Que tal uma música?

EMEI Jardim de Praça Patinho Feio

 

             


Principal
 

Histórico

Equipe

Ambientes

Projetos

Álbum

Material Pedagógico

 

SMED

Secretaria Municipal de Educação

 

 

Equipe de 

Inclusão Digital

 

 
 

 

Histórico da Escola

 

Conheça um pouco da história da nossa escola!

1945

No local onde hoje está localizado o prédio do Jardim de Infância Municipal Patinho Feio havia uma casa da família Direm. Esta casa era alugada à família Souza Lamp. A Prefeitura de Porto Alegre obteve a reintegração de posse e ali instalou a COBAL.

 

1960

1          Construção de um novo prédio.

 

          1963

          Passou a chamar-se Jardim de Infância Pinheiro Machado e vinculado ao DEP -  Setor de Recreação, cujo chefe era o Sr. Gaellcer Marques Pereira de Almeida. Pessoas não habilitadas cuidavam das crianças. No mesmo ano o Jardim passou a ficar vinculado à SMEC. A Superintendente chamava-se Sra. Nair  Marques Pereira Almeida. Foi iniciada a organização do Jardim. A Sra. Nair ministrou um curso para pessoas concursadas e ali lotadas.

 

          1970

           O Jardim foi desativado.

 

          1982

         Foi reativado em janeiro. Em maio a primeira turma inicia suas atividades. Pela manhã, com oito alunos, em uma das salas. Não havia o cargo de Diretor e sim um responsável pelo Jardim, a Sra. Maria Helena Daut. Foi determinado pela Prefeitura que todos os Jardins de Praça tivessem o nome de histórias infantis e contrataram um artista para pintar nos estabelecimentos o personagem escolhido. Nessa ocasião é atribuído ao jardim o nome: JARDIM DE INFÂNCIA MUNICIPAL PATINHO FEIO. Na sala do JB funcionava uma biblioteca (tipo uma escola aberta).

 

          1992

           Há uma mobilização da comunidade escolar em razão dos boatos existentes de que os Jardins de Praça seriam fechados. A Associação dos Amigos da Praça Pinheiro Machado redigem um abaixo assinado reivindicando que haja uma “discussão democrática” assim como “uma posição da Frente Popular” sobre o tema.

 

          1993

          Ocorre importante alteração administrativa na SMED: as necessidades e compras passam a ser administradas pela direção das unidades de ensino e pelo Conselho Escolar, possibilitando maior autonomia, agilidade e qualidade na sua realização, manutenção e ação pedagógica.

 

          1994

            Assume como Responsável a Professora do Jardim, Laís Schilling Paes.

 

          1995

         Depois de uma reivindicação da categoria, essas responsáveis passaram a ser designadas como diretoras, com 20 horas ou 10 horas. O outro turno de 20 horas é dado em sala de aula, como professora. O FG era menor do que as das demais escolas devido ao número de alunos. Os princípios da escola cidadã foram votados no Congresso Constituinte Escolar pelos pais, alunos, funcionários e professores;

 

          1998

           O Jardim participa do OP da Educação, em parceria com a EMI Érico Veríssimo, com o projeto intitulado “Qualificando o Atendimento à Criança, Pais e Educadores”. A Escola não foi contemplada.

 

          1999

           O Jardim de Infância Municipal (JIM) participa  do OP da Educação com o “Projeto Sorriso: Saúde Bucal” que não foi aceito por suas propostas serem consideradas da área da saúde. É enviado um segundo projeto intitulado “Educação Ambiental”. A Escola não é contemplada. Em fevereiro, por motivo de aposentadoria, a educadora Laís Schilling Paes se afasta do Jardim. Assume a direção do Jardim a Professora Palma Orofino d’Ávila,  até então Assessora da Educação Infantil da SMED. A escola é arrombada. A Guarda Municipal acionada através do alarme socorre imediatamente e recupera o aparelho de som que estava sendo levado.

 

          2000

          O Jardim participa do OP da Educação em parceria com os JIM Cirandinha e Meu Amiguinho apresentando o Projeto “Abrindo horizontes: a nova “cara” dos Jardins de Praça” e é contemplado  com uma verba extra para o seu custeio.

 

          2001

     O Jardim participa do OP da Educação em parceria com os JIM Cirandinha, Meu Amiguinho e Passarinho Dourado apresentando  o Projeto “Resgatando e Tecendo os Novos Fios na Cultura dos Jardins de Praça” e não é contemplado. O Jardim inicia uma parceria com o Colégio Concórdia onde os alunos do JB1 e JB2 têm aula semanal de Informática e Educação Física.

 

          2002

     Ocorre a modificação no Repasse de Verbas da SMED, que passa a ser bimestral (anteriormente era trimestral). O Jardim participa do OP da Educação em parceria com o Jardim Passarinho Dourado, apresentando o projeto “As rotas que levam ao conhecimento” e é contemplado com uma verba extra para o seu custeio.

