Projeto

            Desde o ano de 2002, quando integrei a equipe de professores da escola, trabalho com os alunos nas disciplinas de História e Geografia, com pesquisas na internet e construção de sites como processo e resultado final dos trabalhos. Uma das grandes dificuldades encontradas era a não autonomia na maioria dos alunos com relação a esta tecnologia. Mas com muita persistência continuávamos os trabalhos. Em muitos momentos havia um questionamento de minha parte com relação ao “tempo gasto” das aulas de História e Geografia para auxiliar e ensinar questões básicas da Informática.
            No final do ano letivo de 2005 começaram as discussões de planejamento para o ano letivo seguinte e constatou-se que a carga horária da área de Sócio-Histórica ultrapassaria o limite previsto para uma escola do nosso porte. Um ou mais dos professores que compunham esta área de atuação deveria exercer outra função na escola, e a função aberta era a de professor itinerante.
            Este professor deveria ser o responsável pelo planejamento em conjunto com os demais professores de diversas áreas e deveria ter entradas pontuais nas turmas em determinados trabalhos juntamente com o professor titular. Mas na realidade esta função não estava acontecendo em razão dos diversos afastamentos dos professores titulares, por motivos de saúde ou cursos de formação, assim o professor itinerante passou a atuar como um professor substituto, em todas as áreas do conhecimento.
            Soma-se a este quadro o fato de que, desde o início do ano de 2005, a Midiateca estava sem uma professora coordenadora e, portanto, sem um projeto mais direcionado para os alunos e professores. A direção da escola é quem administra este espaço com o estagiário contratado pela smed. De 2001 à 2004 a Midiateca contou com a presença e coordenação da professora Jussara Oleques, com apenas 20h,  em que desenvolveu, além da atualização do webfólio e do site da escola, uma série de projetos neste ambiente, com alguns  professores e alunos, inclusive o Jornal Virtual, e Oficinas de informática para alunos e comunidade escolar. Durante este período, contávamos com seu apoio e dedicação bem como o apoio de alunos monitores do jornal virtual que auxiliavam nos demais projetos da escola. Em 2005 a professora Jussara passou a  coordenar o projeto de Informática no Laboratório de Letramaento  e em 2006, dá apoio aos professores na informática educativa e na produção de suas páginas pessoais, além da atualização do webfólio e do site da Escola.. 
            Diante disto, me coloquei à disposição da direção para atuar como professora itinerante, não como professora substituta de alguma disciplina, mas com um projeto de informática, para que, quando houvesse uma substituição, os alunos estudariam alguns programas de informática e não uma substituição daquela disciplina.

    Linux

            No início o Sistema Operacional utilizado na escola era Windows que, de certa forma, era “mais fácil”, pois já dominávamos um pouco. Com o decorrer do tempo a Secretaria de Educação  migrou para o Sistema Operacional Linux. Esse fato, juntamente com o despreparo dos professores da RME no que diz respeito a este novo Sistema Operacional, e a lentidão da rede no Laboratório de Informática com relação à Internet, fez com que os professores se afastassem da Informática na Escola consideravelmente.
            Atualmente, o que muitas vezes ocorre é a utilização deste ambiente para jogos, pesquisa na internet, no sentido de cópia de algumas informações, ou trabalho livre sem um planejamento específico. Como todos os professores, no início fiquei estarrecida, pois a falta de conhecimento fez com que muitas vezes não utilizasse os programas do linux favoravelmente a mim e aos alunos.  Mas, quando surgiu esta situação de que algum professor deveria atuar em outra função na escola, pensei que seria uma grande oportunidade de estudar e de ensinar os alunos do III ciclo a usar corretamente alguns programas do Linux e ver que Informática não é apenas Chat, Jogos e Navegação na Internet. Também seria uma oportunidade de atuar, de fato, como professora itinerante, uma vez que, ao ensinar os alunos a utilizarem corretamente esta tecnologia, poderíamos posteriormente elaborar projetos em diversas áreas com os professores. Estes, que muitas vezes “não gostam de... porque não conhecem”,  teriam como aliados seus próprios alunos, que proporiam trabalhos e ensinariam o uso das ferramentas e programas aos seus professores.

