vantajoso de aprendizagem tanto mais autêntica. O texto é de Pedro Demo /2000 No índice abaixo você encontra alguns dos trabalhos realizados na Midiateca em 2001, 2002, 2003, 2004 e outros iniciados em abril de 2005. O projeto da Midiateca você encontra abaixo. Em 2005, a Midiateca está
sendo administrada
pela direção da Escola com alguns
Alunos Monitores do II e do III Ciclo no 1º semestre e Veja o subprojeto da
midiateca em 2004 NOME DO PROJETO: INCLUINDO
COM A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
CONTEXTO A pedagogia dos
Projetos de Aprendizagem
e/ou
de Ensino, mediados pela Informática, até 2000/2001 era
quase
inexistente no contexto de nossa escola. Com o Projeto multidisciplinar
"Da
Boca pra Dentro", a escola passou a ser uma das Escolas Parceiras no
Programa
Sua Escola a 2000 por Hora. A partir daí, a informática
na
Escola avançou em relação ao uso da internet e de
outras
ferramentas. O site da Escola começou a ter mais espaço,
tornando-se
mais bem estruturado, a partir de nossas aprendizagens com o PSE/IAS.
Por
parte do poder público prefeitura/SMED, desde 1995,quando foi
fundada
a Escola, nos eram oferecidos os equipamentos: computadores,
impressoras
e assistência técnica. Carecíamos, na época,
de
assessoria técnico-pedagógica para o uso criativo e inovador dessa
tecnologia e que
favorecesse
ações protagonistas por parte dos alunos. Por isso fez a diferença o
apoio
técnico-pedagógico, atualizado do PSE, priorizando a
participação
ativa dos alunos no processo ensino/aprendizagem. O grupo representante
da
comunidade escolar que avaliou o "Da boca pra dentro", em dez de 2001,
propôs:
continuidade das atividades que começaram a dar certo, incentivo
aos
professores que ainda não usam a informática educacional,
melhor
registro das atividades com projetos, mais divulgação na
comunidade
escolar e publicação das mesmas. Essas serão
tarefas
prioritárias da Midiateca para os próximos anos:
incentivo,
divulgação, registro e publicação na web.
E
m segundo lugar, é
necessário
pensarmos no contexto de violência, de exclusão social e
cultural a que
estão submetidas as crianças e os adolescentes, desde
o contexto mais amplo como a situação mundial e nacional,
até
o mais próximo como o contexto de periferia urbana onde se situa
nossa
escola. Nestes contextos o acesso ao computador, não obstante
existam telecentros nos bairros, é bem difícil por parte da
maioria das crianças e jovens em nossa comunidade, uma vez que os
mesmos não dão conta da demanda e muitas vezes essas crianças e
adolescentes não se mobilizam para ir até ao telecentro fora do horário
das atividades escolares.
JUSTIFICATIVA D iante
do contexto acima delimitado,
justifica-se
que a Midiateca apresente a proposta deste Projeto. Sabemos que a Inclusão
Digital, numa Vila, para acontecer, de fato, requer forte política
pública e que somente um telecentro, ou somente uma escola não dão
conta das demandas. Entendemos, ainda, que não basta oferecer o
computador aos estudantes para incluí-los digitalmente; é preciso
ensiná-los a usar o computador como ferramenta para
aprender a pensar e a se comunicar, como cidadãos, com pessoas de
qualquer parte do Brasil e do mundo através da rede. Por isso,
defendemos neste projeto, que os professores ensinem através de
Projetos de Aprendizagem que incluam a Informática, pois assim estarão
contribuindo pela Inclusaão Digital de alguns estudantes crianças,
jovens e adultos da Vila Monte Cristo. OBJETIVO GERAL Q ue ao final do ano letivo de 2003, tenhamos realizado Projetos de Aprendizagem na lógica da "Escola Inclusiva", aceitando o desafio de dominar a lógica computacional e de subordinar o uso dos programas do computador aos objetivos específicos de cada área de conhecimento e, mais amplamente, ao nosso Projeto de Educação e de Sociedade que estará conectado com a realidade local através da proposta político-pedagógica da Escola. Se isso não for alcançado satisfatóriamente, que este projeto seja ativo para outros anos subseqüentes. METAS
Estimular os estudantes a produzir e acompartilhar seus conhecimentos, na comunidade escolar e na web, pois não há essa prática entre eles. Orientar estudantes, professores e pessoas da comunidade a usar o computador como ferramenta para compreender o mundo e agir sobre ele. Oportunizar
