ESTADO: MARANHÃO

Capital: SÃO LUÍS

Região: NORDESTE

Sigla: MA

Pesquisadores: Marindia Ramos Selbach - Mayara Da Cruz Nascimento - Pablo Silva De Souza Dutra - Tiago Silva De Jesus - Analu Silva Figueredo - Thais Dos Reis Padilha



                                               


                                                     





Origem do nome do Estado

Nome com origem controversa. Uma das hipóteses é que venha do nheengatu "mara-nhã", outra é que tenha origem no tupi "mbarã-nhana" ou "pára-nhana", que significa "rio que corre". Outra possível origem está no cajueiro, árvore típica da região conhecida como "marañón" em espanhol.



Gentílico do Estado:   Maranhense

Gentílico da Capital:   São-luisense ou Ludovicense




LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DA CAPITAL

  LATITUDE:   02º31'47''   SUL        LONGITUDE:   44º18'10''   OESTE  




PESSOAS DE 5 ANOS OU MAIS DE IDADE, SEGUNDO A ALFABETIZAÇÃO

3.142,789 ALFABETIZADOS            1.137,210 NÃO ALFABETIZADOS



ESTADO: COR OU RAÇA DA POPULAÇÃO

26,7%  BRANCA    63,3%  PARDA    9,6 %   PRETA    0,6%  AMARELA/INDÍGENA



CENSO DE 2000 - IBGE - http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/indiceesq.html - ESTADOS BRASILEIROS




Natureza




Clima:

Tropical, e equatorial. O clima equatorial ocorre no oeste do maranhão, com características semelhantes ao clima da Amazônia. Apresenta temperaturas médias anuais elevadas, que variam de 25ºC e 27ºC. Já o clima tropical continental, que ocorre no restante do Estado, caracteriza-se por médias térmicas elevadas e chuvas concentradas no verão.




Vegetação:

Mapa dos cocais a leste, mangues no litoral, a floresta Amazônica a oeste, cerrado ao sul. São campos, florestas equatoriais e cerrado. O Maranhão é o único estado do nordeste coberto em parte pela floresta Amazônica.




Relevo:

Costa recortada e planície litorânea com dunas e planaltos no interior.
No Parque Nacional dos lençóis Maranhenses encontramos dunas de até 50 metros de altura. A paisagem dessa região passa por grandes mudanças a cada época do ano. A cuva que cai no primeiro semestre faz surgir centenas de lagoas entre as dunas, o que atrai espécies variadas de aves. Já no segundo semestre, quando param as cuvas, tudo seca, e o lugar vira um deserto.
Ponto mais elevado: Chapada das Mangabeiras, no sul do Estado, com 804 metros.




Hidrografia:

Rios principais: Tocantins, Gurupi, Parnaíba, Grajaú e Itapecuru.




Flora e Fauna:

Animais ameaçados de extinção: Guará-do-litoral, Araponga-do-nordeste e Arapaçu-do-nordeste.
O Maranhão tem parques e reservas como: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, na região nordeste do Estado e a Reserva Biológica do Gurupi, na região noroeste do Estado.




Meio Ambiente - Ameaças e Desafios:

No fim dos anos 70, a mata já havia perdido quase a metade de sua formação original. Esses projetos também impulsionam disputas de terra e conflitos com a população indígena, que causou tensão e violência. A partir dos anos 60 e 70, a modernização do Maranhão ganha impulsos com os investimentos da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) e da do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) na agropecuária e no extrativismo vegetal e mineral.




Curiosidades:

Você sabia que a cidade de Alcântara tem uma base militar brasileira de foguetes porque está próximo a linha do Equador? Nessas regiões, a rotação da Terra ajuda o foguete a entrar em órbita, gastando menos combustível.
Por mais de uma vez, o Brasil já negociou com outros países o uso da base para o lançamento de satélites estrangeiros. Surge um problema se o Brasil perder o controle dos materiais ali embarcados em satélites e foguetes.




Povos Indígenas:

Nome

Outros nomes ou grafias

Família/língua

UF (Brasil) Países Limítrofes

População
censo/

estimativa

Ano

Gavião

Pukobiê, Pykopjê, Gavião do MA

MA

250

1998

Guajá

Awá, Avá

Tupi-Guarani

MA

280

1998

Guajajara

Tenethehara

Tupi-Guarani

MA

13.100

2000

Kaapor

Urubu-Kaapor, Ka’apor, Kaaporté

Tupi-Guarani

MA

800

1998

Kanela Apaniekra

Canela, Timbira

MA

458

2000

Kanela Rankokamekra

Canela, Timbira

MA

1.337

2001

Krikati

Krinkati, Timbira

MA

620

2000

Tembé

Timbé, Tenetehara

Tupi-Guarani

PA/MA

820

1999

http://www.socioambiental.org/website/pib/portugues/quonqua/quadro.htm





Povo Guajajara

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam 11 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas situadas no Maranhão. Sua história de mais de 380 anos de contato foi marcada tanto por aproximações com os brancos como por recusas totais, submissões, revoltas e grandes tragédias.
A situação da saúde nas aldeias ainda é preocupante. Os guajajara são muito mais atormentados por doenças, como verminoses, malária, tuberculose e vários tipos de gripe, do que o restante da população rural. Ainda não é possível fazer um balanço das mudanças introduzidas pelo novo regime de assistência de saúde.
A situação da educação é pouco melhor, sendo a escola bilíngüe uma exigência apenas parcialmente cumprida, apesar das boas cartilhas preparadas pelos missionários do Summer Institute of Linguistics. Muitas aldeias ou não têm escolas ou estas não funcionam, seja por falta de material didático ou de pessoal docente qualificado.




Povo Guajá

Os Guajá, que vivem na pré-Amazônia brasileira, constituem um dos últimos povos caçadores e coletores no Brasil. Além dos aldeados pela Fundação Nacional do Índio (Funai), um certo número de Guajá vive na floresta, sem contato permanente com a sociedade regional. Ao longo de sua vida, tanto um homem quanto uma mulher podem ter vários matrimônios sucessivos.




Povos Indígenas do Estado do Maranhão
- Lutas - Conquistas Desafios

Os limites das Terras Indígenas, apesar da situação jurídica formal, muitas vezes não são respeitados. A população regional tem preconceitos muito fortes contra os índios e grande dificuldade de aceitar as demarcações.




Organizações Indígenas no Estado :

- ANAI (Associação Nacional de Ação Indigenista)
www.anai.org.br
Desenvolve atividades de divulgação e promoção dos direitos dos povos indígenas da região Nordeste do Brasil.

- Índios na visão dos índios
www.visaodosindios.com.br
Retrata a relação da ong Thydêwá com povos do Nordeste brasileiro.

- COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira)
www.coiab.com.br
Reúne na sua base política 75 organizações e 165 povos indígenas, dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.




Reportagem de Jornal e/ou Revista

Brasil Geral
Revista Superinteressante
maio/2003
Discussão sobre a questão da terra e preservação dos povos indígenas.



volta para Ceará


Lendas


Apresentação


Introdução


Mapa IBGE


N


NE


S


SE


CO


Bibliografia


Site


Agradecimentos

Álbum de Fotos

vai para Paraíba