Luís Paulo de Oliveira e Pablo do Amarante

 



"Os camponeses foram até o rei de "Baurus" para protestar contra as corvéias, mas o rei não quis nem saber."
Carolina Contreira


"Eu ordeno que todos paguem impostos" - palavra do rei. 'Trabalhando em harmonia, não quero confusão, todos se ajudem'- palavra do camponês."
Naiara Távora




Tudo começou com a população se retirando das cidades e retornando para o campo. Uma metade da população ficou sendo camponês, e um grupo pequeno ficou sendo nobre, como eles tinham conquistado seu trabalho passaram a ser donos de terras . Passaram-se anos , os camponeses foram reclamar para o senhor soberano , o senhor soberano não os deu muita importância porque sabia que eles eram pobres, e lhes mandou embora. Os camponeses com o passar do tempo começaram se revoltar, e começou os conflitos cada vez pior. Alguns até retornaram para cidades, e outros continuaram lá sofrendo e suando.
E isso lhes deu o fato de ir . Foi as feiras e as revoltas.

"Por causa dos grandes impostos se mudaram"


A exploração dos servos , pelos nobres esbarrava numa forte resistência de muitos deles, que não recolhiam os tributos devido, incendiavam as colheitas.

Fugiam para as colheita , e para as florestas, ou uniam-se os bandos de fora da lei. E assim as revoltas e os conflitos aconteceram .

Dependentes dos senhores que detinham o poder de proteger, de julgar , de punir e de arrecadar impostos, tendo em vista a fragmentação do poder público.

Mas hoje em dia ainda têm muitos impostos, não tanto quanto antes, mas hoje têm impostos para casa, carro e até trabalho.



Priscila Silveira e Lúcia Ramires




               Volta para Escola                                                                                                                                                                      Vai para próxima página Volta ao início da página Volta para álbum de desenhos da turma C15