FALAS DOS ALUNOS







Veja também o projeto e análise desse trabalho. com relação ao trabalho realizado.

Profª Malu Pinto



A religião foi a primeira coisa que eu escolhi porque o Candomblé é uma das religiões mais valiosas e mais incrível de todas. Sou do Candomblé, sim. (...) Vou na terreira e me emociono. Como é lindo o Candomblé.

Ruthiane C21


Gostei muito de pesquisar sobre alimentação e fiquei impressionado com o tamanho da culinária afro-brasileira.

João C24


As vezes eu escuto uma música e eu me lembro que, talvez, o rítimo dessa música seja originário da África.

Lucas C21


Foi importante saber que a música brasileira tem quase origem africana.

Bruno C23


Algumas comidas afro-brasileiras são muito diferentes, outras a gente conhece os nomes e algumas são muito estranhas.

Douglas Silva C21


O tema transporte é um assunto da atualidade, não temos muitas coisas, mas está sendo legal descobrir um pouco da África moderna.

Caetano C22


Não imaginava que cada pessoa tivesse o seu próprio orixá. Mas gostei muito.

Sabrina C24


Eu descobri que nas diferentes regiões e nas diferentes tribos, os costumes são diferentes. Como por exemplo, em uma tribo, as mulheres usam tatuagem do estilo hena nas mãos e nos pés.

Renan C21


Aprendi que foi na África que tudo começou, ou seja, a África foi o berço da humanidade. Algumas religiões da África são reconhecidas mundialmente. Por outro lado, a maior parte do continente africano sofreu enorme discriminação que ainda não terminaram.

Dirlene C25


Eu achei muito interessante a pesquisa sobre o Apartheid. (...) Descobri que quando existia o Apartheid na África do Sul, as pessoas negras não podiam freqüentar lugares onde os brancos iam e que nem votar podiam. Eu tive um sentimento bom em relação a esse tema, mas também um pouco de sentimento ruim, ao saber que os negros não tinham quase nenhum direito em suas terras.

Cristina C21


O tema Quilombo não é fácil de ser resumido, pela quantidade de quilombos. Cada quilombo tem a sua história . Hoje não existem tantos como no passado, principalmente na época da escravatura.

Caetano C22


É difícil ser negro em qualquer lugar, mas tem que resistir, tem que haver uma resistência, que é para ninguém mais pisar em cima dos negros.

Kathy C25


Eu acho que o racismo não é uma coisa legal.

Felipe C21


As tecnologias africanas são muito revolucionárias, O programa Grispen Export deu um passo importante com o início das atividades da linha de produção para a frota sul-africana de 28 aeronaves avançadas. (...) Para falar a verdade, eu também pensava que a África era selva, mas agora vi que é um continente que está evoluindo.

Jeferson C22


Eu acho que é um grande trabalho. É uma pesquisa muito importante para as pessoas que preservam as religiões africanas. É um sentimento de respeito que você tem com seus colegas de religião.

Michel C23


Tem gente que é racista e nem se dá conta de seu preconceito. Este preconceito é crime.

Suzan C21


África branca e África negra: repartiram os brancos dos negros. Isso não faz bem para mim, porque todos temos que nos aceitar do jeito que a gente é.

Angela C23


Acho que foi uma grande conquista para os africanos escravos no Brasil conseguirem fazer seus rituais (mesmo com santos da igreja).

Sérgio C24


Consegui aprender muito com a capoeira.

Jefferson A C23


O que mudou meu sentimento com relação a esse tema, foi que tenho certeza de que devo lutar para acabar com o racismo.

Rafaella C21


Eu sei que existiam muitas religiões, que não se sabia ao certo era quantos orixás existiam, e isso eu achei interessante, pois as pessoas de lugares diferentes dizem que existem 8, 12 e até 20 orixás diferentes e as suas crenças mudam de um lugar para outro. Eu gostei muito de trabalhar com a religião, pois eu aprendi que ela é muito cheia de mistérios.

Renan C21


Existe a umbanda só no nosso país, porque quando vieram os escravos, eles trouxeram e misturaram a religião deles com o catolicismo.

