2006 - Atual

Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional
 
  Descrição: Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional A pesquisa se propõe a mapear as diferentes alternativas e lugares de formação profissional do professor da educação superior. Como a legislação é omissa nesse sentido, as experiências são distintas e assumem múltiplas possibilidades. A perspectiva é tomar a: 1-Formação no território do trabalho. Para tal propõem-se o mapeamento dessas iniciativas e a análise das condições de institucionalização que apresentam, incluindo: o tempo de existência, avaliação e pesquisa acompanhamento da experiência; a produção científica sobre ela com contribuições para o campo da pedagogia universitária; 2-Formação nos espaços/cursos que qualificam os sujeitos a disputar/manter a condição de docente da educação superior. Nesse aspecto os Programas de Pós Graduação seriam o espaço privilegiado de análise, incluindo os Cursos de Especialização em Docência Universitária e Cursos de pós-graduação stricto-sensu. O estudo das experiências procurará compreender as motivações que as provocam, a concepção que os mesmos têm de docência e como operacionalizam seus objetivos; o impacto dessas iniciativas nos saberes dos docentes (ou futuros professores); o impacto e comprometimento dessas iniciativas no espaço acadêmico dos Cursos específicos, usando os procedimentos da pesquisa qualitativa e nela a análise documental, as entrevistas e observações como principais instrumentos. Estudos de Tardif, Gimeno Sacristan, Contreras, Lucarelli, Anasthasiou, Gatti, Litwin, André, Candau, Bordas e Pimenta serão acionados como sustentação teórica da formação de professores e Sousa Santos, Fernandez, Moraes e Leite auxiliarão com aportes na especificidade dos estudos institucionais e políticas de educação superior. Os estudos de Hargreaves e Ângulo constituirão em importante aporte para o estudo dos lugares, tempos e espaços da formação. ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Mestrado acadêmico ( 10) / Doutorado ( 7) .
Integrantes: Maurício César Vitória Fagundes - Integrante / Maria Isabel da Cunha - Coordenador / Cleoni Fernandes - Integrante / Mari Margarete dos Santos Forster - Integrante / Heloiza Rodrigues - Integrante / Lígia Cardoso Carlos - Integrante / Marta Quintanilha Gomes - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Bolsa..