aos
estudantes situações que
os levem a escolher, opinar, criticar, dizer o que pensam e sentem para
que
tenham iniciativa Investir na formação do professor, seja através de cursos oferecidos pela mantenedora com parcerias, seja através de oficinas na midiateca, para que ele se torne mais autônomo, crítico e criativo ao se apropriar dos conhecimentos sobre Informática na Educação e crie o hábito do aprender fazendo nesse campo do conhecimento. OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Socializar nossos conhecimentos produzidos com a Informática educacional entre os colegas professores, estudantes e pessoas de nossa comunidade escolar, bem como de outras escolas, participando de eventos na rede municipal e fora dela. Sensibilizar os professores a que usem a Informática Educacional em projetos pedagógicos cooperativos ou para simples pesquisa orientada. Usar os computadores e seus aplicativos como objetos que nos ajudem a construir sujeitos. Colocar nossos estudantes, pela Internet, em contato com estudantes e professores de outras escolas do município, de outros estados e países, compartilhando idéias, informações, aprendizagens, experiências e contextos. Reativar o Complemento de Informática, criando um novo projeto de aprendizagem em cooperação com os estudantes inscritos. Solicitar à direção da Escola para que se usem alguns Turnos de Formação, do Calendário Escolar, para capacitação dos professores na Informática Educacional, através de oficinas, com nossos próprios recursos, na Midiateca da escola. Construir com professores e estudantes páginas na Internet, lincando-as ao site da Escola. Fazer da Midiateca uma constante parceira nos projetos de aprendizagem, colaborando nos projetos de investigação, auxiliando na busca e na organização da informação, assim como na disseminação dos estudos e conhecimentos produzidos pelos estudantes e professores. Documentar com registros qualitativos e quantitativos as atividades com a Informática realizadas pela comunidade escolar e publicá-las no site da Escola, em blogs e outros ambientes virtuais. ATIVIDADES Oficinas
de
Informática para professores que
ainda não dominam a máquina e ajuda individual quando solicitada pelos
colegas.
Oficinas
de
Informática para grupos de alunos às terças-feiras, manhã e tarde, após
as aulas regulares. AVALIAÇÃO N a
avaliação
será
considerado o fato de que a tarefa de usar a informática na
prática da
aprendizagem de uma forma adequada, isto é, inovadora e
criativa,
ainda não é fácil para a maioria dos professores
de
nossa escola. Pensamos que esse é um processo que requer tempo,
até que
os professores questionem seus paradigmas pedagógicos, se
apropriem
das ferramentas da informática, e coloquem-nas a serviço
da
aprendizagem dos estudantes. Por essa razão este projeto da Midiateca
foi pensado para
três
anos, podendo estender-se até que o uso da informática, no sentido da
Inclusão Digital seja uma prática
cotidiana por parte da maioria dos professsores e alunos desta escola. A avaliação deste projeto será feita pela realização das atividades, pelos motivos apresentados acima, e adaptada ao contexto e à realidade dos projetos ou atividades realizadas na Escola, e poderá incorporar as mudanças necessárias requeridas durante o processo. Far-se-á ao final de cada projeto ou atividade, pelos professores e estudantes envolvidos, pelos respectivos grupos e pela auto-avaliação; ao final de cada semestre, a avliação da Midiateca e de seu projeto é feita, como é norma da Escola, em reunião do coletivo de professores e funcionários para a Avaliação da Escola como um todo. DURAÇÃO Primeiramente, são previstos três anos letivos. A continuidade ou não do projeto e/ou a realização de subprojetos, como já mencionamos no Objetivo Geral e na Avaliação, vão depender da execução dos objetivos aqui propostos, do contexto e das necessidades da Comunidade Escolar. BIBLIOGRAFIA E WEBGRAFIA DEMO,
Pedro. Conhecimento moderno: sobre ética e
intervenção do
conhecimento.Petrópolis: Vozes, 1994. |