Estamos diante
de um grande desafio: a quebra da lógica da
retenção, um princípio fundamental na Escola
Cidadã. Vê-se então a necessidade de uma
revisão por parte dos educadores em relação
às suas concepções de aprendizagem.
Partindo da idéia de que cada aluno é parâmetro de
si mesmo, o Laboratório de Aprendizagem busca desenvolver um
trabalho de investigação do processo de aprendizagem de
cada um. Esta investigação tem por objetivo a
construção de estratégias de
superação das dificuldades dos alunos que, dentro dos
seus anos ciclos, numa visão do coletivo de professores,
não estão avançando nas suas aprendizagens.
O Laboratório de Aprendizagem da Escola Aramy Silva em sua
caminhada, desde sua implementação na proposta por Ciclos
de Formação, vem construindo um espaço junto a
outros Laboratórios e a Mantenedora, no sentido de ampliar e
transformar uma antiga concepção de reforço
escolar. Para tanto trabalhamos com conceitos amplos que visam dar
conta do Complexo Temático, norteador do trabalho do coletivo de
professores da Escola, numa pedagogia diferenciada que oportunize
situações lúdicas de aprendizagem. A ênfase
na construção de diferentes soluções de
problemas, a busca de atitudes autônomas por parte dos alunos
estimulando o prazer de aprender e inter-relacionando conhecimentos,
constitui nossa forma de trabalho nos três ciclos da Escola Aramy
Silva.
Subsidiadas por estudos teóricos, seminários,
assessorias, encontros e trocas de experiências consideramos que
o trabalho com jogos possibilita a produção de
experiências
significativas para todos os alunos atendidos no Laboratório
de nossa Escola, já que desenvolvem competências e
habilidades
assim como provocam a reflexão e o aprofundamento das formas
de expressão, das estratégias para solucionar problemas
e da construção da autonomia.
No jogo, os problemas são encarados como desafios e o aluno
precisa ser um sujeito ativo, envolvido, cooperativo e
responsável, onde as regras são interpretadas,
favorecendo a construção de uma vida cotidiana que
é regulada por convenções, visando garantir a
convivência na sociedade.
|