ESTADO: RIO GRANDE DO NORTE

Capital: NATAL

Região: NORDESTE

Sigla: RN

Pesquisadores: Cristina Nickele Goncalves - Luana França - Lucas Wurlitzer Daniel - Jessé Braga Abbady - Phelipe Martins De Oliveira - Kathy Da Rosa Silva - Thieli Silva Geremia



                                               


                                                     





Origem do nome do Estado

Recebeu esse nome por conta do tamanho do rio Potengi.



Gentílico do Estado:   Norte-rio-grandense ou Potiguar

Gentílico da Capital:   Natalense




LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DA CAPITAL

  LATITUDE:   05º47'42''   SUL        LONGITUDE:   35º12'34''   OESTE  




PESSOAS DE 5 ANOS OU MAIS DE IDADE, SEGUNDO A ALFABETIZAÇÃO

1.687,760 ALFABETIZADOS            524,932 NÃO ALFABETIZADOS



ESTADO: COR OU RAÇA DA POPULAÇÃO

42,225,2%  BRANCA    52,4%  PARDA    4,6 %   PRETA    0,2%  AMARELA/INDÍGENA



CENSO DE 2000 - IBGE - http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/indiceesq.html - ESTADOS BRASILEIROS




Natureza




Clima:

O Rio Grande do Norte se estende por uma área de 53 mil quilômetros quadrados. O litoral e a porção oeste do estado têm clima tropical; já o centro é semi-árido.




Vegetação:

A vegetação apresenta áreas de mangue no litoral e, à medida que se embrenha no interior, a paisagem muda para floresta tropical e caatinga.




Relevo:

Planície litorânea, com depressão na maior parte e planaltos ao sul.
Ponto mais elevado: serra do Coqueiro (868 m).




Hidrografia:

O estado do Rio Grande do Norte faz parte da Bacia do Nordeste. Rios principais: Mossoró, Apodi, Assu, Piranhas, Potengi, Trairi, Seridó, Jundiaí, Jacu, Curimataú.




Flora e Fauna:

Dos cinco grupos de ilhas distantes da costa em território brasileiro, dois ficam no Estado do rio Grande do Norte e apresentam paisagem deslumbrante e fauna muito rica:
Penedos de São Pedro e São Paulo - Localizadas a cerca de 900 km a nordeste do estado do Rio Grande do Norte, constituem rochedos em forma de meia-lua, cobertos de guano (fezes de aves marinhas) e cercados de perigosos recifes.
Atol das Rocas - É uma pequena ilha formada por corais, de difícil acesso devido à grande quantidade de recifes, situada a 240 km a nordeste do estado do Rio Grande do Norte. Nesta ilha foi criada, em 1979, a primeira reserva biológica do país.




Meio Ambiente - Ameaças e Desafios:

A produção de camarão em cativeiro, a chamada carcinicultura, tem aumento explosivo no estado, que passa a ser o maior exportador brasileiro do crustáceo. Em 2002, a previsão era exportar o equivalente a 45 milhões de dólares. Em 1998, o camarão rendeu 132 mil dólares. Mas a atividade provoca polêmica, porque a produção se concentra nos manguezais, que, por lei, devem ser intocados. Segundo o Ibama, há 300 criadouros no estado, dos quais apenas 53 são licenciados e outros 150 estão com processo em andamento. O restante estaria em situação irregular.
A taxa de mortalidade infantil é uma das maiores do país, com 47,9 mortes de crianças de até 1 ano de idade a cada mil nascidas vivas. A cobertura da rede de esgoto não chega à metade dos domicílios. Mais de 75% da população acima de 10 anos não concluiu o ensino fundamental e 23,7% são analfabetos.




Curiosidades:

Das salinas do Rio Grande do Norte são extraídos 95% do sal do país. Essa produção é resultado das poucas chuvas, da temperatura elevada e dos ventos secos da região. O estado é o maior produtor nacional de petróleo em terra, só perde para a produção marítima do Rio de Janeiro.
Com clima e solo menos favoráveis ao cultivo da cana-de-açúcar, a região torna-se centro de criação de gado. Também começa a ganhar importância a exploração do sal. O emprego do trabalho escravo indígena provoca forte reação dos Cariris. Junto com outras tribos, eles desencadeiam a chamada Guerra dos Bárbaros, em 1685, só encerrada com a intervenção de forças de bandeirantes paulistas nos primeiros anos do século XVIII.




Povos Indígenas:

Nome

Outros nomes ou grafias

Família/língua

UF (Brasil) Países Limítrofes

População
censo/

estimativa

Ano

Não foi encontrado nenhum dado sobre povos indígenas nos Estados do Piauí e do Rio Grande do Norte. No Brasil, muitos povos ainda estão lutando por seu reconhecimento enquanto povos indígenas, alguns deles já conquistaram este direito. Não encontrar nenhum dado nestes Estados não significa que não existam.




Povos Indígenas do Estado do Rio Grande do Norte
- Lutas - Conquistas Desafios

Até a década de 80, o estado do Ceará, assim como os do Piauí e do Rio Grande do Norte, eram dados, pelos registros da FUNAI e pelos levantamentos produzidos por antropólogos e missionários, como os únicos estados no Brasil, além do Distrito Federal, em que inexistiam índios. No Ceará, entretanto, a presença indígena deixou de ser ignorada quando a então Equipe de Assessoria às Comunidades Rurais - hoje, Equipe de Apoio à Questão Indígena - da Arquidiocese de Fortaleza passou a atuar no município de Caucaia, junto à coletividade dos Tapeba.




Reportagem de Jornal e/ou Revista

Brasil Geral
Revista Superinteressante
março/2003
É interessante saber porque se diz Xará a quem tem o mesmo nome.



volta para Piauí


Lendas


Apresentação


Introdução


Mapa IBGE


N


NE


S


SE


CO


Bibliografia


Site


Agradecimentos

Álbum de Fotos

vai para Sergipe