Marcos C25


A culinária de cada país deveria crescer nos outros para que as pessoas pudessem apreciar os alimentos que são feitos em outros países.

Cleber C21


O tema “culinária” é bem interessante de trabalhar, pois antes de pesquisar a culinária afro-brasileira, achava que as comidas originárias da África fossem comidas ruins. Mas ao longo da pesquisa descobri que não é assim, porque muitas comidas que comemos – e gostamos – são de origem africana, como o bolo de cenoura, arroz de leite, cuca de banana, pé de moleque...

Bruna M C21


Os cremes para cabelo crespo, os cremes para negros, tem a tampinha dourada, ou marrom ou preta. As tampinhas dos cremes das pessoas brancas são coloridos (amarelo, vermelho, verde, ...) Parece até uma questão de racismo, puro preconceito, pois é impossível que um ser humano não compreenda: creme para cabelos crespos, para cabelos negros.

Juliane C21


Eu aprendi que mesmo sendo escravos, os africanos inventaram vários pratos deliciosos – feitos com sobras de comida - , que hoje são pratos típicos aqui no Brasil.

Luanna C21


Eu gostei de aprender sobre isso – escravidão e racismo - , achei coisas bem fortes e marcantes na vida deles (conquistas e derrotas), E vejo que Zumbi, entre outros, fizeram com que os escravos percebessem que eles deveriam lutar pelos seus direitos, e demonstrar para hoje que as conquistas dos negros estão apenas começando. Eu sabia que os escravos sofriam, mas nem tanto! Não é pena, mas foi muito triste ver que os negros morreram pela sua liberdade e hoje há preconceito contra os negros, que já tem seus direitos, mas nem sempre são respeitados.

Thays C21


Pensava que na África se falava apenas umas dez línguas. Me surpreendi com a quantidade de línguas faladas.

Gabriel C24


Eu achava que esse tema da religião era coisa do demônio, mas quando eu comecei a estudar, vi que era o contrário. Acho muito legal o jeito de como eles tratam sua religião.

Anderson C21


Estou gostando muito de trabalhar com a questão do racismo. Somos privilegiados em sermos os primeiros alunos a trabalhar com esta questão.

Priscila C22


A pesquisa sobre lendas está sendo bem legal, pois estamos trabalhando com um escritor – Rogério Andrade Barbosa, que recentemente foi à África, trazendo de lá várias histórias legais, contadas em seus livros.

Renato C22


Muitas coisas sobre a religião não é encontrada em textos, fica mais difícil para nós, pesquisadores. Quero descobrir e pesquisar muitas coisas sobre este tema.

Joelson C22


Gosto de arte, mas eu acho que as pessoas que pintam quadros para vender, ganham muito pouco.

Gabriel C25


O povo da África nos trouxe mais cultura e muito mais poder negro na sociedade brasileira.

Daniela C22


Eu já conhecia algumas religiões africanas, pois eu freqüento uma terreira espírita. E, agora, depois de ter pesquisado, estou conseguindo aprofundar meus conhecimentos e entendendo melhor as religiões.

Jéssica C21


É incrível que o Continente Africano corresponda a três vezes o território da China e só tenha 13% da população mundial, enquanto a China tem 20%.

Analu C22


É bem legal trabalhar com o tema da moda de cabelos afro-brasileiros. Hoje em dia tem tanta gente inventando moda, fazendo trancinhas, black power, dread. Isso são coisas normais no dia a dia e muita gente não sabe que vem da África. (...) Entendi realmente porque as pessoas gostam de arrumar seu cabelo assim. É porque querem nos mostrar seu passado.

Juliane C21


Algumas línguas africanas são faladas em “português”, porque é a mistura da língua portuguesa com as línguas indígenas e as línguas africanas.

Gabriel C22


Gostaria que ninguém esquecesse das comidas típicas da África.

Angélica C21


Gostei muito de pesquisar a música, pois percebi que a maioria dos gêneros musicais que são escutados no Brasil são de origem africana.

Daniel C25


É horrível o que acontece com quem sofre algum preconceito de racismo, a pessoa fica arrasada. E por isso, eu acho que isso deve acabar, antes que aconteça muito mais tragédias.

