BASQUETE |
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HISTÓRIA DO BASQUETE
O professor
canadense James Naismith, de 30
anos criou
o jogo de basquetebol em 1891. James Naismith escreveu as
primeirs regras do esporte contendo 13 itens. Embora as regras foram
modificadas ao passar do tempo,os princípios essenciais
permanecem.
A seguir regras disponíveis em <http://www.nba.com/brasil/historia_do_basquete.html> acesso em 27/09/2007. 1. A bola pode ser arremessada em qualquer direção com uma ou ambas as mãos. Atualmente: Esta regra é ainda verdadeira pois a bola pode ser jogada ou passada em qualquer direção. A única mudança a esta regra é a infração de backcourt. Uma vez que a bola cruza o meio da quadra não pode ser passada para atrás da linha do meio da quadra a menos que é tocado por um jogador defensivo primeiro. 2. A bola pode ser tapeada para qualquer direção com uma ou com ambas as mãos (nunca usando os punhos). Atualmente: A bola ainda pode ser tapeada longe com uma ou ambas as mãos. Pode ser tapeada das mãos de um jogador ou tapeada longe durante um arremesso. Esta regra levou à evolução do arremesso bloqueado, pois jogadores defensivos podem bloquear um arremesso enquanto está em seu caminho à cesta. 3.
Um jogador não pode
correr com a bola. O jogador deve arremessá-la
do ponto onde pegá-la. Exceção será feita
ao jogador que receba a bola
quando estiver correndo a uma boa velocidade. 4.
A bola deve ser segura nas
mãos ou entre as mãos. Os braços ou corpo
não podem ser usados para tal propósito. 5.
Não será
permitido sob hipótese alguma puxar, empurrar, segurar ou
derrubar um adversário. A primeira infração desta
regra contará como
uma falta, a segunda desqualificará o jogador até que
nova cesta seja
convertida e, se houver intenção evidente de machucar o
jogador pelo
resto do jogo, não será permitida a
substituição do infrator. 6.
Uma falta consiste em bater na
bola com o punho ou numa violação das regras 3, 4 e 5. 7.
Se uma equipe fizer três
faltas consecutivas, será marcado um ponto
a mais para o adversário (Consecutivo significa sem que o
adversário
faça falta neste intervalo entre faltas). 8.
Um ponto é marcado
quando a bola é arremessada ou tapeada para
dentro da cesta e lá permanece, não sendo permitido que
nenhum defensor
toque na cesta. Se a bola estiver na borda e um adversário move
a
cesta, o ponto será marcado para o lado que arremessou. 9.
Quando a bola sai da quadra,
deve ser jogada de volta à quadra pelo
jogador que primeiro a tocou. Em caso de disputa, o fiscal deve
jogá-la
diretamente de volta à quadra. O arremesso da bola de volta
à quadra é
permitido do tempo máximo de 5 segundos. Se demorar mais do que
isto, a
bola passará para o adversário. Se algum dos lados
insistir em retardar
o jogo, o fiscal poderá marcar uma falta contra ele. 10.
O árbitro deve ser o
juiz dos jogadores e deverá observar as faltas
e avisar ao árbitro quando três faltas consecutivas forem
marcadas. Ele
deve ter o poder de desqualificar jogadores, de acordo com a regra 5. 11.
O árbitro deve ser o
juiz da bola e deve decidir quando a bola está
em jogo, a que lado pertence sua posse e deve controlar o tempo. Deve
decidir quando um ponto foi marcado e controlar os pontos já
marcados,
além dos poderes normalmente utilizados por um árbitro. 12.
O tempo de jogo deve ser de
dois meio-tempos de 15 minutos cada, com 5 minutos de descanso entre
eles. 13.
A equipe que marcar mais
pontos dentro deste tempo será declarada
vencedora. Em caso de empate, o jogo pode, mediante acordo entre os
capitães, ser continuado até que outro ponto seja marcado.
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