EMEF Pres. João Belchior Marques Goulart

      

         

               

            

        

     

   

Secretaria Municipal de Educação

Profª Márcia Pedrotti

Equipe de Inclusão Digital

Est. Alessandra Rodrigues

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oficina de Educação Tecnológica - Robótica

 

Professora Coordenadora do Projeto na Escola

Catia B. B. Ribeiro

 

INTRODUÇÃO 

O projeto de robótica está sendo desenvolvido na E.M.E.F. Pres. João Belchior Marques Goulart como continuidade ao Projeto de Educação Tecnológica iniciado em 2007 através da parceria entre SMED e EDACOM. Aproveitando a capacitação fornecida aos professores e utilizando os KITS LEGO.

                                         

JUSTIFICATIVA 

Com o avanço das tecnologias, a busca de novas técnicas que ofereçam às crianças um aprendizado mais envolvente, criativo e motivador se tornou comum por parte dos educadores. Pensando nisto foi elaborado este projeto para que valores como habilidades e competências, que podem ser adquiridos na escola e levados para a vida toda, tenham espaço e sejam valorizados no ambiente escolar.

 PÚBLICO ALVO 

Trata-se de alunos do IIIº ciclo, correspondente à 6ª, 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental. Encontram-se na faixa etária de 11 a 14 anos, o que facilita o desenvolvimento de um trabalho que proponha a integração entre as áreas de conhecimento em pauta com este projeto.

                                       

 OBJETIVOS GERAIS 

Baseado na busca de novas formas da exploração do desenvolvimento de aprendizagens e da imaginação das crianças o projeto baseia-se nos seguintes objetivos:

* Desenvolver múltiplas inteligências (emocional, lógico-matemática, verbal-lingüística, espacial, musical, física-cinestésica, naturalista, moral, ...).

* Desenvolver habilidades (percepção visual, planejamento, iniciativa, realização, criatividade, imaginação, estética, ...).

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

* Aprender fazendo (trabalhar com projetos de criação - montagem de um mecanismo, utilizando o kit LEGO)

* Aprender a ser (busca do auto-conhecimento, auto-estima, pensamento crítico e criatividade, qualidades pessoais).

* Aprender a fazer (desenvolvimento de habilidades e competências que resultem na aplicação da tecnologia).

* Aprender a pensar (refletir e tomar decisões, situação-problema).

* Aprender a conviver (desenvolvimento da percepção de interdependência, respeito e valorização do próximo, trabalho em equipe).

* Aprender a aprender (descoberta do prazer de conhecer, compreender, construir e reconstruir).

                                               

 METODOLOGIA 

Os alunos serão desafiados de maneira interdisciplinar valorizando conhecimentos e habilidades prévias, e estimulados a avançar na exploração, pesquisa e solução de novos problemas propostos, com satisfação nos resultados obtidos.

O projeto possibilitará o desenvolvimento da criatividade,das relações entre as pessoas, do trabalho em equipe,da ética e da cidadania, proporcionando prática de ações que desenvolva nos alunos motivação, memória, linguagem, atenção, percepção, emoção, dentre tantas outras.

O projeto ocorre em quatro etapas:

Contextualização: estabelece ligação dos conhecimentos adquiridos com novos relacionados a uma atividade prática, a situação-problema.

Construção: nesta etapa os alunos farão as montagem relacionadas a situação-problema proposta na contextualização. Nesta fase onde mãos e mentes trabalham há a mediação do professor que ouvirá diferentes idéias e opiniões negociando conflitos e orientando quanto ao uso racional e efetivo da tecnologia.

Análise: é quando os alunos pensam sobre a funcionalidade, experimentando, observando, analisando, corrigindo possíveis erros e validando o projeto.

Continuação: é proposto um novo desafio relacionado ao tema, estimulando os alunos a ampliar aprendizagens exercendo o desejo de aprender e conhecer coisas, equilibrando a relação habilidades-desafios.

Participação em campeonatos e ou momentos de interação com outras escolas, desenvolvendo projetos comuns ou diferenciados. 

AVALIAÇÃO 

            A avaliação de nosso projeto é uma constante pois estamos sempre em busca de novos horizontes que tragam algum efetivo aprendizado aos alunos.