PLATELMINTOS
CARACTERÍSTICAS GERAIS


Solitária

          Os platelmintos são animais que possuem o corpo alongado e achatado, com aspectos de fita .São conhecidos por'' vermes chatos'', (plati= chato,  helmintos =vermes).

Os vermes

        O termo verme é usado para designar invertebrados que possuem o corpo alongado e de pequena espessura. No entanto, não tem significado para as classificações oficiais, principalmente porque vários animais tem a característica descrita e não pertencem ao grupo popularmente conhecido por vermes.

        Os platelmintos dividem-se em três grupos: turbelários, trematódeos  cestódeos.

PARA EVITAR AS VERMINOSES

1- Lavar as mãos antes de cada refeição e depois de evacuar;

2- Lavar as frutas, legumes e verduras;

3- Não comer raizes cruas (cenoura, etc...),nem frutas com casca;

4- Não comer carnes mal cozidas, nem salames de carne crua;

5- Não comer alimentos expostos as moscas;

6- Para bebida e uso da cozinha, utilizar  água  de hidráulica ou de poço artesiano (água tratada);

7- Usar sapatos;

8- Destruir os caramujos e evitar o contato e uso da água dos locais em que eles vivem;

9- Usar privadas higiênicas onde não existe rede de esgoto.

Mais o mais importante é:

10- Jamais deixar fezes humanas na superfície do solo.

        Se esta última indicação, de número 10, fosse por todos realmente e rigorosamente observada, seriam dispensáveis as indicações de número 1 a 9 e a profilaxia desse terrível mal, as helmintóses ou verminoses se reduziriam a uma única providência: Não deixar fezes humanas na superfície do solo. Estamos muito longe desse comportamento ideal para a humanidade.


A reprodução dos platelmintos


        A reprodução dos platelmintos é sexuada, embora a formas de reprodução assexuada façam parte do ciclo reprodutivo de trematódeos e cestódeos. Os turbelários, devido a sua elevada capacidade de regeneração, podem reproduzir-se por bipartição transversal.


TURBELÁRIOS
Planária



Turbelários


  Turbelários


        As planárias são platelmintos bem conhecidos. São animais de vida livre,  com representantes terrestres e aquáticos. As terrestres estão sempre associadas a solos úmidos. Muitas planárias são animais coloridos, bastante vistosos.

        As planárias apresentam simetria bilateral, com região anterior e posterior, dorsal e ventral. Na região anterior encontram-se um par de estruturas sensiveis à luz, chamada ocelos.



TREMATÓDEOS

E

CESTÓDEOS


Taenia


Taenia solium

Taenia             Taenia
solium              saginata

        Existem platelmintos parasitas de outros animais, inclusive do homem. Dentre eles os mais conhecido são a solitárias (tênias) esquistossomo, causador da esquistossomose, doença que costuma desenvolver um quadro conhecido por barriga d' água.

Trematódeos


 -  Esquistossomose


        A esquistossomose atinge grande número de brasileiros e é causado por um trematódeo chamado Shistosoma mansoni (esquistossomo).

        Os esquistossomos apresentam os dois sexos separados, sendo o macho bem menor que a fêmea. A fêmea fina e alongada, fica alojada no corpo do macho, numa fenda longitudinal.

        O esquitossomo parasita as veias do intestino, afetando também o fígado e as vias urinárias. A barriga de quem tem essa doença fica inchada por causa dasalterações no fígado e no baço .Esses animais alimentam-se de sangue por isso as pessoas ficam enfraquecidas.





Cestódeos


 - Teníase


        No grupo das solitárias, existem duas espécies que parasitam o intestino humano: a Taenia Solium  e a Taenia saginata. Esses animais também são chanados de tênias, e a doença causada pelas têneas chana-se teníase. Essa doença é prejudicial a nossa saúde porque a solitária nutre-se de parte do alimento ingerido e digerido pelo hospedeiro. As tênias são exemplos de platelmintos que não possuem sistema digestório.
        Os animais causadores da teníase podem atingir até oito metros de comprimento. Na maioria das vezes somente um indivíduo vive no intestino humano, razão do nome popular "solitária".



Ciclo da solitária

Monica Monteiro Fonseca - C12
Bruna Costa - C12

    |platelmintos| nematelmintos| moluscos| anelideos| artrópodes|insetos| aracnídeos| índice |