cabecalho

 

 

 
 
 
 
 

 

 

 

Organização do Trabalho Pedagógico

 

A ação educativa é desenvolvida sob forma de projetos.

O processo de aprendizagem ocorre a partir da resolução de problemas significativos para o grupo de crianças.

Esses problemas geram necessidades de aprendizagem, que serão o eixo de estudo e pesquisa , e o conhecimento passa, desta forma, a ser uma "ferramenta" para se compreender melhor . neste contexto, a criança e professores deixam de ser sujeitos passivos, passando a ser "protagonistas de um processo de ensino-aprendizagem" (Leite e Mendes)

Estes projetos são organizados a partir de um planejamento participativo em sala de aula e surgem das necessidades e características das crianças favorecendo um estudo multidisciplinar nas diferentes áreas do conhecimento, envolvendo, formas de expressão, conhecimento do mundo, linguagem oral e escrita e conhecimentos lógico-matemáticos. O ponto de partida é sempre dialogar com as crianças, observá-las, detectar seus interesses e conhecimentos anteriores sobre determinada temática, para assim poder organizar a caminhada a ser percorrida pelo grupo.

Vários projetos podem acontecer concomitantes, com diferentes tempos de duração. O papel do professor junto ao grupo no trabalho pedagógico será sempre de um parceiro experiente, que tem o fio condutor do processo, que se fundamenta numa parceria estabelecida entre crianças, professores, escola e família, através de um compartilhamento de objetivos, experiências e decisões.

SMED - Secretaria Municipal de Educação - Porto Alegre