SUBPROJETO DA MIDIATECA PARA O ANO DE 2004
  

- Prof. Jussara Fernandes Oleques

Entendemos que, na atualidade, uma escola de boa qualidade que atenda às necessidades dos estudantes, dos professores e da comunidade, acontecerá, sempre, com a contribuição da Informática Educativa como auxiliar na Ação Pedagógica. Acreditamos que temos na internet uma ferramenta poderosa para qualificar nosso modo escolar de comunicação, de aprender e ensinar pela interação,  cooperação e autonomia.

O uso da informática na realização de Projetos de Aprendizagem pelos professores vem lentamente aumentando. Ainda é preciso que mais professores e estudantes de nossa escola se apropriem da inovação informática e do trabalho com Projetos, a partir do Complexo Temático, porque novas habilidades comunicativas são indispensáveis para repensarmos nossas estratégias de ensino e priorizarmos as estratégias de aprendizagem. Hoje os estudantes não estão mais no contexto da audiência de massa, mas na
audiência interativa, diz o sociólogo Marco Silva, na revista Pátio - Artmed, nº26.

Por isso, elaboramos este subprojeto, como prevê o projeto inicial da Midiateca Inclusão Digital para os anos de 2001/2002/2003, o qual ainda não se concretizou em sua totalidade para atender novas necessidades de nosso contexto escolar. Através deste subprojeto, pretendemos aproximar mais dos professores as ferramentas da informática educativa, dinamizar a Midiateca tornando-a um espaço-referência desta Comunidade Escolar, um espaço pedagógico de aprendizagem, um espaço cultural e de informação.

Para tanto, propomos para 2004, em conformidade com o projeto inicial as seguintes ações:

1. oferecer uma Agenda semanal,  acompanhar e assessorar os professores em seu trabalho pedagógico, no que se refere à Informática Educativa, tanto no planejamento quanto na execução de trabalhos, projetos, pesquisas, atividades interativas no ciberespaço, etc, fornecendo-lhes subsídios para tal, quando necessário, da seguinte forma:

Dentro do horário de trabalho do professor, com cronograma apresentado à Direção/Supervisão, sempre em consonância com o planejamento pedagógico escolar, realizar:

a- oficinas de programas do sistema Linux enfocando o uso pedagógico das ferramentas no processo de ensino e de aprendizagem por parte dos alunos;
b- orientações sobre como aproveitar pedagogicamente os recursos interativos online: e-mail, fórum, chat, eac, ambientes ead, etc;
c- oficina de estratégias de aprendizagem usando os recursos do WebQuest;
d- oficinas de Composer para a criação de seu site pessoal e/ou de sua turma e seus projetos.

2. Manter interlocução com os coletivos de Ano, Ciclo, Áreas, Projetos, Direção e Equipe Auxiliar da Ação Educativa, para conhecer melhor as necessidades dos professores e dos alunos no que se refere à Informática Educativa.

3. Com o término do Projeto Mosaico e do Complemento de Informática, mobilizar os monitores, formar equipes de estudantes colaboradores, para assumir a atualização do webfólio da Escola, produzir a 3ª edição do Jornal Virtual da Monte Cristo e colaborar nas oficinas de informática com pessoas da comunidade escolar, tudo isso como prática do Protagonismo Juvenil.

4. Divulgar e usar, com a comunidade escolar, os espaços interativos, de comunicação e de aprendizagem do site do Programa Sua escola a 2000 por hora do instituto Ayrton Senna.

5. Continuar publicando na web, com a participação de estudantes colaboradores, no site da escola, no ppvirtual-pse, no webfólio da escola no site do PSE/IAS, os trabalhos significativos de professores e estudantes no I, II e III Ciclo, bem como da Direção e Serviços Auxiliares da Ação Educativa.

5. Atualizar e divulgar o site da Escola em toda a comunidade escolar, fazendo uma campanha para que se faça dele um instrumento de interlocução dos diversos segmentos desta comunidade escolar.

6. Compartilhar com todosos professores os trabalhos realizados com a contribuição da informática educatiava na Escola, já publicados na web em 2002/2003, e reivindicar, na equipe diretiva, tempo para o professor aprender informática educativa na Midiateca a partir de 2004.

7. Elaborar um projeto para qualificar as atividades dos alunos na Midiateca, às terças-feiras, depois das aulas regulares (10h15min e 16h15min).

8. Realizar parceria com o Conselho Escolar e colegas colaboradores.

9. Realizar oficinas de informática para alunos monitores e/ou pessoas da Comunidade Escolar, nas terças-feiras, após as aulas regulares.