BRINCAR                                               APRENDER

CONSTRUIR                          CRESCER                                      INCLUIR


 OBJETIVOS

                 Estamos diante de um grande desafio: a quebra da lógica da retenção, um princípio fundamental na Escola Cidadã. Vê-se então a necessidade de uma revisão por parte dos educadores em relação às suas concepções de aprendizagem.
             Partindo da idéia de que cada aluno é parâmetro de si mesmo, o Laboratório de Aprendizagem busca desenvolver um trabalho de investigação do processo de aprendizagem de cada um. Esta investigação tem por objetivo a construção de estratégias de superação das dificuldades dos alunos que, dentro dos seus anos ciclos, numa visão do coletivo de professores, não estão avançando nas suas aprendizagens.

              O Laboratório de Aprendizagem da Escola Aramy Silva em sua caminhada, desde sua implementação na proposta por Ciclos de Formação, vem construindo um espaço junto a outros Laboratórios e a Mantenedora, no sentido de ampliar e transformar uma antiga concepção de reforço escolar. Para tanto trabalhamos com conceitos amplos que visam dar conta do Complexo Temático, norteador do trabalho do coletivo de professores da Escola, numa pedagogia diferenciada que oportunize situações lúdicas de aprendizagem. A ênfase na construção de diferentes soluções de problemas, a busca de atitudes autônomas por parte dos alunos estimulando o prazer de aprender e inter-relacionando conhecimentos, constitui nossa forma de trabalho nos três ciclos da Escola Aramy Silva.
              Subsidiadas por estudos teóricos, seminários, assessorias, encontros e trocas de experiências consideramos que o trabalho com jogos possibilita a produção de experiências significativas para todos os alunos atendidos no Laboratório de nossa Escola, já que desenvolvem competências e habilidades assim como provocam a reflexão e o aprofundamento das formas de expressão, das estratégias para solucionar problemas e da construção da autonomia.

              No jogo, os problemas são encarados como desafios e o aluno precisa ser um sujeito ativo, envolvido, cooperativo e responsável, onde as regras são interpretadas, favorecendo a construção de uma vida cotidiana que é regulada por convenções, visando garantir a convivência na sociedade.


           Como ilustração apresentamos o Relato de uma aluna do 3º Ciclo, a respeito de seus sentimentos, durante o trabalho realizado no ano 2000.


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