PROJETOS
GRUPO DE DANÇA
O Grupo de Dança Espaço Corporal foi criado em março de 1997, e
atualmente conta com 25 alunas. O Grupo já se apresentou em diversas
Escolas e em eventos promovidos pela Prefeitura Municipal de Porto
Alegre e no Escola Faz Arte . No repertório do grupo há coreografia de
jazz, dança moderna e folclórica.
CORAL
O Coral Pepita de Leão começou as suas atividades no ano de 2000,
com o objetivo de desenvolve o gosto pela arte, através do canto, do
conhecimento da música, da expressão dos sentimentos e da formação de
grupo.
O
PROJETO DE REORGANIZAÇÃO DOS TEMPOS E ESPAÇOS EM TURMAS DE PROGRESSÃO
O projeto de
reorganização dos tempos e espaços em turmas de progressão surgiu no 2º
semestre de 2202, buscando atender às necessidades apresentadas pelos
alunos, com dificuldades de aprendizagem, defasagem e/ou PNEES, vindos
da antiga classe especial da escola.
A proposta do
projeto se constitui em ao invés do aluno ter que se adaptar ao ambiente
escolar, percorrer o caminho inverso: a escola começar a se modificar,
oferecendo a estes alunos tempo, espaço e condições necessárias para o
seu crescimento global. Passou-se então a reorganizar as turmas de
progressão como um espaço pedagógico para dar conta das diferenças dos
alunos, com uma estrutura diferenciada, priorizando a valorização das
possibilidades de cada sujeito e sem dar ênfase às dificuldades. Assim o
foco central da aprendizagem desloca-se para o desejo de conhecer e de
saber, apesar das condições econômicas, das orgânicas, das injustiças,
dos déficits e da lesão biológica.
Esta proposta
trabalha com projetos, exatamente para criar a possibilidade de
articular no fazer pedagógico a realidade sócio-cultural dos alunos, seu
desenvolvimento e seus interesses específicos com os conhecimentos
historicamente acumulados pela humanidade, cujo acesso se constitui em
parceria professor-aluno, a partir do processo de reflexão docente sobre
o cotidiano e de replanejamento constante.
A organização dos
tempos e espaços nestas turmas deve ser diferenciada, adequando-se às
características dos alunos e da escola.
Para tal processo
dispõe-se de um ou dois professores referência, e um número reduzido de
professores especializados, para assegurar o vínculo afetivo tão
importante no processo de construção de conhecimentos desta clientela
bem como a facilitação da interdisciplinaridade. São oferecidas em turno
inverso, oficinas pedagógicas para alunos das turmas de progressão e/ou
em processo de inclusão. O trabalho visa desenvolver potencialidades,
preparar para o trabalho e minimizar as dificuldades, apontando para
novas perspectivas de ensino-aprendizagem.
O projeto
encontra amparo legal na Constituição Federal (1988) (artigo 208, inciso
III) e na lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9394/96
no artigo 58), os quais estabelecem que a educação é direito de todos,
garantindo atendimento educacional especializado aos portadores de
deficiência.
O artigo 2º da
lei Federal nº 7853 de 1989, dispõe sobre o apoio às pessoas com
deficiência, também explicito que “ ao poder público e seus órgãos cabe,
assegurar às pessoas portadoras com deficiência, o pleno exercício de
seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação”.
A Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96) estabeleceu da
educação básica, a orientação para o trabalho. No capítulo III, tratou
especificamente da Educação Profissional, integrando-a no sistema de
Educação Nacional. No capítulo V, tratou da Educação Especial,
recomendando, preferencialmente, a inserção do aluno PNEES na rede
regular de ensino, prevendo serviços de apoio, e a Educação Especial
para o trabalho.
Entendemos que o
Projeto de Reorganização de Tempo e Espaços para alunos incluídos seja
parte das adaptações curriculares necessárias e previstos em Lei para
Portadores de Necessidades Educacionais Especiais, não necessitando
assim fazer parte das 30 horas extracurriculares.
ESCOLINHA DE ESPORTES
Ainda
dentro dos projetos das 30 horas curriculares, a escola contou, no ano
de 2007, com escolinha de esportes para alunos do turno da manhã e tem a
seguinte proposta:
A aprendizagem da
prática esportiva exige uma atitude participativa, disciplinada e
interessada. A mesma postura que o ato de aprender necessita para que as
atividades escolares tenham um desenvolvimento positivo no crescimento
escolar de nossos alunos.
PROJETOS
CURRICULARES
Com relação ao
trabalho com projetos a EMEF Pepita de Leão tem garantido na sua prática
pedagógica três grandes projetos que acontecem anualmente e envolvem
toda a escola e comunidade escolar, tais projetos são desenvolvidos com
grande sucesso e se implementam ano após ano. São eles:
1- Programa
de Leitura Adote um Escritor
O programa
tem por objetivo incentivar a leitura dos alunos. Proporciona a
ampliação do conhecimento, uma vez que em nossa escola as obras do
escritor escolhido, durante a execução do projeto, são trabalhadas de
forma interdisciplinar.
Além
disso, o acervo da biblioteca é ampliado com as obras que são adquiridas
com a verba que é destinada ao programa.
Portanto,
com esta atividade desenvolvida anualmente com os alunos, o projeto
torna-se um referencial no processo de inclusão do aluno que pode
vivenciar vários conhecimentos que são abordados paralelamente à leitura
das obras.
2 -Feira
do Livro
A feira do
livro da escola tem por objetivo incentivar a leitura de alunos,
familiares e comunidade, facilitando a aquisição de obras literárias,
cujo acesso limita-se ao empréstimo da biblioteca.
Neste
evento ocorrem várias atividades, tais como:
Contação de
histórias, teatro, visitas de escritores, oficinas, exposição de
produções literárias e artísticas, apresentações artísticas.
3 -
Jogos Escolares
A escola
realiza anualmente um projeto esportivo combinado com pesquisas e
atividades sócio-culturais diversas, concomitante com o evento realizado
no ano civil (Copa do Mundo, Jogos Pan-americanos, Olimpíada...).
Durante o
projeto são realizadas modalidades esportivas variadas, pesquisas sobre
lugares (cidades, estados ou países...) e apresentação dos resultados
deste trabalho em Feira Cultural, que integra os dois turnos da escola,
aberta à visitação da comunidade.
O projeto
tem grande participação de todas as pessoas do colegiado e sua premiação
é muito valorizada pelos alunos.
4 -
Mostra de Ciências
É o evento
dos conhecimentos que ocorre no 2º semestre do ano letivo, estimulando a
curiosidade, criatividade e busca de resposta aos problemas propostos
pelos alunos.
|