Doutoranda em Educação na Universidade
Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Educação pela mesma
universidade (2003). Possui graduação em Ciências do 1º Grau
pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
(1985) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do
Rio Grande do Sul (1993). Atualmente é Professora do Curso
de Pedagogia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e
Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.
Trabalha principalmente com os temas Infância, Educação
Infantil, Formação de Professores e Pedagogia Universitária.
(Texto informado pelo autor)
Formação acadêmica/Titulação
2001 - 2004 |
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande
do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A participação na
formação de professores: movimento
de formação humana, Ano de
Obtenção: 2004.
Orientador:
Merion
Campos Bordas.
|
1997 - 1997 |
Especialização em
Administração da Educação.
Universidade de Brasília, UNB,
Brasil. |
1990 - 1993 |
Graduação em
Pedagogia. Universidade Federal do
Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
|
1982 - 1985 |
Graduação em Ciências
do 1º Grau. Pontifícia Universidade
Católica do Rio Grande do Sul, PUC
RS, Brasil. |
Formação complementar
2007 - 2007 |
Docência no Ensino
Superior: o desafio do trabalho.
(Carga horária: 3h).
Universidade do Vale do Rio dos
Sinos, UNISINOS, Brasil.
|
2007 - 2007 |
Programa de
Capacitação Docente. (Carga horária:
2h).
Universidade do Vale do Rio dos
Sinos, UNISINOS, Brasil.
|
2006 - 2006 |
Extensão
universitária em Alfabetização e
Leitura na Infância.
Universidade do Vale do Rio dos
Sinos, UNISINOS, Brasil.
|
2005 - 2005 |
A psiquiatria e a
escola: aproximações - módulo I.
Sociedade de Psiquiatria do Rio
Grande do Sul, SPRS, Brasil.
|
2003 - 2003 |
Programa de
Capacitação Docente.
Unidade Universitária de Guaíba,
ULBRA, Brasil. |
2002 - 2002 |
Família e escola:
considerações sobre as violência.
Universidade Federal do Rio Grande
do Sul, UFRGS, Brasil. |
1997 - 1997 |
A brincadeira e o
desenvolvimento infantil.
Centro de Desenvolvimento
Profissional e Especialização, CDPE,
Brasil. |
1996 - 1996 |
Crianças de Futuro.
Associação Pró Educação Vivendo e
Aprendendo, APEVA, Brasil.
|
1993 - 1993 |
Extensão
universitária em O construtivismo e
a educação de crianças.
Universidade Federal do Rio Grande
do Sul, UFRGS, Brasil. |
1992 - 1992 |
Extensão
universitária em Educação matemática
na pré-escola.
Universidade Federal do Rio Grande
do Sul, UFRGS, Brasil. |
Atuação profissional
|
Universidade do Vale
do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
|
2005 - Atual |
Vínculo: Professor
Assitente, Enquadramento Funcional:
Professor, Carga horária: 24 |
08/2005 - Atual |
Ensino,
Pedagogia, Nível:
Graduação. |
|
Disciplinas
ministradas
Estágio em Docência de Educação
Infantil
Infância e Práticas de Educação
Infantil
|
|
Escola Municipal
Mário Quintana-SMED/POA, .., Brasil.
|
2004 - Atual |
Vínculo: Servidor
Público, Enquadramento Funcional:
Professora Titular
... |
Linhas de Pesquisa
1. |
Práticas Pedagógicas
e Formação do Educador |
|
|
Projetos de Pesquisa
2006 - Atual |
Trajetórias e lugares
de formação da docência
universitária: da perspectiva
individual ao espaço institucional
|
|
Descrição:
Trajetórias e
lugares de formação da docência
universitária: da perspectiva
individual ao espaço institucional A
pesquisa se propõe a mapear as
diferentes alternativas e lugares de
formação profissional do professor
da educação superior. Como a
legislação é omissa nesse sentido,
as experiências são distintas e
assumem múltiplas possibilidades. A
perspectiva é tomar a: 1-Formação no
território do trabalho. Para tal
propõem-se o mapeamento dessas
iniciativas e a análise das
condições de institucionalização que
apresentam, incluindo: o tempo de
existência, avaliação e pesquisa
acompanhamento da experiência; a
produção científica sobre ela com
contribuições para o campo da
pedagogia universitária; 2-Formação
nos espaços/cursos que qualificam os
sujeitos a disputar/manter a
condição de docente da educação
superior. Nesse aspecto os Programas
de Pós Graduação seriam o espaço
privilegiado de análise, incluindo
os Cursos de Especialização em
Docência Universitária e Cursos de
pós-graduação stricto-sensu. O
estudo das experiências procurará
compreender as motivações que as
provocam, a concepção que os mesmos
têm de docência e como
operacionalizam seus objetivos; o
impacto dessas iniciativas nos
saberes dos docentes (ou futuros
professores); o impacto e
comprometimento dessas iniciativas
no espaço acadêmico dos Cursos
específicos, usando os procedimentos
da pesquisa qualitativa e nela a
análise documental, as entrevistas e
observações como principais
instrumentos. Estudos de Tardif,
Gimeno Sacristan, Contreras,
Lucarelli, Anasthasiou, Gatti,
Litwin, André, Candau, Bordas e
Pimenta serão acionados como
sustentação teórica da formação de
professores e Sousa Santos,
Fernandez, Moraes e Leite auxiliarão
com aportes na especificidade dos
estudos institucionais e políticas
de educação superior. Os estudos de
Hargreaves e Ângulo constituirão em
importante aporte para o estudo dos
lugares, tempos e espaços da
formação. ..
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação
( 4) / Mestrado acadêmico (
10) / Doutorado ( 7) .
Integrantes: Maurício César
Vitória Fagundes - Integrante /
Maria Isabel da Cunha - Coordenador
/ Cleoni Fernandes - Integrante /
Mari Margarete dos Santos Forster -
Integrante / Heloiza Rodrigues -
Integrante / Lígia Cardoso Carlos -
Integrante / Marta Quintanilha Gomes
- Integrante.
Financiador(es): Conselho
Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico - Auxílio
financeiro / Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e
Tecnológico - Bolsa / Universidade
do Vale do Rio dos Sinos - Bolsa..
|
|