INSETOS



BARATA


BESOURO


BORBOLETA


FORMIGA

LIBÉLULA

MOSCA


MOSQUITO



ABELHA

Habitat

        A gente encontra insetos na terra, nos buracos que eles mesmos fazem, nas árvores, na grama, etc... mas a casa dos insetos é sagrada, é lá que eles se reproduzem, mas têm muitas pessoas  destroem este habitat só por maldade.


Divisão do Corpo”


       Os insetos apresentam grande diversidade de formas. Apesar disso, todos eles possuem corpo, cabeça, tórax e abdômem. No primeiro segmento da cabeça, possuem um par de antenas e, no tórax três pares de pernas, razão pela qual a classe também é chamada hexápodes, que significa “seis pernas”. A maioria dos insetos é de tamanho pequeno, mas algumas formas tropicais podem ultrapassar aos dezesseis centímetros de comprimento. A maioria dos insetos possuem dois pares de asas e são os únicos invertebrados capazes de voar. As asas não são articuladas como os outros apênndices. Alguns insetos como os piolhos, as pulgas e as traças, não têm asas.
    Os apêndices bucais podem ser de vários tipos: picador, sugam o sangue dos animais, mastigador, utilizado para triturar as folhas, sugador, para sugar o néctar das flores e o lambedor.


Anatomia de um inseto
A- Cabeça   B- Tórax   C- Abdómen
1. antena
2. ocelo (inferior)
3. ocelo (superior)
4. olho composto
5. cérebro (gânglios cerebrais)
6. protórax
7. artéria dorsal
8. tubos traqueais e espiráculos
9. meso-tórax
10. meta-tórax
11. asa (1ª)
12. asa (2ª)
13. intestino médio (mesêntero)
14. coração
15. ovário
16. intestino posterior (proctodeo)
17. ânus
18. vagina
19. gânglios abdominais
20. túbulos de Malpighi
21. tarsômero
22. garras tarsais
23. tarso
24. tíbia
25. fémur
26. trocanter
27. intestino anterior (estomodeo)
28. gânglios torácicos
29. coxa
30. glândula salivar
31. gânglio sub-esofágico
32. peças bucais


Como Respiram


    O sistema respiratório é do tipo traqueal. As traquéias se localizam no abdômem do inseto. São inúmeros tubos que se ramificam no interior do corpo e estão ligados ao exterior por meio de pequenas aberturas, os estigmas.         Através dos estigmas o ar entra no corpo do inseto e é conduzido até as células. Assim, as células retiram do ar o oxigênio que precisam.


Como se reproduzem


    A reprodução dos insetos é sexuada, ou seja é resultado da união de macho e fêmea. Quase todos os insetos são ovíparos e apresentam fecundação interna. Os machos introduzem seus espermatozóides nas fêmeas, que os guardam em um órgão denominado espermateca.         Aos poucos, esses espermatozóides vão fertilizando os óvulos da fêmea, produzindo ovos que serão depositados na terra, na água, no lixo, em frutas, etc.

    Para atrair as fêmeas os machos utilizam vários recursos: as cigarras, os grilos e gafanhotos cantam; os vagalumes emitem luz; as borboletas exalam odores.


Os insetos e o homem


    Os insetos são animais que formam uma cadeia, portanto devemos respeitar o meio ambiente para que não se tornem problemas para o homem. Ex. O gafanhoto poderá destruir plantações, certamente porque o homem já causou algum desequilíbrio, como a destruição de matas, eliminação de anfíbios que os destroem, ocasionando a superpopulação de gafanhotos e consequências para a natureza.   

    Cuidados de higiene devem ser observados com referência às moscas que podem trazer sujeira em suas patas e contaminar os alimentos onde pousam, por isso devemos cobrir os alimentos ou conservá-los em local que as moscas não estão

    O bicho-da-seda, por exemplo, pode ser explorado comercialmente, pois a sua larva produz o fio de seda utilizado na fabricação de tecidos. As abelhas fornecem o mel e a cera. O mel como alimento e a cera para fins industriais.

         |platelmintos| nematelmintos| moluscos| anelideos| artrópodes|insetos| aracnídeos| índice |