Que tal uma música?

EMEI Jardim de Praça Patinho Feio

 

             


Principal
 

Histórico

Equipe

Ambientes

Projetos

Álbum

Material Pedagógico

     

SMED

Secretaria Municipal de Educação

 

 

Equipe de 

Inclusão Digital

 

 

Projetos

2009

No mês de março as crianças foram recebidas com muito carinho e alegria por  toda a equipe.  As crianças antigas da escola retornaram com saudades das professoras e demais educadoras. Saudades também do ambiente acolhedor da sala de  aula, brinquedos e trabalhos. Os novos alunos chegaram empolgados e curiosos com as novidades. O processo de adaptação deu-se tranquilamente, respeitando o tempo de cada um.

A escola organizou reuniões de acolhida aos pais, orientações e entrevistas sobre os alunos.

O projeto inicial das turmas de Jardim A, foi  "Adaptação na escola". Depois foi trabalhado sobre a Páscoa e agora em abril estão desenvolvendo o projeto "Conhecendo a minha história", onde as crianças vão pesquisar em família dados sobre sua própria vida, desde bebê e mesmo antes. Curiosidades sobre a escolha do nome da criança, sua família, nome dos pais ou responsáveis, fotos do aluno bebê e comparação com a foto atual.

No mês de maio tivemos a homenagem às mães, onde o Jardim B cantou com muito carinho e presenteou suas mães com um porta-recado.

Jardim B cantando

A turma de J.A. também prestou sua homenagem para as mães e avós presentes com uma canção, brincadeiras e jogos da turma. O presente carinhoso foi um porta- recado em argila, modelado pelas crianças.

 

 

No mês de Junho a escola preparou várias atividades e trabalhos sobre a Festa Junina, onde as crianças vieram vestidas a caráter, com vestidos e chapéus de caipira. As salas de aula foram enfeitadas  com correntinhas e bandeirinhas feitas pelos alunos. Fizemos uma roda, dança e fogueira de São João, vivenciando as pesquisas realizadas em sala de aula com as professoras.

 

A partir do projeto  "Conhecendo a minha história" as turmas dos Jardins A passaram a desenvolver o projeto "Meu amigo de pano", onde construiram uma boneca de pano.  Por sorteio uma das crianças serviu de modelo para a boneca que foi costurada por mães de cada turma. As crianças deram nome, levaram para casa, vestiram as bonecas com suas famílias e registraram a visita da boneca no diário enviado pela professora Soraia. Pela manhã a boneca é a "Florzinha" e da tarde é a "Giovana". Foi uma festa!!! Este projeto nos acompanhará até o final do ano, com muitas visitas das bonecas.

Com o rigor do inverno as turmas passaram a se prevenir das gripes e demais viroses. As crianças, juntamente com as professoras pesquisaram sobre o vírus H1N1, como ele age no organismo, sintomas da doença e, principalmente, atitudes de prevenção. Dentre os cuidados, a direção da escola instalou dispenser  para álcool gel nas salas de aula e banheiro dos professores. Nossas crianças passaram a ter  novas atitudes no seu dia-a-dia e foram multiplicadoras destas ações na própria família. Nas reuniões e encontros com a direção e professoras, as famílias e comunidade expressam admiração pelo trabalho realizado, postura dos alunos, conhecimento desenvolvido, sempre com muita atenção, respeito e  carinho.

 

Dentre outros estudos, no mês de setembro as crianças vivenciaram algumas tradições do Gaúcho. Os alunos das turmas de Jardim A e Jardim B vieram pilchados. As meninas  vieram vestidas de prenda, com saias longas e flor no cabelo. Dançaram a "Chimarrita" e "O pezinho". Estudaram a lenda do Negrinho do Pastoreio, onde a turma do Jardim B utilizou a técnica do "Giz derretido" no papel, onde a professora Paula utilizou-se de muita criatividade e atenção com as crianças.

 

 

 

2008

    A EMEI JP Patinho Feio teve a sua solicitação de "Renovação de Autorização de Funcionamento" aprovada pelo Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre - CME/POA em Sessão Plenária realizada no dia 20 de dezembro de 2007, conforme determina a Resolução  CME/POA nº 005, de 07 de agosto de 2002. Aprova o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar da Instituição.

A escola, a partir de então, organiza-se juntamente com a SMED para as adequações orientadas pelo CME. Congratulações à Comunidade Escolar.

 

      Em fevereiro de 2008 a Escola recebeu pintura externa e interna nas salas de aula. Também adquiriu um toldo para proteger as  crianças e educadores da chuva ao transitarem pelos espaços. Ficou mais bonita a nossa EMEI JP Patinho Feio.