 

          2003

           Em 08 de Julho, através do Decreto 13791, foi alterada a denominação da Unidade de Trabalho do Jardim de Infância Municipal Patinho Feio para Escola Municipal de Educação Infantil Patinho Feio. Em 23 de setembro, através do Decreto 13886, foi alterada, novamente a denominação da Unidade de Trabalho da EMEI Patinho Feio para EMEI Jardim de Praça Patinho Feio.  A Escola participou do OP DA EDUCAÇÃO com o projeto “Os Sons No Cotidiano do Jardim de Praça Patinho Feio”. Este projeto foi pensado e agrupado a outros das EMEIs e EMEFs da zona norte possibilitando, desta maneira, que a verba-extra disponibilizada para que a região fosse compartilhada, garantindo as demandas do coletivo das diversas comunidades. A execução aconteceu em 2004.

 

          2004

          A escola participou do OP da Educação/2004-2005 com o projeto “Os sons no cotidiano do Jardim de Praça Patinho Feio - II edição” em conjunto com as EMEIs e EMEFs da zona norte. A escola participou do Programa de Leitura “Adote um Escritor” da SMED com o autor Gustavo Finkler e Raquel Grabauska.

 

          2005

           Concretizamos o projeto “Os sons no cotidiano no Jardim de Praça Patinho Feio – II edição”. A escola participou do OP da Educação/2005-2006 com o Projeto “Um encontro infantil das diferentes linguagens: corporal, musical e digital” em conjunto com as EMEIs e EMEFs da Região Noroeste/Eixo Baltazar.  A diretora Palma Orofino d’Ávila passa a atuar 40h semanais na administração da Escola (antes atuava 20h como professora e 20h na direção). A professora Patrícia de Freitas Dias assume a turma JB1 da manhã em 31 de março. A Escola participou do Programa de Leitura “Adote um Escritor”, recebendo o autor André Neves.

 

          2006

           Em Janeiro foi ampliado o espaço da escola com a construção da cozinha. A partir de março começamos a oferecer merenda para as crianças. A escola passa a contar com uma funcionária da cozinha – do quadro – a senhora Maria da Graça Marques. A Escola participou do OP DA EDUCAÇÃO/2006-2007 com o projeto “Cruzando Linguagens na Educação Infantil: Corporal e Musical” em conjunto com as EMEIs e EMEFs da Região Noroeste/Eixo Baltazar. A Escola recebeu uma verba extra para manutenção – pintura da parte externa da Escola -, uma verba para permanente – aquisição de quatro computadores -, e uma verba para o pedagógico – aquisição de brinquedos e de jogos. A Escola participou do programa de leitura “Adote um Escritor” e recebeu o autor Dilan Camargo.

 

 

 

          2007

A Escola concretizou o projeto “Cruzando Linguagens na Educação Infantil – Corporal e Musical”.              

“Escola com música” é o projeto do OP da Educação para este ano. O professor/oficineiro Claos Duarte ministra as aulas de música.

A escritora e ilustradora Laura Castilhos foi a autora escolhida no Programa de Leitura Adote um Escritor.

Em Junho a EMEI JP PATINHO FEIO recebeu a visita dos Agentes da Dengue da SMS devidamente identificados com coletes e crachá/bonés da Vigilância da Saúde. As equipes estão percorrendo os bairros para a identificação da presença do  mosquito vetor da dengue. No nosso espaço escolar não foi encontrado nenhum foco de larvas do mosquito Aedes aegypti.

 O Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre, no uso da prerrogativa que lhe confere o artigo 10, inciso V, da lei Municipal nº 8.198, de 26 de agosto de 1998, autoriza o funcionamento e aprova o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar da escola nos termos da Parecer CME/POA nº 10/2007 aprovado em Sessão Plenária realizada no dia 20 de dezembro de 2007 com validade de 20/12/2007 até 20/12/2011.

A escola, a partir de então, organiza-se juntamente com a SMED para as adequações orientadas pelo CME.

                       

  2008

 Atendendo a recomendação do CME (5.5) a escola providenciou uma cobertura –  toldo – adequada para a área de circulação dos alunos.

 “Fazendo da cultura o fio da Cidadania Porto Alegrense” é o projeto do OP da  Educação para este ano. Este projeto possibilita a democratização ao acesso aos    bens culturais e espaços significativos da nossa cidade que este anocompleta 236 anos. Este projeto amplia os festejos dos 236 anos de Porto Alegre desenvolvido em março. Vamos conhecer locais onde a culturas se materializa:  teatro, cinema e o espaço que circunda a nossa cidade: o lago Guaíba

  “A educação através das artes” é um projeto que reúne uma gama de experiências  e oportunidades que qualificam a práxis pedagógica da EMEI JP PATINHO FEIO.

  A escola participou do Projeto Social Saci Colorado. É um Projeto desenvolvido pela  Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional - FECI em parceria  com a SMED. O projeto objetiva auxiliar o educador da Rede Municipal de Ensino a tornar o  processo de ensino-aprendizagem mais interativo e prazeroso. Sua dinâmica acontece através de um educador social – o oficineiro – com formação específica contratado pela FECI.

