Entendemos que, na atualidade, uma escola de boa qualidade que atenda às necessidades dos estudantes, dos professores e da comunidade, acontecerá, sempre, com a contribuição da Informática Educativa como auxiliar na Ação Pedagógica. Acreditamos que temos na internet uma ferramenta poderosa para qualificar nosso modo escolar de comunicação, de aprender e ensinar pela interação, cooperação e autonomia. O uso da informática na
realização de Projetos de Aprendizagem pelos professores vem lentamente
aumentando. Ainda é preciso que mais professores e estudantes de nossa
escola se apropriem da inovação informática e do trabalho com Projetos,
a partir do Complexo Temático, porque novas habilidades comunicativas
são indispensáveis para repensarmos nossas estratégias de ensino e
priorizarmos as estratégias de aprendizagem. Hoje os estudantes não
estão mais no contexto da audiência de massa, mas na Por isso, elaboramos este subprojeto, como prevê o projeto inicial da Midiateca Inclusão Digital para os anos de 2001/2002/2003, o qual ainda não se concretizou em sua totalidade para atender novas necessidades de nosso contexto escolar. Através deste subprojeto, pretendemos aproximar mais dos professores as ferramentas da informática educativa, dinamizar a Midiateca tornando-a um espaço-referência desta Comunidade Escolar, um espaço pedagógico de aprendizagem, um espaço cultural e de informação. Para tanto, propomos para 2004, em conformidade com o projeto inicial as seguintes ações: 1. oferecer uma Agenda semanal, acompanhar e assessorar os professores em seu trabalho pedagógico, no que se refere à Informática Educativa, tanto no planejamento quanto na execução de trabalhos, projetos, pesquisas, atividades interativas no ciberespaço, etc, fornecendo-lhes subsídios para tal, quando necessário, da seguinte forma: Dentro do horário de trabalho do professor, com cronograma apresentado à Direção/Supervisão, sempre em consonância com o planejamento pedagógico escolar, realizar: a- oficinas de
programas do sistema Linux enfocando o uso pedagógico das ferramentas
no processo de ensino e de aprendizagem por parte dos alunos; 2. Manter interlocução com os coletivos de Ano, Ciclo, Áreas, Projetos, Direção e Equipe Auxiliar da Ação Educativa, para conhecer melhor as necessidades dos professores e dos alunos no que se refere à Informática Educativa. 3. Com o término do Projeto Mosaico e do Complemento de Informática, mobilizar os monitores, formar equipes de estudantes colaboradores, para assumir a atualização do webfólio da Escola, produzir a 3ª edição do Jornal Virtual da Monte Cristo e colaborar nas oficinas de informática com pessoas da comunidade escolar, tudo isso como prática do Protagonismo Juvenil. 4. Divulgar e usar, com a comunidade escolar, os espaços interativos, de comunicação e de aprendizagem do site do Programa Sua escola a 2000 por hora do instituto Ayrton Senna. 5. Continuar publicando na web, com a participação de estudantes colaboradores, no site da escola, no ppvirtual-pse, no webfólio da escola no site do PSE/IAS, os trabalhos significativos de professores e estudantes no I, II e III Ciclo, bem como da Direção e Serviços Auxiliares da Ação Educativa. 5. Atualizar e divulgar o
site da Escola em toda a comunidade escolar, fazendo uma campanha
para que se faça dele um instrumento de interlocução dos diversos
segmentos desta comunidade escolar. 6. Compartilhar com
todosos professores os trabalhos realizados com a contribuição da
informática educatiava na Escola, já publicados na web em
2002/2003, e reivindicar, na equipe
diretiva, tempo para o professor aprender informática educativa na
Midiateca a partir de 2004. 8. Realizar parceria com o Conselho Escolar e colegas colaboradores. 9. Realizar oficinas de
informática para alunos monitores e/ou pessoas da Comunidade Escolar,
nas terças-feiras, após as aulas regulares.
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