 

       Este ano a EMEI JP Patinho Feio participa do Projeto Saci Colorado. É um Projeto desenvolvido pela Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional - FECI e parceria com a SMED.

          O Projeto objetiva auxiliar o educador da Rede Municipal de Ensino a tornar o processo de ensino e aprendizagem mais interativo e prazeroso. Sua dinâmica acontece através de um educador social - o oficineiro - com formação específica contratado pela FECI. A oficina que ora se desenvolve na EMEI JP Patinho Feio intitula-se "Brincando com a Dança" e é ministrada pela professora Giordana.

 

Outra importante parceria acontece com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, onde o professor Cláudio ministra aulas de Educação Física na Praça para a turma JB1 - manhã  .

 

 

Nos dias 12 e 13 de maio os alunos da EMEI JP PATINHO FEIO participaram do Ciclo  de Cinema Infantil na Sala Redenção, Campus Central da UFRGS assistindo o filme "Happy Feet". O filme tem como foco tema anti-racista. A turma do JB1 desencadeou um Projeto sob outro enfoque: os pingüins e o meio ambiente. A professora confeccionou um jogo de trilha tendo como foco o ensino de matemática dando ênfase às regras. A acolhida, pelos alunos, deste material foi muito boa.

 

 
 

No dia 02/06/08 a EMEI JP PATINHO FEIO recebeu a visita dos agentes da Dengue da SMS devidamente identificados com coletes e crachá/bonés da Vigilância da Saúde. As equipes estão percorrendo os bairros para a identificação da presença do mosquito vetor da dengue. No nosso espaço escolar não foi encontrado nenhum foco de de larvas do mosquito Aedes Aegypti.

 

No mês de Junho foi reiniciada a Oficina "Escola com Música" para todas as turmas. A escola  investe na continuidade de projetos que dão certo. Este projeto, iniciado em 2003, objetiva reorganizar e diversificar a rotina do cotidiano escolar em torno de atividades que propiciem ao aluno um desenvolvimento cada vez mais intenso no processo ensino e aprendizagem. Nesta busca, a musicalização é um recurso significativo na proposta pedagógica da EMEI Jardim de Praça PATINHO FEIO. A Escola adquiriu, em anos anteriores, uma bandinha com cinqüenta instrumentos musicais que dinamizam as aulas e fazem com que as crianças sintam prazer e interesse em aprender.

 

Dia 12 de junho as turmas JA1 e JB1- manhã visitaram a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga - VIDA URGENTE - participando do Projeto "Contadores de História". Esta atividade enriqueceu o Projeto sobre o Trânsito, considerando o entorno da escola com intenso fluxo de automóveis, ônibus, caminhões, etc.

A história objetiva mobilizar a consciência para a responsabilidade social de cada cidadão. No espaço destinado a apresentação da narrativa está um carro que serve de cenário para contar a história da lagarta"VI" e da flor "DA", que com a ajuda do menino "Thiaguinho" dão origem à BORBOLETA VIDA.

 

 
 
 

No dia 18 de junho, os professores da Escola participaram  do "Encontros de Formação Continuada em Literatura para Escolas das Redes Públicas e Particulares de Ensino de Porto Alegre". O Título da Palestra era "Literatura e ensino: o sabor do saber" com a Profª Vera Teixeira Aguiar.

 

 

Programamos uma "Semana Junina", ocasião em que iremos aprender e nos divertir bastante com brincadeiras, danças e músicas típicas. Durante anos, as Festas de Junho eram grandemente festejadas pelo Brasil todo. Cada estado, com suas características próprias, fazia o seu "próprio folclore" chegando a gerar polêmicas entre caipiras e festas gauchescas.

Por isso, a comemoração pode ser com trajes caipiras, festejando São João e, com indumentária gaúcha, na festa de São Pedro, que é Padroeiro do Rio Grande do Sul.

              Durante toda a semana, as crianças, que já tem um traje, podem vir caracterizadas.

 Uma das atividades orientadas é uma pesquisa que deverá ser realizada pelos alunos em casa sobre o porquê da fogueira no dia 24 de Junho. Com esta atividade estamos, também, envolvendo os familiares.    Neste dia na escola realizamos uma grande roda em volta de uma pequena fogueira - catamos galhos pelo pátio, enrolamos folhas de jornal - onde cantamos várias músicas e depois comemos pinhão.      

 

 
 
 
 

 

Endereço: Avenida Brasil, 593 - Praça Pinheiro Machado 

Bairro: São Geraldo  CEP: 90230-061   Fone: 3337.2994

 

emei.patinhofeio@smed.prefpoa.com.br