Oficina de
Informática - 2004
No ano
de 2004, com o objetivo de colocar em prática um desejo,
presente em nossa Escola há muitos anos, decidimos aproveitar o
espaço da Oficina de Informática e desenvolver este
projeto envolvendo
alunos de todos os anos – ciclos, como repórteres, editores,
cronistas,
astrólogos, comentaristas, enfim como autores do nosso Jornal.
Para
isso, a Oficina irá trabalhar diretamente
com os organizadores(escolhidos por seus colegas de sala de aula).
Os
organizadores, num total de 28 alunos de
diferentes
turmas da manhã, virão à tarde, nas
terças-feiras,
das 13h20min até às 15h50min, trazendo o material
produzido em sala de aula, por todos os alunos e sob a
coordenação do professor, independendo a
área de conhecimento. Estes organizadores terão
também a responsabilidade de coletar materiais produzidos, por
alunos que estudam no turno da tarde, e que por este motivo não
poderão desempenhar, neste momento, o papel de organizadores.
Na semana
de 8 à 12 de março, a
Profª Liége passará nas turmas da manhã para
relacionar os organizadores que iniciarão este projeto de
trabalho.
A
digitação; a estrutura; a
diagramação; as seções; as imagens; etc,
serão elaboradas com
auxílio e orientação da Profª Liége,
durante a Oficina.
Sugestões
de seções para compor nosso Jornal:
☼editorial;
☼cartas do
leitor;
☼crônicas
☼comentários;
☼entrevistas;
☼classificados;
☼notícias;
☼propagandas;
☼horóscopo;
☼cartuns;
etc.
Inicialmente
o Jornal, na 1ª edição (trimestral),
não terá um nome, podendo este ser escolhido
através de votação e ser efetivado já na
2ª edição. A 1ª edição
foi concluída
na última semana de junho e encaminhada para a Assessoria de
Informática
e Assessoria de Temáticas Contemporâneas.
No dia 8/12/2004 recebemos da
gráfica o
segundo número do jornal da Escola.
Veja o resultado
|
Ano Letivo: 2003
Justificativa:
Constantemente precisamos
encontrar alternativas para renovar e qualificar nosso trabalho, de
modo que possamos atingir os nossos objetivo de educadores na Escola
Pública.
O Mundo, atualmente, vive num processo extremamente acelerado de
divulgação de informações que são
disponibilizadas de forma não linear, fazendo que as
crianças e jovens tenham acesso às notícias quase
que instantaneamente, enquanto que nosso conhecimento, quanto à
forma de analisar esta realidade que está sendo veiculada,
é a que foi apreendida de forma acadêmica e linear, de
acordo com nossa formação profissional. Urge que os
professores da Rede Pública busquem mecanismos
pedagógicos para aproximar as necessidades de
sistematização de conhecimentos escolares aos desejos da
juventude de viver e fazer parte deste mundo rápido, novo e
não linear que se apresenta hoje.
Nós professores, envolvidos de forma integral
com cotidiano da sala de aula, necessitamos de assessorias, debates,
sugestões e alternativas para minimizar algumas dificuldades em
nosso fazer pedagógico. Muitas vezes também, sentimos que
nossas expectativas de sucesso são maiores que as possibilidades
de realização, devido
ao tempo que temos para planejar e executar nossas
funções de educadores, compreendendo que as
vivências sócio-emocionais de nossos alunos cada vez mais
exigem de nós, maior envolvimento profissional e emocional.
Acredito que ao apresentar este Projeto de Trabalho,
para o ano letivo de 2003, estou contribuindo para que nossa Escola,
como um todo, qualifique pedagogicamente o espaço do Ambiente
Informatizado, de forma que nossos professores e alunos
sintam-se participantes desta realidade globalizada atual.
Acredito que o trabalho desenvolvido no Ambiente Informatizado, de
forma planejada e com critério pedagógico possibilite a
produção de experiências significativas para todos
os alunos de nossa Escola, já que pode promover o
desenvolvimento de competências e habilidades, assim como
provocar a reflexão e estimular o uso de diferentes formas de
expressão com o objetivo de buscar estratégias para
solucionar problemas e auxiliar na construção da
autonomia.
Tendo observado, ao longo dos anos, a motivação que
nossos alunos demonstram quando tem a oportunidade de usufruir o
Ambiente Informatizado e pensando também em uma forma de
qualificar este rico espaço pedagógico, proponho
desenvolver meu trabalho com alunos e professores, no Ambiente
Informatizado, sob a coordenação do SOP, participando de
reuniões com diferentes coletivos, bem como assessorá-los
para que se apropriem e utilizem todo o material pedagógico que
se encontra produzido nos computadores de nosso Ambiente.
Liége Teixeira de Moraes
Objetivos:
☼Qualificar
pedagogicamente o Ambiente Informatizado da E.M.E.F Aramy Silva.
☼Divulgar entre
os professores, através de
reuniões para troca de experiências o material
pedagógico produzido em nosso Ambiente Informatizado.
☼Produzir jogos
pedagógicos relacionados com as diversas áreas do
conhecimento.