  O escritor e ilustrador Hermes Bernardi Júnior foi o autor escolhido no Programa de  Leitura Adote um Escritor.

  A professora Patrícia de Freitas Dias, com 20h na turma JB1 – manhã,  foi  remanejada para a EMEI HUMAITÁ. A escola recebeu a professora Paula Santos  Melo nomeada.

  

2009

 “Cruzando as linguagens na Educação Infantil” é o Projeto do OP da Educação para este ano. Este projeto reúne uma gama de experiências e oportunidades, como  oficinas de recreação e dança, ida ao teatro, que qualificam a práxis pedagógica na nossa escola. A oficineira Fernanda  da silva Ledo Reis ministra as aulas.

 A escritora e ilustradora Mônica Papescu foi o autora escolhida no Programa de  Leitura Adote um Escritor.

 A professora Maria Aparecida Jobim Pacheco iniciou sua Licença Prêmio para posterior aposentadoria.  Assumiu em seu lugar a professora Paula Santos Melo, agora com 40h semanais atuando nas turmas do JBs – manhã e tarde.

 Em 12 de Novembro a escola recebeu a CERTIFICAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO  referente ao funcionamento e aprovação do PPP e do Regimento Escolar em  solenidade realizada no Memorial de Porto Alegre.

A escola modifica a  razão social através da sua Inscrição do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica com CNPJ próprio para CONSELHO ESCOLAR DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO JARDIM DE PRAÇA PATINHO FEIO - CEEMEI JP Patinho Feio. Desta forma está habilitada a receber verba do MEC através PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola.

  

2010

A EMEI JP PATINHO FEIO participa pela primeira vez da Gincana Solidária da SMED com a equipe intitulada EQUIPATINHO representada pela turma do JB2 do turno da tarde da professora Paula Santos Melo. Recebemos Menção Honrosa pela bela participação. Tema proposto: Escola Verde, Vida Sustentável

A escola cria um blog cujo endereço é jppatinhofeio@gmail.com

 A escola participa do Projeto da SMED “Entrelaçamentos Culturais”.

O escritor Kalunga foi o autor escolhido no Programa de  Leitura Adote um Escritor.

A escola viabilizou Oficinas de Música com o professor Tiago com os recursos do FNDE/PDDE/MEC - Programa Dinheiro Direto na Escola.

 

2011

A escola viabilizou Oficinas de Música com o professor Tiago com os recursos do FNDE/PDDE/MEC - Programa Dinheiro Direto na Escola;

A escola participa do Projeto da SMED “Entrelaçamentos Culturais”.

 A escritora e ilustradora Elma Neves foi o autora escolhida no Programa de  Leitura Adote um Escritor.

A escola participou do III Festival escolar de Cinema assistindo uma seleção de curtas de animação.

A escola foi a vencedora do 4º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito na categoria  Alunos da Educação Infantil. O tema proposto foi "Como fazer um amigo no Trânsito". A escola enviou 4 trabalhos plásticos e o cartaz premiado foi o da turma JA2 da tarde da professora Soraia de Oliveira Sant Anna.

A escola participou do concurso Escola de Leitores - Programa Prazer em Ler do Instituto C&A com o Projeto " A criança e seus contadores de História".

A escola participou da 3ª Gincana Solidária da SMED consagrando em 1º lugar. Tema proposto: COPA DO MUNDO 2014.

A escola visitou a 8ª Bienal do Mercosul - Ensaios Poéticos e recebeu a mediadora Bruna para executar o projeto "Vivências na Escola" como parte da Formação da mesma.

A professora Soraia de Oliveira Sant Anna participou do PRÊMIO PROFESSOR EXCELÊNCIA com o Projeto "Meu amigo de Pano" consagrando-se em 2º lugar na categoria Educação Infantil.

2012

 O Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre no uso de suas prerrogativas renovou a Autorização de Funcionamento da EMEI JP PATINHO FEIO, aprovando a Proposta Político-Pedagógica, o Regimento e o Projeto de Formação Continuada.

A escola participou do IV Festival escolar de Cinema assistindo uma seleção de curtas de animação.

A escola participa do Projeto da SMED “Entrelaçamentos Culturais”.

 A escritora Cristina Dias foi o autora escolhida no Programa de  Leitura Adote um Escritor.

A escola participa da 4ª Gincana Solidária da SMED . Tema proposto: ESCOLA FRATERNA.

A escola participa do 5º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito na categoria  Alunos da Educação Infantil. O tema proposto foi "O Pedestre e o Trânsito"". A escola enviou 4 trabalhos plásticos/cartazes.

A escola recebeu novo professor da REDE MUNICIPAL DE ENSINO - MELINA  FELKL para atuar com Educação Física nas 4 turmas.

A escola recebeu a equipe da SMAM para dar início ao Projeto Coletivos Verdes.