FOTO DA
TURMA
RELATÓRIO
DAS ATIVIDADES COLETIVAS DESENVOLVIDAS NA TURMA DO CORAÇÃO
E
as aulas começaram! Os primeiros dias foram de rever as
crianças, ouvir as
novidades, descobrir que tinham crescido nas férias, retomar as
atividades da
turma .
A
turminha cresceu também em
número de alunos. Agora são 27 alunos e bem
agitados...
Organizamos a rotina da sala, as
combinações, aprendemos um pouco sobre os novos colegas,
ganhamos os livros
para trabalhar em casa e na escola.
Logo
as crianças escolheram o nome para a turma: Turma do
Coração e a partir daí
viram o filme dos Ursinhos Carinhosos, escutaram histórias e
iniciaram um
estudo muito legal sobre a Família das Virtudes. Este estudo
está fundamentado
no livro “Meu coração perguntou”, de Selma Said.
Paralelo
a este trabalho, iniciaram o estudo dos Grandes Pintores, com Hopper e
Volpi.
Pintaram uma tela coletiva em aula, demonstrando paciência e
calma para esperar
a sua vez. A tela está exposta na
nossa
sala e ela é motivo de orgulho para a turma.
A
partir de conversas realizadas na rodinha, descobriram que tinham
mudado
bastante de 2005 para 2006. Foram para a midiateca e lá viram
nos computadores
a poesia ‘Auto-retrato” de Mario Quintana. E logo cada aluno estava
fazendo o
seu retrato , bem como registrando no
papel algo sobre si. Este trabalho foi muito interessante porque
possibilitou
que cada um contasse um pouco de si, construísse sua identidade.
Os
desenhos das crianças ficaram lindos, claro !
Foram scaneados e
estão no
computador. O estudo sobre o poeta gaúcho recém
começou, mas as crianças estão
muito interessadas em suas obras!
Eles
adoram ouvir histórias, mas uma fez muito sucesso: A
fábula da convivência, que
é baseada em um filósofo chamado Schopenhauer.
Em
matemática estão construindo a noção de
dezena ,aprendendo números maiores que
10 , utilizando material dourado, tampinhas, jogos com dados.
Começaram o
registro das frases matemáticas de adição.
Outra
novidade de 2006 é o uso do caderno com linha em aula. A
gurizada está aprendendo
a utilizá-lo adequadamente, bem como a cuidar dos seus
materiais. Para
facilitar as aprendizagens necessitam da ajuda constante da
família, que deve
procurar organizá-los diariamente.
Atualmente iniciaram o estudo dos Dinossauros ( este
projeto é escolha deles), estão cheios de certezas e de
perguntas sobre
estes animais
pré-históricos. Já viram
o filme Dinossauros, estão lendo histórias e vão
pesquisar muito...
Preocupados
com as questões relacionadas ao meio ambiente, vamos estudar a
Água. Aguardem
muitas novidades!
Também
vamos resgatar a história de cada um, estudaremos as medidas de
comprimento...
Este
trimestre foi bem movimentado e o próximo promete muitas
emoções com a Copa do
Mundo se aproximando...
E,
assim, vamos seguindo nosso caminho,
certos de que há muita que aprender . Temos certeza
de que o próximo trimestre será
bem melhor , cheio de novidades e surpresas!
Até
breve!!!
|