2006 - Atual |
Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da
perspectiva individual ao espaço institucional |
Descrição: Trajetórias e lugares de formação da docência
universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional A
pesquisa se propõe a mapear as diferentes alternativas e lugares de
formação profissional do professor da educação superior. Como a
legislação é omissa nesse sentido, as experiências são distintas e
assumem múltiplas possibilidades. A perspectiva é tomar a: 1-Formação no
território do trabalho. Para tal propõem-se o mapeamento dessas
iniciativas e a análise das condições de institucionalização que
apresentam, incluindo: o tempo de existência, avaliação e pesquisa
acompanhamento da experiência; a produção científica sobre ela com
contribuições para o campo da pedagogia universitária; 2-Formação nos
espaços/cursos que qualificam os sujeitos a disputar/manter a condição
de docente da educação superior. Nesse aspecto os Programas de Pós
Graduação seriam o espaço privilegiado de análise, incluindo os Cursos
de Especialização em Docência Universitária e Cursos de pós-graduação
stricto-sensu. O estudo das experiências procurará compreender as
motivações que as provocam, a concepção que os mesmos têm de docência e
como operacionalizam seus objetivos; o impacto dessas iniciativas nos
saberes dos docentes (ou futuros professores); o impacto e
comprometimento dessas iniciativas no espaço acadêmico dos Cursos
específicos, usando os procedimentos da pesquisa qualitativa e nela a
análise documental, as entrevistas e observações como principais
instrumentos. Estudos de Tardif, Gimeno Sacristan, Contreras, Lucarelli,
Anasthasiou, Gatti, Litwin, André, Candau, Bordas e Pimenta serão
acionados como sustentação teórica da formação de professores e Sousa
Santos, Fernandez, Moraes e Leite auxiliarão com aportes na
especificidade dos estudos institucionais e políticas de educação
superior. Os estudos de Hargreaves e Ângulo constituirão em importante
aporte para o estudo dos lugares, tempos e espaços da formação. .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Mestrado acadêmico ( 10) / Doutorado ( 7) . Integrantes: Maurício César Vitória Fagundes - Integrante / Maria Isabel da Cunha - Coordenador / Cleoni Fernandes - Integrante / Mari Margarete dos Santos Forster - Integrante / Heloiza Rodrigues - Integrante / Lígia Cardoso Carlos - Integrante / Marta Quintanilha Gomes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Bolsa.. |