- Análise & Agradecimentos –
Apesar de alguns contratempos (o que aliás é inerente ao nosso ambiente) concluo que a Oficina de História em Quadrinhos ministrada para as turmas B21 e B22, no período de 5 a 9 de outubro, como decorrência dos eventos envolvendo a 8ª edição da Feira do Livro da E.M.E.F. Wenceslau Fontoura, foi um sucesso.
Após alguma dificuldade inicial, houve grande envolvimento dos alunos e todos (dentro das suas possibilidades) conseguiram realizar os exercícios propostos. Alguns deles indo além, em inventividade e quantidade de trabalhos executados.
Devido ao tempo escasso, não pudemos avançar da elaboração de alguns personagens, mas, tudo bem, fica para a próxima.
Agradecimentos:
Essa listagem não possui um caráter hierárquico (e vocês irão entender). Em primeiro lugar, agradeço à Direção da Escola, pela confiança depositada e o apoio logístico sem os quais a Oficina seria inviável.
À Professora Claudia Polido que foi quem “primeiro me viu” e soube confiar em mim e ainda de “aturar” as toneladas de textos que lhe enviei por e-mail (é que eu gosto de escrever). E ainda me amparou no primeiro período do primeiro dia, devido a ausência da Professora Daniela por motivo de enfermidade.
Ao Professor Ronildo, pelo “socorro” no segundo período nesse dia de “estreia”.
À Professora Sueli de geografia e às conversas “orientadas” durante o cafezinho no recreio.
Às Professoras Márcia e Carmelina da Biblioteca que devido a ação dileta tornaram a apresentação de quarta-feira possível. À Márcia em especial, por salvaguardar os trabalhos do primeiro dia.
Ao funcionário da manutenção que prontamente restaurou a tela defeituosa.
A simpatia, presteza e o vozeirão de narrador de histórias envolvendo mortes e formiguinhas do Eduardo da Secretaria.
À Professora Aline, que gerencia o site da Escola, sem a qual essa comunicação não haveria.
À “Tia” do cafezinho que um dia me perguntou: -“Mas o senhor é professor mesmo”?
À Professora Daniela de ciências, pelo olhar arguto e as “pílulas de ciência” na Sala dos Professores.
À Professora (e é por isso que a lista não é hierárquica) Mirele de português, quem deu o start do tema quadrinhos em sala de aula demonstrando não haver preconceito nos objetos que estimulam a leitura dos alunos e por ter sido o apoio durante toda a semana.
A todos que, direta e indiretamente colaboraram com essa aventura.
“Todo professor é um aluno que cresceu”
Texto: Zeh Poeta