    Desenvolvimento das Aprendizagens

            Uma das questões que mais me preocupa é o fato de nossos alunos terem um processo de aprendizagem tecnológica fragmentada, acharem que sabem tudo quando na verdade sabem, e muito bem, usar poucos recursos desta tecnologia e resumirem este pouco para suas vidas fora do cotidiano escolar. Ao se depararem com novas situações é que irão dar-se conta de que não sabiam, porque não lhes foi ensinado. Temos em nossas mãos o capital humano a ser trabalhado e temos a tecnologia, com todas as dificuldades encontradas, como máquinas que deixam de funcionar, de salvar documentos, de apagar arquivos, são muito lentas, entre outras, mas isto não é motivo para barrar a vontade de aprender e de ensinar. Outra questão que também é preocupante é o fato de que, se não explorarmos pedagogicamente esta tecnologia e nosso raciocínio diante dela, iremos, sem dúvida nenhuma, “emburrecer” nossas mentes e as mentes de nossos alunos. Este projeto visa à inclusão digital e para tal é necessário que ocorra uma aprendizagem no uso de ferramentas, programas e aplicativos.
            Diante disso, propus que no 1º semestre, quando houvesse uma substituição, os alunos teriam acesso ao estudo de quatro programas do Sistema Operacional Linux que são: OpenOffice-Texto, OpenOffice-Desenho, Gimp e Composer.
            O programa OpenOffice-Texto é destinado ao trabalho de redações e formatações de textos e tabelas simples. É um programa de fácil acesso, principalmente para quem já tem um conhecimento de outro programa do Windows, o Word, apesar dos vícios e costumes que adquirimos e que não queremos nos desfazer. É um programa mais lógico e mais dinâmico, basta que tenhamos a mente aberta para aprender.
            Já o programa OpenOffice-Desenho, como seu próprio nome diz, é apropriado para realizar desenhos e formatações de desenhos com diversas ferramentas. Não é destinado a desenhos à mão livre, mas pode-se arriscar a fazê-los. Este programa também é destinado à formatação de jornais, livros e revistas, pois facilita o uso de espaços com colunas, o que o OpenOffice-Texto e o Word não proporcionam. Todos os programas do OpenOffice também facilitam a exportação de trabalhos para PDF.
            Gimp é um programa de criação de desenho, de edição de imagens e de pintura. Pretendemos também e prioritariamente trabalhar com imagens animadas, chamadas de Gifs animadas.
            O programa Composer que faz parte do Netscape e do Mozila, é destinado à elaboração de páginas na internet  e tem ferramentas capazes de editar cores, links entre outros, de forma bem simples e prática.
            Para cada programa a ser estudado foram selecionados pequenos tutoriais que funcionarão como “colinhas” nos momentos críticos, ou seja, quando ocorrer o esquecimento de como usar alguma ferramenta. Esses tutoriais servirão como um apoio no desenvolvimento destas aprendizagens, com o tempo eles se tornarão obsoletos pois não terão mais utilidade para quem, de fato, já aprendeu. Os tutoriais do OpenOffice Texto e Desenho foram elaborados pelo Metrô de São Paulo, o tutorial do Composer foi elaborado pela professora Liane Matos, que é professora de Artes Plásticas da Rede Municipal e o tutorial do Gimp foi elaborado por mim, uma vez que não encontrei algum que servisse aos meus propósitos.
            Nosso planejamento consiste de duas etapas, sendo a primeira o estudo dos programas, de forma descompromissada com os conteúdos trabalhados em sala de aula. Ao término deste estudo, cada aluno do III ciclo teria sua página pessoal lincada no site da escola e estas páginas teriam como resultado os estudos realizados nos quatro programas, ou seja, um texto de apresentação, realizado inicialmente no OpenOffice-Texto, um desenho ou uma formatação de trabalho no OpenOffice-Desenho, uma  Gif animada e foto desenvolvidas e editadas no Gimp e sua página elaborada no Composer.
            Após esta etapa, ainda no 1º semestre e no decorrer do ano, nosso planejamento passaria a dar prioridade aos conteúdos pedagógicos das diversas disciplinas que compõem o III ciclo de nossa escola e os alunos estariam aptos a propor aos professores projetos dos mais diversos assuntos que estariam sendo tratados em aula, desenvolvê-los e ensinar a seus professores os usos destas novas tecnologias. Neste momento eu, atuando agora como professora itinerante, também estaria à disposição dos demais professores e alunos para, em conjunto, desenvolver estes projetos.
            Também pensamos em propor o estudo do programa OpenOffice-Apresentação para o segundo semestre, aprimorando os estudos realizados anteriormente e incentivando o aprofundamento destes com nossos alunos.
            O cronograma apresentado para a primeira etapa se desenvolverá em momentos diferentes em cada turma, pois minha atuação dependerá essencialmente de dois fatores: a não presença de um professor titular, quando atuarei como substituta e desenvolverei este projeto e o agendamento do Laboratório de Informática. Já na segunda etapa, as diferenças estarão mais direcionadas para cada projeto, disciplina e/ou turma, dependendo do desenvolvimento pedagógico de cada um.
            Com o desenvolvimento deste projeto acredito que mais professores de nossa escola irão “perder o medo” de propor e desenvolver projetos usando estas tecnologias e também, nossos alunos poderão entender e utilizá-las de maneira mais lógica e mais proveitosa.




Cronograma de Conteúdos e Programas – Sistema Operacional Linux








                1º Semestre



    1.  Elaboração de Pastas e Salvamento de trabalhos;







    2.  OpenOffice – Texto

Tabelas
Inserir Imagens
Texto
    Elaboração
    Correção
    Formatação







    3.  OpenOffice – Desenho

Divisão de Espaços
Inserir Imagens
Posição e Tamanho
Inserir Textos
Desenho
Formatação de Página







    4.  Gimp

Janelas
Abrir Imagem
Nova Imagem
Salvamento XCF e GIF
Edição de Imagens
Criação de Desenhos
Pintura
Criação de GIFs animadas








    5.Composer

Elaboração de Página Pessoal
Elaboração de Projetos









            2º Semestre

    1.Elaboração de Projetos nas disciplinas, colocando em prática os aprendizados do 1º semestre


    2.OpenOffice - Apresentação