Marcelo C22


Gostei de ter trabalhado sobre a culinária, pois descobri que muitas comidas que costumamos comer no dia-a-dia são de origem africana.

Cristina C21


Pesquisei sobre contos e encontrei um monte que eu já conhecia como os contos dos orixás. Eu vou muito nesses batuques, por isso eu conheço.

Mayara C22


Através da pesquisa, descobri muito mais do que eu sabia. O sentimento é de poder descobrir um pouco mais, é uma sede de descobrir as coisas ao todo.

Cleonice C25


Até hoje ainda existem muitas lendas, graças à escrita e às gerações que foram passando uns para os outros. E que as novas gerações possam lembrar – vamos dizer, que seja sua própria cultura.

Felipe C22


Nem todas as pessoas tomam o conhecimento de que o Brasil é um país afro-brasileiro.

Felipe C21


As línguas africanas são lindas. É incrível como conseguiram desenvolver o modo de fala deles.

Franluc C22


Tem gente que não sabe qual é o seu orixá, mas mesmo assim tem um. Não precisa ser batuqueira.

Anelise C21


Eu tive uma enorme alegria ao ler sobre essas bonecas (cooperativa de mulheres abayomi) porque o esforço que elas tiveram não foi em vão. As crianças brincam, é demais!

Gregory C22


Acho que o que eu estudei deveria ser mais público para que as pessoas preconceituosas saibam que o que comem ou o que falam, é de origem africana.

Erika C23


Danças, ritmos, culinária e medicina fazem parte da cultura afro-brasileira juntamente com a religião. Quando alguém lê sobre um desses temas, se sente bem ao saber que a cultura faz parte da vida de todos.

Anderson N C23


Os quilombos foram muito importantes. Tenho vontade de continuar pesquisando.

Mariane C25


O sentimento que tive durante a pesquisa foi de felicidade, pois sempre achei que falar sobre diferentes religiões não era lugar na escola.

Thiéli C23


Segregação racial. Não gosto disso. Os negros são separados dos brancos.

Rochelle C25


Eu acho muito legal o ritual que eles fazem porque é normal, eles fazem isso sempre. Bem dizer, isso é um costume.

Anderson L C23


Eu senti muito nojo dessas pessoas racistas que ficam discriminando as pessoas negras. Eles não se tocam que um negro é igual a um branco!

Pryscila C23


Foi muito bem pesquisar sobre culinária africana porque tinha muitas receitas.

Jeferson S C23


Me senti mais ligado à África.

Dickson C24


A “medicina” africana me impressionou muito pelo seu poder de cura, com muitas ervas.

Lucielle C23


Pode ter acabado a escravidão, mas o racismo ainda existe hoje em dia.

Taiana C25


A dança, eu achei muito legal os movimentos e a música que eles utilizam, gostei muito porque é uma cultura bem diferente da que eu conheço. É legal saber que tem no Brasil algumas dessas danças.

Douglas F C23


Eu achei que iria ser um saco só ver música de “negão”, mas não foi. A história e os fatos te prendem e fascinam pela riqueza de detalhes. Isso foi espetacular, estudar e aprender sobre essa cultura tão grandiosa.

Bruno C21


Senti o desejo de provar uma comida diferente.

Francine C23


A culinária mostra a identidade de cada grupo humano.

Daniele C24


Acho legal que um descendente de africano é o criador do reggae.

Richard C24


Eu acho interessante a música africana, pois ela é pura, sem efeitos. È feita praticamente só com a batida dos tambores. O que é legal também são os ritmos africanos. Acho que a música africana contagia facilmente, mesmo quem diga que não é legal, pois os tambores parecem atrair as pessoas com suas batidas.

Cleber C21


O que mais me chamou atenção foi o “sincretismo e ecumenismo”. Eu não sabia disso e nem que existiam essas outras religiões.

Jessica M C24


Achei legal porque eu não sabia que os orixás tinham símbolos.

Lucas C24


No passado a feijoada era comida dos negros escravos. Hoje é uma comida brasileira que todos comem.

