estes tenham contato com o acervo de Jogos Pedagógicos produzidos e instalados em nosso Ambiente Informatizado, sob orientação do SOP.

Desenvolver junto aos alunos de 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo, Oficinas para a Construção de Jogos Pedagógicos em diversas áreas do conhecimento ou Oficinas de Iniciação à Informática, com orientação do SOP, a fim de encontrar outras alternativas que minimizem as dificuldades de aprendizagem e que contribuam para a produção do conhecimento.
Por exemplo, oficina de “Histórias em Quadrinhos”, através da criação de Slides usando o Programa Power Point do Windows ou Apresentação do Linux, no Ambiente Informatizado, procurando auxiliar na construção de textos com seqüência lógica.

Planejar reuniões para trocas de experiências entre os professores e supervisores  0dos diferentes ciclos, no Ambiente Informatizado, oportunizando a construção de Jogos Pedagógicos nos computadores de Escola, através dos programas que encontram-se instalados neste espaço.

Organizar junto com o SOP e Comitê de Informática, horários para pesquisas da comunidade escolar.

Produzir jogos pedagógicos conforme solicitação dos professores, mediante planejamento prévio. Como, por exemplo, os que já existem em nossos computadores:

 Alfabetização Jogos para identificação de letras e palavras.
Jogos para a construção de palavras.
Jogos com Músicas Infantis.
Construção de cartões ou postais para datas especiais.
CDs de Introdução à Matemática, onde os alunos poderão relacionar o número à quantidade.
Jogos para reconhecimento de cores.
Pinturas livres para desenvolver a motricidade fina.
Jogos para alfabetização matemática.

Linguagem

Jogos em CDs pedagógicos trabalhando:
Palavras Cruzadas, Caça-Palavras, Reconhecimento de Sons, Ortografia.
Jogos para construção de frases e organização de textos em seqüência cronológica de fatos.
Jogos para a escrita de textos a partir de cenários previamente escolhidos ou que os alunos possam criar.
Jogos utilizando a segmentação de textos e pontuação.
Jogos em inglês, usando nome de cores, profissões, vestuário, etc.
Jogos em espanhol, usando estações do ano, meses do ano, cores, números, etc.

Matemática

Jogos com as Quatro Operações
Jogos sobre Números Inteiros.
Jogos de Geometria ( Dominó, Construção de Sólidos de Revolução, Construção de Figuras Planas, Jogos de Raciocínio Lógico, etc...).
Construção de Gráficos de Equação de 1º Grau e de 2º Grau, usando o Programa Graph20p e Geometrics.
Jogos sobre Porcentagem.
Jogos sobre Proporcionalidade.
Jogos com Frações.
Jogos relacionando números / quantidade.

Geografia CDs: Enciclopédia Geográfica.
Atlas Ambiental de Porto Alegre.
O Jovem Explorador do Mundo.
Jogos em Slides relacionando mapas, características geográficas, localização de estados e regiões do Brasil.
Pesquisas utilizando textos previamente planejados com o professor.
Cenários específicos com paisagens variadas possibilitando escrita de textos baseados nos conhecimentos obtidos em sala de aula.

História CD História do Brasil.
Jogos relacionando características dos diferentes povos que colonizaram o Brasil.
Pesquisas, utilizando imagens, textos previamente planejados com o professor.

Ciências: Jogos em Slides para auxiliar na compreensão das características dos seres vivos.
Construção de Slides caracterizando um determinado ambiente com sua fauna e flora.
Jogos relacionando órgãos do corpo humano, órgãos do sentido ou outros conteúdos previamente planejados com o professor.

Jogos em CDs envolvendo diversas áreas do conhecimento CD Roller Coaster – Construção de Parque de Diversões. <>CD Zôo Tycoom – Construção de Zoológico
CD Faraó - História do Egito
CD RailCoaster Tycoom - Construção de Ferrovia para desenvolver os continentes através do comércio.
CD Sim City - Criação e desenvolvimento de cidades.

Sugerir Sites educacionais que possam subsidiar o trabalho do professor, bem como auxiliar os alunos em pesquisas solicitadas em diversas áreas do conhecimento, por exemplo:

Sócio-histórica: www.ibge.gov.br ( oferece servidor de mapas, história da construção do território nacional, permite visualizar nosso país, estados, municípios, atendendo alunos de faixas etárias diferentes com linguagens adaptadas para cada uma.)

