ESTADO: ALAGOAS


Capital: MACEIÓ

Região: NORDESTE

Sigla: AL

Pesquisadores: Felipe Belem Dell'aglio - Renan Calices Capela - Anderson Da Silva Costa - Juliane Borzzatto Dos Santos - Dener Nunes Pereira - Franluc Giaparelli Da Silva - Bruno Fernando Kreis Gonçalves - Rafael Rupolo Dos Santos



                                               


                                                     





Origem do nome do Estado

Deriva dos numerosos lagos e lagoas que banham a região. Só Maceió, a capital, possui 17 lagoas, entre mais de 30 em todo o Estado.



Gentílico do Estado:   Alagoano

Gentílico da Capital:   Maceioense




LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DA CAPITAL

  LATITUDE:   09º39'57''   SUL        LONGITUDE:   35º44'07''   OESTE  




PESSOAS DE 5 ANOS OU MAIS DE IDADE, SEGUNDO A ALFABETIZAÇÃO

1.476,614 ALFABETIZADOS            687,419 NÃO ALFABETIZADOS


ESTADO: COR OU RAÇA DA POPULAÇÃO

24,1%  BRANCA    59,5%  PARDA    5,0 %   PRETA    0,4%  AMARELA/INDÍGENA



CENSO DE 2000 - IBGE - http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/indiceesq.html - ESTADOS BRASILEIROS




Natureza




Clima:

No Alagoas o clima é tropical.
A região do Nordeste está situada em baixas latitudes, isto é, próxima a linha do Equador. Por isso a temperatura são sempre elevados, sem grandes variações térmicas. O mesmo não se pode dizer a respeito da pluviosidade. Há grande irregularidade em volume e distribuição de chuvas ao longo do ano.
Essa distribuição desigual de chuvas é influenciada pelo relevo principalmente pelo planalto da Borborema. Ao encontrar terras mais elevadas , os ventos carregadores de umidade esfriam e ocorre a chamada chuva de relevo.




Vegetação:

No Alagoas encontramos florestas tropical, mangues litorâneos e caatinga. A paisagem vegetal do Nordeste é hoje muito diferente da paisagem original ,que refletia a variedade de clima e sol da região. A vegetação litorânea de Alagoas possui uma vegetação variada: manguesais, nas reentrâncias da costa submetidas a sensível variação das marés; vegetação escassa das dunas e restingas-coqueiros de praia.




Relevo:

No Alagoas encontramos planície litorânea, planalto no norte e depressão no centro. O relevo do Nordeste é variado e reflete as diferenças das condições naturais que atuam na região. Planalto de Borborema: Leste, de Alagoas ao Rio Grande do Norte, sendo mais extenso na Paraíba e em Pernambuco. Formando a partir das rochas cristalinas. No entanto ao contrário do que muitos pensam , a seca é características apenas do Sertão, e não de todo o Nordeste.




Hidrografia:

A região Nordeste concentra 18% das bacias hidrográficas brasileiras, em área, superadas apenas pelas regiões Norte e Centro.
O Estado de Alagoas faz parte da bacia hidrográfica do São Francisco. Na divisa dos Estados de Alagoas e Sergipe, encontra-se as usinas hidrelétricas de Paulo Afonso e de Xingó.
Rios principais: São Francisco, Mundaú e Paraíba do Meio.




Flora e Fauna:

Aves ameaçadas de extinção: pintor-verdadeiro (tanguara fastuosa), zidedeê-do-nordeste (terenura sicki ), mutum-do-nordeste (mitu mitu), cara-pintada (phylloscartesceciliae).

Na caatinga o milagre da chuva . A palavra caatinga de origem tupi quer dizer " MATA BRANCA", "MATA RALA" ou " MATA ESPINHENTA". Durante a época da seca ela fica embranquecida , praticamente sem folhas, só volta ser verde quando chove.
As árvores da caatinga são pequenas e tortas de casca grossa e freqüentemente espinhosas, para reter água perdem as folhas durante o período que chove, umas das características mais notáveis para a vegetação é sua capacidade de recuperação, um pouco de chuva e como então cinzentas, feias e ressequidas, só cobre de brotos e folhas verdes.




Meio Ambiente - Ameaças e Desafios:

Alagoas ainda detém o recorde de maior taxa de mortalidade infantil do Brasil. O saneamento básico representa um grave problema: menos de 30% dos domicílios do estado têm rede de esgoto.
O principal destino dos turistas é a capital. Maceió, é uma das cidades mais visitadas da Região do Nordeste. Para o interior do Estado, encontramos a seca.




Curiosidades:

Quilombos eram comunidades formadas por negros que fugiam das fazendas em que trabalhavam como escravos. O mais importante deles foi o Quilombo dos Palmares, que ficava em Alagoas e Pernambuco. O Quilombo dos Palmares chegou a ter 27.818.5 Km quadrados de área, exatamente a extensão atual de Alagoas.




Povos Indígenas:

Nome

Outros nomes ou grafias

Família/língua

UF (Brasil) Países Limítrofes

População
censo/

estimativa

Ano

Jiripancó

Jeripancó

Português

AL

1500

1999

Kalankó



AL

230

1999

Karapotó

Carapotó

Português

AL

796

1999

Kariri-Xocó

Cariri-Chocó

Português

AL

1.500

1999

Karuazu


Português

AL

?


Tingui Botó


Português

AL

288

1999

Wassu


Português

AL

1.447

1999

Xukuru Kariri

Xucuru-Kariri

Português

AL

1.820

1996

http://www.socioambiental.org/website/pib/portugues/quonqua/quadro.htm





Povo Kariri

Seu cotidiano é muito semelhante ao das populações rurais de baixa renda que vendem sua força de trabalho nas diferentes atividades agro-pecuárias da região. Mas ser índio Kariri em Porto Real do Colégio significa ser filho da aldeia e conhecer o segredo do Ouricuri, desde a primeira infância.




Povo Tingui-botó

Os Tingui-botó habitam a comunidade Olho d'água do meio , no município Alagoano de Feira Grande. O nome Tingui-botó é de origem recente. Nos registros históricos e nos levantamentos gerais da , os remanescentes indígenas de O lho d'água do meio, são identificados como Xocó ou Shocó mas segundo o cacique e o pajé os tingui-botó não são xocó e sim kariri Os Tingui-botó falam português a moda das populações rurais do Nordeste, no entanto alegam falar a sua língua ancestral no ritual OURICURI. Segundo dados do Concelho Indígena Missionário existe uma escola na área para entender a comunidade indígena.




Povos Indígenas do Estado do Alagoas
- Lutas - Conquistas Desafios

A situação da educação é algo que deve melhorar, tendo escolas bilíngüe. Muitas aldeias ou não têm escolas ou estas não funcionam, seja por falta de material didático ou de pessoal docente qualificado.




Organizações Indígenas no Estado :

- ANAI (Associação Nacional de Ação Indigenista)
www.anai.org.br
Desenvolve atividades de divulgação e promoção dos direitos dos povos indígenas da região Nordeste do Brasil.

- Índios na visão dos índios
www.visaodosindios.com.br
Retrata a relação da ong Thydêwá com povos do Nordeste brasileiro.




Reportagem de Jornal e/ou Revista

Brasil Geral
Jornal Folha de São Paulo
29/09/2003
A luta dos povos indígenas por uma escola bilígüe.



volta para abertura do Almanaque


Lendas


Apresentação


Introdução


Mapa IBGE


N


NE


S


SE


CO


Bibliografia


Site


Agradecimentos

Álbum de Fotos

vai para Bahia