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Histórico da EMEI Unidos da Paineira    

A Escola Municipal Infantil Unidos da Paineira iniciou em 1990 com a construção do prédio para funcionamento da Casa da Criança feita pela SMS, no terreno doado pelos moradores da Rua Antônio Farias. Adequando-se às determinações da Constituição, a criação do PMEI (Programa Municipal de Educação Infantil) – Lei nº 6978/91 -  transformou a concepção de atendimento das crianças de zero a seis anos, com a prefeitura assumindo integralmente a manutenção e atendimento às crianças em escolas infantis. A referida lei transfere as creches da SMSS para a administração da SMED. 

Em Agosto, do ano de 1991 ocorreu a alteração da denominação de Casa da Criança para Escola Infantil e, por conseqüência, a fundação da Escola Municipal Infantil Unidos da Paineira, no dia 26 de Setembro, sob administração de Sandra Carriço Ribeiro e Rosane Gonzales (indicadas pela SMED). 

A escola passou a funcionar normalmente, mas por estar localizada numa área de tráfico de drogas, precisou ser fechada repetidas vezes em função da falta de segurança para os alunos e educadores. 

 Em 1995, ocorreu a eleição de Diretores, onde foram eleitas Sandra Carriço Ribeiro e Regina Ferreira Teixeira. 

Em 1996, aconteceu a reforma geral da escola e em uma ação conjunta escola/comunidade passamos a atender provisoriamente em um espaço cedido pela associação comunitária. 

Em 1997, os problemas com a segurança agravaram-se e fez-se necessário um acordo comunidade / escola, onde foi acordado, em reunião,  um horário diferenciado de atendimento, onde durante o horário de funcionamento, a escola, os alunos e os educadores seriam resguardados de situação de risco.  

 Neste mesmo ano, houve o início das discussões sobre a desapropriação do terreno da Rua Barão do Amazonas visando a ampliação dos espaços.  Foi também em 1997 que houve a participação dos funcionários nas plenárias do Orçamento Participativo da Cidade, visando a aquisição do terreno. 

Em 1998, no mês de Setembro o terreno da rua Barão do Amazonas foi desapropriado. Em Novembro, ocorreram as eleições de diretores, onde foram eleitas Patrícia Schivitz Zago e Márcia Martins. 

No ano de 1999 a escola foi informatizada com compra de um microcomputador, para uso da secretaria e dos alunos acompanhados pelos seus educadores.  

Ainda em 1999, houve um aumento significativo na participação do grupo,  quando passamos a integrar o Projeto OP/SMED em parceria com outras 5 EMI´s da Região Leste de Porto Alegre (Partenon e Lomba do Pinheiro), com o projeto vencedor: "Educação Infantil - Este Sonho Vale a Pena" (Passeios, palestras, oficinas, etc.) e a partir deste ano e até a presente data, a escola se fez presente em todas as edições do OP/SMED, sempre com projetos inovadores e que vinham ao encontro das necessidades da Comunidade Escolar, com ações culturais, passeios e aquisição de equipamentos pedagógicos. 

Em setembro do mesmo ano, escriturou-se o terreno e teve início as reivindicações da escola junto a SMED, pleiteando o início das obras de limpeza do terreno para ser usado como pátio e construção de acesso.

No mês de Agosto de 2000, após longa negociação, teve início as obras de abertura do terreno da Rua Barão do Amazonas, com ampliação da área de lazer e recreação dos alunos, bem como, a abertura de mais um acesso à escola.  

Neste ano, também ocorreu aprofundamento das discussões pedagógicas na escola com elaborações de projetos coletivos e teve início as discussões e estudos sobre a Pesquisa Sócio-Antropológica. Em 2001, houve a continuidade no Processo de Pesquisa Sócio-Antropológica com a construção coletiva do instrumento, pesquisa piloto e a saída a campo com as visitas às famílias. 

A Pesquisa Sócio-Antropológica e as saídas a campo, colaboraram muito com o redimensionamento constante de nossas práticas pedagógicas e, baseadas nas falas da comunidade, a escola conseguiu aproximar cada vez mais seu planejamento com a real necessidade das crianças e suas famílias, re-significando suas ações. 