Pedro C24


O tema “linguajar brasileiro influenciado pela África” é um trabalho bem longo, mas não é muito difícil. Foi super bom fazê-lo, afinal tem uma palavras que nem imaginamos, ou que achamos que não era esse seu significado. Depois disso, dá até para sair falando em código.

Thais P. C21


Aprendi coisas que eu nunca tinha descoberto antes.

Jéssica S C23


Eu achei muito interessante pesquisar sobre a educação dos africanos. Mesmo sem ter muitas escolas são interessados em aprender. (...) Aqui, tem gente que tem a oportunidade de estudar e não aproveita, enquanto que eles, com dificuldades, não desistem. Eu senti muita alegria de ver que eles gostam de estudar e mesmo com dificuldades não desistem de seus objetivos.

Jéssica B C23


A metade da população do Brasil é negra, são orgulhosos e gostam de seu cabelo, corpo e cor. Muitos brancos são insatisfeitos com o seu corpo.

Rafael C24


A capoeira regional eu acho muito legal de ser ver e fazer, pois os golpes são muito bonitos. Já o da Angola é mais lento e eu não vejo muita emoção.

Farney C25


Eu achava tudo besteira, orixás e religião, mas depois descobri a mitologia dos orixás.

Gabriel C24


Foi legal trabalhar esse assunto, porque a culinária interessa a todo mundo, sendo culinária africana ou não. Eu também aprendi pratos que eu nem sabia que eram africanos.

Lucas C25


As músicas da África são mais agitadas e mais alegres, tem danças legais e coreografias que são feitas da própria música.

Ruthiane C21


Já fiz um ano e meio e gostei. Gosto muito e sempre que posso, vou em uma roda de capoeira.

Leonardo C25


As religiões africanas deram origem a várias outras religioões, como a umbanda, quimbanda e candomblé. Achei essa pesquisa muito legal porque ela fala bastante sobre o povo africano.

Jailson C25


Gostei muito de pesquisar sobre culinária afro-brasileira. São muitos tipos de comida que vieram da África para o Brasil. Algumas dão água na boca!

Kilber C21


Ao contrário do tema culinária, a economia é muito sofrida. Mães saem de casa e largam seus filhos para trabalhar e sustentar a família. Acho isso horrível.

Luciana C25


Muitas religiões de hoje são de origem africana. Muitas pessoas acham que é para o demônio, mas é para os seus orixás. Apenas temos que respeitar a religião deles.

Yuri C24


Fiquei sabendo de várias comidas brasileiras de origem africana, como acarajé, dendê e vatapá.

Dener C25


Eu quiz falar sobre religião porque eu acho importante lembrar que, quando os africanos vieram para o Brasil, trouxeram sua cultura.

Michele C25


Sinto que foi bom fazer essa pesquisa sobre racismo. Essa pesquisa serve até para quem tem racismo refletir e pensar que isso que está fazendo é errado.

Giovane M S C22


Sobre as danças dos africanos, é um show. As comidas, coisas estranhas, que nunca ouvi falar, deve ser tri ruim. Bolo de feijão, éca!

Jéssica C25


Achei legal estudar, pesquisar as danças, gostei muito. Não sabia que existiam todas aquelas danças de origem africana.

Douglas E C21


Gostei bastante da pesquisa e acho que todos os alunos vão levar com eles boas lições sobre tudo o que aprendemos.

Angélica C25


A cultura é passada através dos mais velhos, por eles terem mais conhecimentos sobre crenças e outras coisas mais,

Rochelle C25


Gostei muito de trabalhar com os orixás, é muito legal.

Francielle C25


Antes eu achava uma bobagem (a pesquisa sobre umbanda), mas quanto mais eu fui sabendo, eu queria saber mais e mais. Agora, eu estou adorando o trabalho.

Bruna S C21


Algumas pessoas de lá respeitam suas religiões, ninguém fala mal de ninguém.

Michael C25


Me senti bem ao saber que os escravos criaram um lugar para seu refúgio e resistência – os quilombos.

Roberta C 25


Tem vários tipos de cabelo, de roupas. Vários feitios de arrumar os cabelos. Eu gostei muito disso.

Tomás C21



           III ciclo
Volta para Escola       
Volta para index    Volta ao início da página
Profª Malu Pinto