CAMINHADA DA CP
A
turma
começou o ano em
grande expectativa! Quem seriam os seus professores? Repetiriam as
atividades
tão conhecidas por eles? Conseguiriam aprender ?
Eu
também estava preocupada e de certa forma ansiosa, pois desejava
olhá-los de
uma forma diferenciada, proporcionando
experiências novas, prazerosas e de sucesso. Por outro lado
reconhecia as
minhas limitações, portanto necessitava de parcerias e da efetiva colaboração dos meus
colegas... E
graças a Deus nunca faltou!
Assim outros professores
juntaram-se aos iniciais , participando e refletindo
o dia- a- dia da turma. Atualmente, a turma
conta com aulas
semanais de Ciências, Laboratório de Matemática e
de Português para todos os
alunos, aulas de dança com a estagiária de
Educação Física, oficinas de
culinária e pintura em porcelana, Laboratório de
Informática com projeto
específico de trabalho e atendimento da Sala de Recursos
Especiais(SIR).
Em Ciências, desenvolveram o estudo
dos cereais e leguminosas mais conhecidos na nossa
alimentação .A turma buscou
informações e curiosidades sobre o trigo, feijão,
milho, cana de açúcar e
muitos outros. Descobriram a história de muitos cereais,
conheceram lendas
indígenas, utilizaram mapas.
Nas oficinas de
culinária, aprenderam
noções de
nutrição, o valor de uma alimentação
equilibrada, higiene, medidas de
capacidade. A turma colocou a” mão
na massa”, fazendo bolos,
cocadinhas, pães, gelatinas, torta de bolachas.
Nossa intenção é fazer também
pratos salgados e alguns bem simples, como um
feijão bem caseiro, porque os guris estão pedindo, para que possam em casa “se virar sozinhos”. Na culinária aprenderam também a
ajudar uns
aos outros, descobrimos talentos. Todos mostraram que levam jeito para
cozinhar, mas ninguém pegou e
cortou
uma massa de pão como o Luis Homero!
Semanalmente a turma faz aula de
dança, inicialmente com ritmos conhecidos como o funk . A turma
se encantou com
as coreografias ! Gravar a sua seqüência na memória é um belo exercício para o
cérebro e ajuda em outras
aprendizagens.
Vamos visitar o
Estúdio de Dança do professor Fernando Campani e
experimentar novos ritmos como a salsa, forró, samba, tango...
Para presentear as mães,
aprenderam a pintar canecas em porcelana e adoraram a
experiência! Foi uma
atividade que exigiu muita paciência e calma. As canecas ficaram
personalizadas, especiais! Pretendemos fazer um chá com
bolachinhas caseiras
para entregar as canecas às mães.
No laboratório de
informática familiarizaram-se com
os
computadores, construíram nosso livro de receitas virtual,
pesquisaram na
internet, descobriram sites interessantes como o Wikipédia. Cada
um de nós tem
sua pasta no computador e ali guarda coisas legais.
Mais uma vez a
turma superou as expectativas! No início a Marcia
não conseguia tocar com leveza no teclado do computador e ficava
“assimmmmmm”,
agora sabe dar um toque bem levinho. A Priscila Menezes e o Jefferson
estão
lendo! Já a Priscila Lima nos ensina diariamente o que é
voluntariado, porque
está sempre preocupada com a Marcinha e a ajuda em todos os
momentos.
No Laboratório de
Matemática, estão percorrendo todo o caminho da
construção do número,
trabalharam com Tangram, material dourado, varetas, dominós,
dinheiro, realizaram muitos jogos, contas e desafios.
Aprenderam a adicionar, subtrair e agora estão construindo a
Tabela Pitagórica
para multiplicar e dividir!
No Laboratório de Português,
começaram pensando em um personagem para nos acompanhar o ano
todo. Fizeram o
desenho dele e escreveram as suas características. Fizeram o
relato do seu
personagem aos colegas. A partir daí começaram a
registrar as histórias que
eles estão vivendo. E mais surpresas: a gurizada está
escrevendo muito e cada
vez melhor!
Na biblioteca escolar, leram
muito e mostraram grande interesse pelas poesias.
Em sala, começaram o estudo
dos Grandes Pintores, como VOLPI, VAN GOGH e HOPPER. Estamos pintando a nossa tela inspirados nestes
grandes mestres.
No momento a turma está
ajudando a escola na organização de um jardim e faz um
trabalho voluntário nas
turmas A23 e NA do turno da tarde. Vão estudar o ciclo da cana
de açúcar e
ganharam um mapa para ajudar na localização das
regiões brasileiras.
A caminhada iniciada com a
Turma de Progressão mostra que é possível
, que eles podem transformar as dificuldades em
superação, as dúvidas em
certezas, o silêncio em idéias e possibilidades. As
conquistas alcançadas devem
ser creditadas aos alunos, mas também ao trabalho de toda uma
escola que
envolveu a turma, apoiando-a em todos os momentos. A todos
agradeço de coração. Estes foram os
primeiros passos, talvez os mais difíceis. Mas a jornada
continua...
Receita
de olhar
Nas
primeiras horas da manhã
Desamarre
o olhar
Deixe
que se derrame
Sobre
todas as coisas belas
O
mundo é sempre novo
E
a terra dança e acorda
Em
acordes do sol
Faça
de seu olhar imensa
caravela
Roseana Murray
|