Linguagem: www.albumdanatureza.com.br (oferece várias imagens que servem como fundo de slides, permitindo que o aluno crie cartões e/ou postais inserindo textos criados por eles).

Inglês: www.pbskids.org

Espanhol: www.mundolatino.org/rinconcito

Expressão: www.casadeportinari.com.br (oferece imagens de obras do artista, jogos pedagógicos para diferentes faixas etárias)

Educação Física: www.sportv.com.br

Ciências: www.babyquik.com.br

Todas as Áreas do conhecimento:
www.escolanet.com.br

www.augeeducacional.com
www.ficharionline.com.br

Para jogos de entretenimento:
www.monica.com.br
www.recreionline.com.br
www.canalkids.com.br 
       
www.uol.com.br/disneyexplora/jogos2001
Efetivar a construção da Home-Page da Escola, com orientação Equipe Diretiva e Comitê de Informática, abrindo espaços para a divulgação de projetos desenvolvidos em toda a Comunidade Escolar.

 Execução:

A sugestão inicial é que o Projeto seja desenvolvido no dia da reunião pedagógica, nos turnos manhã e tarde, contemplando encontros com todos os professores em diferentes momentos ao longo do ano, possibilitando também a organização de oficinas com grupos de alunos dos dois turnos. Todavia coloco-me a disposição de Equipe Diretiva para, em parceria, encontrarmos a melhor alternativa de horários, já que estarei presente na Escola todos os dias da semana.

Cronograma das Oficinas de alunos:


Divulgação do Projeto:

Durante o mês de março, será exposto nos murais da Escola, na Sala de Informática, um painel informando as datas, horários, vagas, objetivos, metodologia e forma de avaliação das oficinas.

Oficina 1- 1º Trimestre – Período: de 01/4/2003 até 29/5/2003
                                        Inscrição: 18/3/2003 a 21/3/2003

Oficina 2 - 2º Trimestre – Período: de 12/6/2003 até 28/8/2003
                                                     Inscrição: 5/6/2003

Oficina 3 - 3º Trimestre – Período: de 11/9/2003 até 13/11/2003
                                                     Inscrição: 4/9/2003
Inscrição dos alunos:

Para a Oficina 1:
Alunos do turno da manhã - (15 alunos em cada grupo)
As inscrições acontecerão na Sala de Informática, após explicação da metodologia e aceitação da proposta de trabalho por parte do aluno, vinculando a permanência do mesmo à oficina ao seu compromisso de freqüência.
Alunos do turno da tarde - (15 alunos)
O grupo de alunos será organizado pelo coletivo de professores, do turno, em parceria com o SOP, priorizando aqueles que necessitam desenvolver habilidades de atenção, observação, motricidade fina, lateralidade, criatividade, ou alunos que necessitam ampliar as suas possibilidades de leitura, escrita e raciocínio lógico, já que o trabalho a ser desenvolvido pode ser de iniciação à informática ou desenvolvimento de produções de texto a partir de imagens ou construção de histórias com seqüência lógica de fatos, conforme a faixa etária dos alunos
Durante os trimestres estes grupos podem variar, cabe ao coletivo de professores estabelecer as prioridades.
A lista de alunos deverá ser entregue no dia 27/3/2003, já que a Oficina inicia dia 1/4/2003.

Controle de freqüência e comunicação ao coletivo da Escola:

O controle de freqüência será feito através de folha de presença assinada pelo próprio aluno. Cada aluno terá um crachá para ingresso na Escola, constando o dia, horário da oficina e o controle de sua freqüência.
Será disponibilizado ao coletivo da Escola, no Ambiente Informatizado, um painel constando o nome dos alunos envolvido nas oficinas, bem como todos os trabalhos produzidos estarão à disposição em uma pasta “Oficina de Informática 2003”, organizada nos computadores da Escola, possibilitando a todos a socialização dos mesmos.

Avaliação:

Ao final de cada Oficina os alunos farão a avaliação da mesma, assim como sua auto-avaliação, utilizando os conhecimentos obtidos com os encontros de Informática. A partir desta avaliação, o planejamento para as próximas oficinas poderá ser modificado para uma melhor adequação.
Junto ao coletivo de Escola sugiro que ao final de cada semestre todos os projetos desenvolvidos durante o ano letivo sejam avaliados, bem como todos os setores, serviços e direção, a fim de qualificarmos nosso trabalho e encontrarmos a melhor forma de desempenhar nossa função de educadores.