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PROJETOS

Projeto Recreio Acidente Zero

O Recreio Organizado (RO) é um trabalho desenvolvido na Escola José Loureiro da Silva desde 2002, sob a coordenação das professoras Mareliz Meyer Morais e Cleonice Pinto. Essa nova estrutura de lazer foi idealizada para resolver um dos grandes problemas da escola: o elevado número de acidentes durante o recreio.  O trabalho iniciou tentando levantar causas e buscar soluções para eliminar estes imprevistos. O pequeno espaço físico disponível para o divertimento das crianças gerava situações de risco para os estudantes. Com a ajuda dos próprios alunos, foram retirados do pátio objetos perigosos e criadas novas opções de brincadeiras. Áreas até então não utilizadas foram disponibilizadas, criando-se ambientes muito mais seguros. Ao mesmo tempo, regras foram elaboradas, monitores foram treinados para colaborar e manter o pátio seguro. Hoje o RO é um dos grandes orgulhos do Loureiro. A opinião na escola é unânime: não dá para ficar sem o Recreio Organizado.

Temos uma alegria muito grande em afirmar que este é um projeto de sucesso!


Dança Criança

Projeto desenvolvido desde 1984 e dividido em 3 programas:

Programa Dança - coordenado pela Professora Maria Celeste Etges, desde 1984, que trabalha a dança como linguagem de expressão.

Programa Ginástica Aeróbica  -  desde 1990, coordenado pela Professora Kátia Souza, que visa estimular a saúde e o bem estar do adolescente.

Programa Ginástica para as Mães  -  desde 1991, coordenado pela Professora Kátia Souza, que através da ginástica visa uma aproximação com o Projeto. Atualmente os projetos atendem 180 aluno e 30 mães.

Conheça o Histórico do Projeto

Resgate da Cidadania


Robótica Pedagógica

Educação Tecnológica: Tem por objetivo capacitar o aluno para criar e resolver problemas, utilizando ferramentas e diferentes tipos de tecnologias de modo racional, eficiente e significativo.

Robótica Pedagógica: Objetiva expandir o ambiente de aprendizado nas situações cotidianas do aluno, aplicando a tecnologia de maneira desafiadora e lúdica.

Objetivos do Projeto na Escola:

  • Capacitar alunos para o pensamento metodológico e criativo, calcado no sentido de trabalho cooperativo e em equipe.

  • Formar professores para prestar assessoria a seus alunos, ampliando a gama de uso da Robótica pedagógica no ambiente escolar.

  • Formar monitorias entre os próprios alunos, como multiplicadores do trabalho entre os demais alunos.

Oficina de Robótica Educativa - turma 2009

Desenvolvimento do trabalho desde o planejamento, montagem, programação e execução de projetos.

Em 8 de junho, o grupo realizou sua primeira "invenção”, o Robô Gari. A maquete foi originalmente planejada como simulação, com "escovas" nas extremidades de braços que realizam movimento giratório enquanto o robô desloca-se em linha reta.

Função: limpeza de cantos e paredes internas, como de canos, cantos de paredes, embaixo de mesas, etc.

Meta: desenvolver programação para mudança de direções de deslocamento e do giro dos braços.

Créditos:

Criação e montagem - Javerson Oliveira da Silva (c31) e Jean C. Sherer Monção (c33). Programação - Jean C. Sherer Monção
Professora orientadora: Ana Lúcia Pompermayer

Veja abaixo os vídeos do nosso robô!

VÍDEO 1 - ROBÔ GARI                             VÍDEO 2 - ROBÔ GARI                            VÍDEO 3 - ROBÔ GARI

   

 

 

Participação dos alunos da oficina de robótica no Salão de Iniciação Científica da UFRGS - Outubro de 2009

Clique AQUI para ver o vídeo!

 


Capoeira

Através do ensino da Capoeira, buscamos propiciar a valorização do ser, a socialização, o desenvolvimento físico e psicológico, a consciência de cidadania, a busca de uma melhor qualidade de vida e o resgate da cultura afro-brasileira.
Professor: Carson Viegas
 

 



 



 

 


Projeto Ambiental

Entendendo que ter um ambiente escolar limpo e organizado é fundamental para uma boa aprendizagem, no final de 2005, o Conselho Escolar do Loureiro decidiu que aplicaria em reforma da escola uma verba que estava por receber. Junto com o planejamento desta reforma, pensou-se em ações de como conservar o que seria feito e nasceu daí (e já cresceu muito) o projeto de Gestão Ambiental. O lema é: O cuidado com o meio ambiente deve fazer parte do nosso cotiniano, seja em nossa casa, na escola ou na rua. Gestão Ambiental é responsabilidade de todos. Sob coordenação da professora Mareliz Meyer Morais, iniciou-se diversas ações para melhorar o ambiente escolar. Ainda nas férias e com a ajuda de alunos e pais, foram plantadas flores na escola. Com o retorno das aulas, procurou-se divulgar o que havia sido feito e planejar e organizar novas ações. Aos professores solicitou-se colaboração. A idéia era que, num primeiro momento, pensássemos em no mínimo deixar o ambiente da mesma forma como havíamos encontrado. Afinal, a escola fora recentemente reformada.

Com a ajuda dos alunos, intensificou-se a plantação de flores, árvores e criou-se uma horta. Também foi montada uma equipe que semanalmente auxilia para melhorar todos os problemas que ainda existem.

Passeios ecológicos, cartazes, palestras e conversas de reforço nas turmas foram ações desenvolvidas e que continuam para que todos sintam-se realmente comprometidos. O objetivo é que cada integrante da comunidade escolar questione-se: o que eu posso fazer para melhorar o nosso ambiente? O grande desafio é construir caminhos que facilitem diálogos. Conhecer não muda necessariamente nossas representações nem nossas atitudes frente ao mundo. Mudar hábitos é muito difícil, portanto é necessário que haja também um envolvimento maior, um processo de entendimento capaz de romper com os bloqueios que interferem nas relações de compreensão e diálogo.

Todos devem agir com responsabilidade. Nosso futuro e o das próximas gerações depende dessas ações responsáveis, do nosso comportamento, da nossa postura e do nosso compromisso com o meio ambiente. O grande desafio consiste em criar alternativas para trabalhar a questão ambiental considerando os diferentes aspectos envolvidos e as relações de diálogo, compreensão, solidariedade, justiça social e amor. Com uma proposta de trabalho voltada a uma maior interação de todos, é possível trazer para o cotidiano escolar alternativas e possibilidades para a educação ambiental.

Uma nova caminhada está sendo traçada e temos certeza que com a ajuda e a adesão de todos, será uma caminhada de sucesso.


Voleibolando

 

 

   
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