Marta

          

Marta, Angela, Simone e Nilséia  - "Contadoras de Histórias" na Feira do Livro da Mario

              

Marta Quintanilha Gomes

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Educação pela mesma universidade (2003). Possui graduação em Ciências do 1º Grau pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Atualmente é Professora do Curso de Pedagogia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Trabalha principalmente com os temas Infância, Educação Infantil, Formação de Professores e Pedagogia Universitária.
(Texto informado pelo autor)

Formação acadêmica/Titulação
2008 Doutorado em Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A (in) Visibilidade da Infância e a Trajetória Profissional das Professsoras de Educação Infantil, Orientador: Maria Carmen Silveira Barbosa.

Palavras-chave: Infância; Trajetória Profissional Docente; Educação Infantil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação pré-escolar e fundamental.
2001 - 2004 Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A participação na formação de professores: movimento de formação humana, Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Merion Campos Bordas.
1997 - 1997 Especialização em Administração da Educação.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
1990 - 1993 Graduação em Pedagogia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1982 - 1985 Graduação em Ciências do 1º Grau. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC RS, Brasil.
Formação complementar
2007 - 2007 Docência no Ensino Superior: o desafio do trabalho. (Carga horária: 3h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2007 - 2007 Programa de Capacitação Docente. (Carga horária: 2h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2006 - 2006 Extensão universitária em Alfabetização e Leitura na Infância.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2005 - 2005 A psiquiatria e a escola: aproximações - módulo I.
Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, SPRS, Brasil.
2003 - 2003 Programa de Capacitação Docente.
Unidade Universitária de Guaíba, ULBRA, Brasil.
2002 - 2002 Família e escola: considerações sobre as violência.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1997 - 1997 A brincadeira e o desenvolvimento infantil.
Centro de Desenvolvimento Profissional e Especialização, CDPE, Brasil.
1996 - 1996 Crianças de Futuro.
Associação Pró Educação Vivendo e Aprendendo, APEVA, Brasil.
1993 - 1993 Extensão universitária em O construtivismo e a educação de crianças.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1992 - 1992 Extensão universitária em Educação matemática na pré-escola.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Atuação profissional
  Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional  
2005 - Atual Vínculo: Professor Assitente, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Atividades  
08/2007 - Atual Ensino, Especialização em Educação Infantil, Nível: Pós-Graduação.
  Disciplinas ministradas
A criança e os tempos e espaços educativos
 
01/2007 - Atual Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, .
  Linhas de pesquisa
Educação Infantil
 
08/2006 - Atual Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, .
  Linhas de pesquisa
Práticas Pedagógicas e Formação do Educador
 
08/2006 - Atual Atividades de Participação em Projeto, Centro de Ciências Humanas, .
  Projetos de pesquisa
Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional
 
08/2005 - Atual Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação.
  Disciplinas ministradas
Estágio em Docência de Educação Infantil
Infância e Práticas de Educação Infantil
 
02/2007 - 06/2007 Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, .
  Cargo ou função
Avaliadora na Mostra UNISINOS de Iniciação Científica.
08/2006 - 06/2007 Ensino, Especialização em Supervisão Pedagógica, Nível: Pós-Graduação.
  Disciplinas ministradas
Ação Supervisora e Letramento em Educação Infantil
Anos Iniciais
Educação de Jovens e Adultos
 
2007 - 2007 Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas, .
  Atividade realizada
Assessoria na Graduação em Pedagogia.
  Escola Municipal Mário Quintana-SMED/POA, .., Brasil.
Vínculo institucional  
2004 - Atual Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Titular

...

Linhas de Pesquisa
1. Práticas Pedagógicas e Formação do Educador
   
2. Educação Infantil
 

Projetos de Pesquisa

2006 - Atual

Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional
 
  Descrição: Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional A pesquisa se propõe a mapear as diferentes alternativas e lugares de formação profissional do professor da educação superior. Como a legislação é omissa nesse sentido, as experiências são distintas e assumem múltiplas possibilidades. A perspectiva é tomar a: 1-Formação no território do trabalho. Para tal propõem-se o mapeamento dessas iniciativas e a análise das condições de institucionalização que apresentam, incluindo: o tempo de existência, avaliação e pesquisa acompanhamento da experiência; a produção científica sobre ela com contribuições para o campo da pedagogia universitária; 2-Formação nos espaços/cursos que qualificam os sujeitos a disputar/manter a condição de docente da educação superior. Nesse aspecto os Programas de Pós Graduação seriam o espaço privilegiado de análise, incluindo os Cursos de Especialização em Docência Universitária e Cursos de pós-graduação stricto-sensu. O estudo das experiências procurará compreender as motivações que as provocam, a concepção que os mesmos têm de docência e como operacionalizam seus objetivos; o impacto dessas iniciativas nos saberes dos docentes (ou futuros professores); o impacto e comprometimento dessas iniciativas no espaço acadêmico dos Cursos específicos, usando os procedimentos da pesquisa qualitativa e nela a análise documental, as entrevistas e observações como principais instrumentos. Estudos de Tardif, Gimeno Sacristan, Contreras, Lucarelli, Anasthasiou, Gatti, Litwin, André, Candau, Bordas e Pimenta serão acionados como sustentação teórica da formação de professores e Sousa Santos, Fernandez, Moraes e Leite auxiliarão com aportes na especificidade dos estudos institucionais e políticas de educação superior. Os estudos de Hargreaves e Ângulo constituirão em importante aporte para o estudo dos lugares, tempos e espaços da formação. ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Mestrado acadêmico ( 10) / Doutorado ( 7) .
Integrantes: Maurício César Vitória Fagundes - Integrante / Maria Isabel da Cunha - Coordenador / Cleoni Fernandes - Integrante / Mari Margarete dos Santos Forster - Integrante / Heloiza Rodrigues - Integrante / Lígia Cardoso Carlos - Integrante / Marta Quintanilha Gomes - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Bolsa..