☼Desenvolver
projetos e/ou oficinas, diretamente com alunos e/ou professores,
conforme planejamento coletivo, sob orientação e
supervisão do SOP da Escola.
☼Construir e
publicar a estrutura básica da Home Page da Escola, sob
orientação da Equipe Diretiva, de forma que os trabalhos
desenvolvidos por toda
a comunidade escolar sejam socializados em toda a Rede.
Objetivos
Específicos:
☼Organizar reuniões de planejamento com professores dos
diferentes ciclos e áreas, para que estes tenham contato com o
acervo de Jogos Pedagógicos produzidos e instalados em nosso
Ambiente Informatizado, sob orientação do SOP.
☼Desenvolver junto
aos alunos de 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo, Oficinas
para a Construção de Jogos Pedagógicos em diversas
áreas do
conhecimento ou Oficinas de Iniciação à
Informática, com orientação do SOP, a fim de
encontrar outras alternativas que minimizem as dificuldades de
aprendizagem e que contribuam para a produção
do conhecimento.
Por exemplo, oficina de “Histórias em Quadrinhos”,
através da criação de Slides usando o
Programa Power Point do Windows ou Apresentação do Linux,
no Ambiente Informatizado, procurando auxiliar na
construção de textos com seqüência
lógica.
☼Planejar
reuniões para trocas de experiências entre os professores
e supervisores 0dos diferentes ciclos, no Ambiente Informatizado,
oportunizando a construção de Jogos Pedagógicos
nos computadores de Escola, através dos programas que
encontram-se instalados neste espaço.
☼Organizar junto
com o SOP e Comitê de Informática, horários para
pesquisas da comunidade escolar.
☼Produzir
jogos pedagógicos conforme solicitação dos
professores, mediante planejamento prévio. Como, por exemplo, os
que já existem em nossos computadores:
Alfabetização |
☼Jogos para
identificação de letras e palavras.
☼Jogos para a
construção de palavras.
☼Jogos com Músicas Infantis.
☼Construção de
cartões ou postais para datas especiais.
☼CDs de Introdução
à Matemática, onde os alunos
poderão relacionar o número
à quantidade.
☼Jogos para reconhecimento de cores.
☼Pinturas livres para desenvolver a
motricidade fina.
☼Jogos para
alfabetização matemática.
|
Linguagem |
☼Jogos em CDs pedagógicos
trabalhando:
Palavras
Cruzadas, Caça-Palavras, Reconhecimento de Sons, Ortografia.
☼Jogos para construção
de frases e organização de textos em seqüência
cronológica de fatos.
☼Jogos para a escrita de textos a
partir de cenários previamente escolhidos ou que os alunos
possam criar.
☼Jogos utilizando a
segmentação de textos e pontuação.
☼Jogos em inglês, usando nome
de cores, profissões, vestuário, etc.
☼Jogos em espanhol, usando
estações do ano, meses do ano, cores, números, etc.
|
Matemática |
☼Jogos com as Quatro
Operações
☼Jogos sobre
Números Inteiros.
☼Jogos de
Geometria ( Dominó, Construção de Sólidos
de Revolução, Construção de Figuras Planas,
Jogos de Raciocínio Lógico, etc...).
☼Construção
de Gráficos de Equação de 1º Grau e de
2º Grau, usando o Programa Graph20p e Geometrics.
☼Jogos sobre
Porcentagem.
☼Jogos sobre
Proporcionalidade.
☼Jogos com
Frações.
☼Jogos
relacionando números / quantidade.
|
Geografia |
☼CDs: Enciclopédia
Geográfica.
☼Atlas
Ambiental de Porto Alegre.
☼O Jovem
Explorador do Mundo.
☼Jogos em
Slides relacionando mapas, características geográficas,
localização de estados e regiões do Brasil.
☼Pesquisas
utilizando textos previamente planejados com o professor.
☼Cenários
específicos com paisagens variadas possibilitando escrita de
textos baseados nos conhecimentos obtidos em sala de aula.
|
História |
☼CD História do Brasil.
☼Jogos
relacionando características dos diferentes povos que
colonizaram o Brasil.
☼Pesquisas,
utilizando imagens, textos previamente planejados com o professor.
|
Ciências: |
☼Jogos em Slides para auxiliar na
compreensão das características dos seres vivos.
☼Construção
de Slides caracterizando um determinado ambiente
com sua fauna e flora.
☼Jogos
relacionando órgãos do corpo humano, órgãos
do sentido ou outros conteúdos previamente planejados com o
professor.
|
Jogos em
CDs envolvendo diversas
áreas do conhecimento |
☼CD Roller Coaster –
Construção de Parque de Diversões.
<>☼CD Zôo Tycoom
–
Construção de Zoológico
☼CD
Faraó - História do Egito ☼CD RailCoaster Tycoom -
Construção de Ferrovia para desenvolver os continentes
através do comércio.