Também em 2001 teve início uma turma do MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) funcionando a noite na escola, depois de uma negociação da Associação de Moradores com a SMED e Equipe de Direção da escola. 

No final deste ano foi realizada a eleição de Diretores, com a reeleição das professoras  Patrícia Schivitz Zago e Márcia Martins.  

Em 2002, deu-se seguimento ao trabalho com a Pesquisa e iniciando a construção do Projeto Político-pedagógico da escola. 

Em julho deste ano, (conforme Decreto nº 13.791 de 03.07.02) as Escolas Municipais Infantis passam a ser denominadas ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, e, portanto, a nossa escola passa a se chamar Escola Municipal de Educação Infantil Unidos da Paineira. 

Em 2004, a escola passou a integrar o “Programa Adote um Escritor” do qual faz parte até a presente data.  No final deste ano, ocorreram as eleições de diretores, onde foram eleitas as professoras Lisiane Vieira Souza Santos e Betina Esch.  

Houve a substituição da Vice-diretora Betina Esch pela professora Rozane Maria Jezus Antunes, sendo esta indicada pela Coordenação da Educação Infantil da SMED. 

No final do ano de 2007, foram realizadas as Eleições de Diretores quando foram eleitas as professoras Patrícia Schivitz Zago e Márcia Martins Proença de Carvalho.

 Em 2008, tivemos uma retomada das Reuniões Pedagógicas semanais, Reuniões de Equipe quinzenais e ampliação dos momentos de estudo nos Dias de Formação ampliando as discussões pedagógicas, como: Avaliação e Currículo. Ainda neste ano, após várias formações e momentos de estudo, implementamos a avaliação por portfólios ou ARQUIVOS PEDAGÓGICOS, onde é possível ver, através de amostragens, fotos e diferentes formas de registros, o desenvolvimento das aprendizagens do aluno ao longo do ano.

Realizamos, também, as reformas nas salas dos Maternais, no banheiro dos alunos e nos pátios da escola, pintura interna e aquisição de matérias para revitalização dos espaços escolares.

Iniciamos o processo de credenciamento da escola no Conselho Municipal  de Educação, com a retomada das discussões e alterações necessárias no Projeto Político Pedagógico e no Regimento Escolar. Solicitamos, junto à mantenedora, as reformas estruturais que se fazem necessárias para tal regulamentação. 

Em 2009, continuamos as discussões à cerca do currículo e, em Junho, concluímos o documento AÇÕES E LINHAS NORTEADORAS PARA CADA NÍVEL ETÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, onde conseguimos sistematizar de forma clara as propostas pedagógicas para cada turma, de acordo com as características de cada faixa etária.

Em Janeiro de 2010, o Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre, no uso da prerrogativa que lhe confere o artigo 10, inciso V, da Lei Municipal nº 8.198, de 26 de agosto de 1998, autorizou o funcionamento e aprovou o Projeto Político Pedagógico e o Regimento da Escola.

 Atualmente, estamos em processo de elaboração do projeto de reforma geral e melhorias do espaço físico, pela Gestão de Obras/ SMED em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV) a fim de nos adequarmos às normativas legais vigentes.

Nos aspectos pedagógicos, nosso trabalho vem sendo reconhecido e valorizado pela rede municipal de educação com convites freqüentes para a apresentação de nossas experiências quanto à Organização Pedagógica e Avaliação por Portfólios.

Em maio de 2010, o prédio da escola foi interditado pela Defesa Civil em decorrência de uma paineira que ameaça a estrutura do prédio, colocando em risco a integridade de alunos e educadores. Em agosto, começamos a atender em um novo espaço alugado, de forma provisória, na rua Tobias Barreto, 170, bem próximo do endereço anterior, buscando contemplar a comunidade e continuar desempenhando nossas atividades com a mesma qualidade.

Em 2011 a escola comemorou seu 20º aniversário; tendo como projeto coletivo  "ESCOLA, LUGAR DE APRENDER, CONVIVER E SER FELIZ",  com a proposta de reflexão sobre o papel da escola infantil na construção da cidadania  e de sua importância no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo dos sujeitos envolvidos no processo educativo.

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