EMEF Pres. João Belchior Marques Goulart

      

         

               

            

        

        

   

 

Material Pedagógico

Secretaria Municipal de Educação

Profª Márcia Pedrotti

Equipe de Inclusão Digital

Est. Alessandra Rodrigues

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Setores e Serviços

Equipe Diretiva

Responsável pela direção e coordenação do trabalho coletivo, e tem como funções articular, propor , problematizar, mediar, operacionalizar e acompanhar o pensar-fazer político pedagógico-administrativo da comunidade escolar a  partir das deliberações e encaminhamentos do conselho escolar. Responsável pela organização do cotidiano escolar, buscando superar a dicotomia entre o administrativo e o pedagógico.

 

 

Supervisão Escolar

É composta por supervisor escolar ou professor coordenador pedagógico, e desenvolve seu trabalho em consonância com o plano político pedagógico-administrativo-cultural definido pelos diferentes segmentos da comunidade escolar.

 

 

 

Serviço de Orientação Educacional

É composta por profissionais com formação específica e desenvolvem seu trabalho em consonância ao plano político administrativo-pedagógico cultural.Atende o aluno em sua totalidade, valorizando a sua identidade de forma a contribuir para a sua formação.

    

        

 

Coordenação Cultural

A Coordenação Cultural será composta por educador que desenvolverá seu trabalho em consonância com o Projeto Político-Pedagógico. Esses profissionais serão, preferencialmente, eleitos no coletivo de educadores do respectivo turno, levando em conta o projeto de trabalho apresentado ou indicados pela Direção da Escola, mediante apresentação de Proposta de Trabalho.

 

Coordenação de Turno

A Coordenação de Turno será composta por educador escolhido pelo corpo docente mediante apresentação de projeto de trabalho, que deverá ser elaborado em consonância com o Projeto Político Pedagógico. Esse profissional será, preferencialmente, eleito no coletivo de educadores do respectivo turno, levando em conta o projeto de trabalho apresentado ou indicado pela Direção da Escola, mediante apresentação de Proposta de Trabalho.

  

 Secretaria

Realiza todo o trabalho de escrituração da vida escolar do aluno e vida funcional dos professores e funcionários. Este trabalho foi sendo informatizado, possibilitando maior agilidade, rapidez e eficiência, estando ligado em rede com a secretaria municipal de educação.

 

      

Biblioteca Dyonélio Machado

Um espaço de múltiplas aprendizagens, através de diferentes recursos e dinâmicas de trabalho. Com um acervo em torno de 12 mil obras  que esta sendo informatizado gradualmente. Entre  os projetos desenvolvidos pela biblioteca de nossa escola, um em especial   que já acontece em seu oitavo ano esta o Projeto intitulado Adote um Escritor parceria da Câmara Riograndense do livro-Smed e escola, projeto este já consolidado pela participação do coletivo da escola para a formação de novos  leitores.

        

 

Laboratório de Ciências, Matemática e Robótica:

Um espaço onde são realizadas, atividades com aplicação dos conhecimentos das diferentes áreas das ciências possibilitando a interação com novas tecnologias de informação e comunicação.

                                                                                         

                                                                                                                    

 

Laboratório de Informática:

Uma sala planejada para a inclusão dos alunos no mundo digital de forma integrada as atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. 

 

 

Laboratório de Aprendizagem

Tem como objetivo investigar o processo de construção do conhecimento do educando, criando estratégias pedagógicas complementares, num atendimento em pequenos grupos  e integrado ao trabalho da turma de referência.

 

Sala de Integração e Recursos – SIR

Um espaço que atende alunos com necessidades  especiais, no turno inverso ao da aula. Estes alunos são atendidos em pequenos grupos. Também são atendidos pais e professores  dos alunos assim como encontros de orientações com supervisores e orientadores escolares.

   

 

Serviço de Nutrição:

É responsável pela elaboração  e execução do cardápio  oferecido aos alunos. E servido café da manha, almoço,  lanche da tarde e jantar, esta ultima refeição aos alunos que estudam a noite. Todo o atendimento é feito seguindo normas de higiene adequadas e respeitando as necessidades nutricionais da alimentação do escolar.

 

 

Guarda Municipal

Uma participação efetiva na manutenção da segurança, patrimônio e bem estar da nossa comunidade escolar.

 

Serviço de Limpeza e Higienização

Um trabalho em equipe para manutenção  dos espaços destinados ao uso da comunidade escolar.