☼CD Sim City
- Criação e desenvolvimento de cidades. |
☼ Sugerir Sites educacionais que
possam subsidiar o trabalho do professor, bem como auxiliar os alunos
em pesquisas solicitadas em diversas áreas do conhecimento, por
exemplo:
☼Sócio-histórica: www.ibge.gov.br ( oferece servidor de mapas,
história da construção do território
nacional, permite visualizar nosso país, estados,
municípios, atendendo alunos de faixas etárias diferentes
com linguagens adaptadas para cada uma.)
☼Linguagem:
www.albumdanatureza.com.br (oferece várias
imagens que servem como fundo de slides, permitindo
que o aluno crie cartões e/ou postais inserindo textos criados
por eles).
☼Inglês:
www.pbskids.org
☼Espanhol:
www.mundolatino.org/rinconcito
☼Expressão:
www.casadeportinari.com.br (oferece imagens
de obras do artista, jogos pedagógicos para
diferentes faixas etárias)
☼Educação
Física: www.sportv.com.br
☼Ciências:
www.babyquik.com.br
☼Todas
as Áreas do
conhecimento:
www.escolanet.com.br
www.augeeducacional.com
www.ficharionline.com.br
☼Para
jogos de entretenimento:
www.monica.com.br
www.recreionline.com.br
www.canalkids.com.br
www.uol.com.br/disneyexplora/jogos2001
☼Efetivar
a construção da Home-Page
da Escola, com orientação Equipe Diretiva
e Comitê de Informática, abrindo espaços
para a divulgação de projetos desenvolvidos
em toda a Comunidade Escolar.
Execução:
A sugestão inicial é que o
Projeto seja desenvolvido no dia da reunião pedagógica,
nos turnos manhã e tarde, contemplando encontros com todos os
professores em diferentes momentos ao longo do ano, possibilitando
também a organização de oficinas com grupos de
alunos dos dois turnos. Todavia coloco-me a disposição de
Equipe Diretiva para, em parceria, encontrarmos a melhor alternativa de
horários, já que estarei presente na Escola todos os dias
da semana.
Cronograma
das Oficinas de alunos:
Divulgação
do Projeto:
Durante o mês de março,
será exposto nos murais da Escola, na Sala de
Informática, um painel informando as datas, horários,
vagas, objetivos, metodologia e forma de avaliação das
oficinas.
☼Oficina 1- 1º Trimestre –
Período: de 01/4/2003 até 29/5/2003
Inscrição: 18/3/2003 a 21/3/2003
☼Oficina 2 - 2º Trimestre –
Período: de 12/6/2003 até 28/8/2003
Inscrição:
5/6/2003
☼Oficina 3 - 3º Trimestre –
Período: de 11/9/2003 até 13/11/2003
Inscrição:
4/9/2003
Inscrição
dos alunos:
Para a Oficina 1:
☼Alunos do turno da manhã -
(15 alunos em cada grupo)
☼As inscrições
acontecerão na Sala de Informática, após
explicação da metodologia e aceitação da
proposta de trabalho por parte do aluno, vinculando a permanência
do mesmo à oficina ao seu compromisso de freqüência.
☼Alunos do turno da tarde - (15
alunos)
☼O
grupo de alunos será organizado pelo coletivo de professores, do
turno, em parceria com o SOP, priorizando aqueles que necessitam
desenvolver habilidades de atenção,
observação, motricidade fina, lateralidade, criatividade,
ou alunos que necessitam ampliar as suas possibilidades de leitura,
escrita e raciocínio lógico, já que o trabalho a
ser desenvolvido pode ser de iniciação à
informática ou desenvolvimento de produções de
texto a partir de imagens ou construção de
histórias com seqüência lógica de fatos,
conforme a faixa etária dos alunos
☼Durante
os trimestres estes grupos podem variar, cabe ao coletivo de
professores estabelecer as prioridades.
☼A lista de alunos deverá ser
entregue no dia 27/3/2003, já que a Oficina inicia dia 1/4/2003.
Controle
de freqüência e comunicação ao coletivo da
Escola:
O controle de
freqüência será feito através de folha de
presença assinada pelo próprio aluno. Cada aluno
terá um crachá para ingresso na Escola, constando o dia,
horário da oficina e o controle de sua freqüência.
Será
disponibilizado ao coletivo da Escola, no Ambiente Informatizado, um
painel constando o nome dos alunos envolvido nas oficinas, bem como
todos os trabalhos produzidos estarão à
disposição em uma pasta “Oficina de Informática
2003”, organizada nos computadores da Escola, possibilitando a todos a
socialização dos mesmos.
Avaliação:
Ao final de cada Oficina os alunos
farão a avaliação da mesma, assim como sua
auto-avaliação, utilizando os conhecimentos obtidos com
os encontros de Informática. A partir desta
avaliação, o planejamento para as próximas
oficinas poderá ser modificado para uma melhor
adequação.
Junto ao coletivo de Escola sugiro que ao
final de cada semestre todos os projetos desenvolvidos durante o ano
letivo sejam avaliados, bem como todos os setores, serviços e
direção, a fim de qualificarmos nosso trabalho e
encontrarmos a melhor forma de desempenhar nossa função
de educadores.
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