Conheça um pouco sobre a história do Centro dos Trabalhadores

Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores

O Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire tem sua origem nas primeiras turmas do Serviço de Educação de Jovens e Adultos (SEJA) que funcionaram no centro de Porto Alegre. O SEJA foi criado na primeira gestão da Administração Popular, em 1989.

Antes de localizar-se na Rua Santa Terezinha, 572, a escola funcionava na Rua Jerônimo Coelho, número 254, local adquirido a partir da participação do Orçamento Participativo da cidade. Inicialmente, as turmas de alfabetização de jovens e adultos ocupavam salas nos altos do Mercado Público (em 1989 e 1990), na Câmara dos Vereadores (1991), no prédio do INSS (1991), na FACED/UFRGS (1992) e em salas comerciais de dois prédios da Rua General Vitorino (de setembro de 1992 a setembro de 2000).

Turmas de funcionários da Prefeitura (DMLU, SMOV, DMAE), e de convênios (Carris, CECOPAM, IPF, Cia. de Seguros, Usina do Gasômetro) também existiram como extensões desta unidade escolar central. Em 1997 foi reconhecido como unidade escolar e passou a chamar-se Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores (CMET). Por ocasião da morte do educador Paulo Freire, em 1997, seu nome foi incorporado ao do Centro.

O CMET funciona nos turnos manhã, tarde e noite atendendo jovens a partir de 15 anos e adultos oriundos de vários bairros de Porto Alegre e cidades vizinhas. Nossos alunos pertencem à classe trabalhadora e, no momento, atendemos a um total aproximado de 900 alunos, dentre esses, pessoas portadoras de deficiências físicas,mentais e cegos. Em função desta diversidade, a educação no Centro se caracteriza pelos espaços e tempos diferenciados de construção de conhecimentos em todas as atividades.

CMET Paulo Freire

Contato

cmet.paulofreire@smed.prefpoa.com.br