Contos e Fábulas
Incentivando a Imaginação
Professoras: Rejane
Doutreletonp
e Rosele Lavratti
Justificativa
Este projeto tem por finalidade trazer uma proposta de trabalho,
baseada na reflexão e na prática de um fazer Psicopedagógico
institucional, com o intuito de auxiliar o aluno encaminhado por
apresentar dificuldades em seu processo de ensino-aprendizagem.
Neste projeto propomos trabalhar com o lúdico, seja através de
contos de fadas para adolescentes, fábulas, letras de música e
outros.
Acreditamos que o aluno possa superar suas dificuldades sendo
estimulado em sua imaginação e criatividade, tendo um suporte
psicopedagógico que permita resgatar o desejo de aprender.
Objetivos
-
Investigar o processo de construção do
conhecimento considerando aspectos sociais, emocionais e
história de vida do aluno;
-
Lançar um olhar específico sobre o aluno;
-
Proporcionar um espaço onde o aluno se
permita errar, questionar e reelaborar seus conceitos,
possibilitando-o aplicar em suas vivências;
-
Propor estratégias de atendimento
complementar;
-
Criar situações que colaborem na superação de
dificuldades, possibilitando o aluno perceber-se como autor e
co-autor de seu processo de aprendizagem;
-
Propiciar o desenvolvimento do pensamento,
ampliação do conhecimento e socialização;
-
Propiciar situações criativas que
possibilitem o uso da “imaginação” e da “fantasia infantil”,
visando a ressignificação de sua subjetividade;
-
Oportunizar ao aluno diferentes vivências e
intervenções que desafiem o pensamento e possibilitem novas
construções;
-
Resgatar a importância do Laboratório junto à
comunidade.
Ações
O trabalho será realizado da
seguinte forma:
-
Encaminhamento será
realizado pelo professor, no Conselho de Classe.
-
Ficha de
encaminhamento através do Serviço de Orientação Educacional.
-
Família do aluno será
chamada para entrevista (anamnese).
-
Entrevista com o
aluno.
-
Avaliação do aluno.
-
Devolução para os
professores e para os pais.
-
Parceria de trabalho
com o professor, procurando auxiliar no resgate do aluno.
-
Encaminhamentos
especializados através do Serviço de Orientação Educacional.
-
Parceria com SOE e SOP.
-
Manter professores e
serviços informados sobre avanços, necessidades e freqüência dos
alunos.
-
Reunião com os
professores.
-
Reuniões semanais dos
pares do Laboratório de Aprendizagem.
-
Reunião com os pais.
-
Participação dos
professores do Laboratório nas reuniões pedagógicas e nos
Conselhos de Classe.
-
O atendimento ocorrerá
em turno inverso ao que aluno estuda, em pequenos grupos. Estes
grupos podem ser modificados ao longo do trabalho. Eventualmente
atendimento individuais ou no turno de estudo.
-
O tempo de atendimento
será de uma vez por semana. Em alguns casos, duas.
-
Conforme proposta o
atendimento será realizado através da valorização do lúdico.
-
Propomos integrar as
atividades desenvolvidas no Laboratório de Aprendizagem com o
trabalho do coletivo do Ciclo e da Proposta Pedagógica da
Escola.
Avaliação
Será investigativa
através de dados coletados, da observação direta, constante do
aluno e de testagens.
A partir desta avaliação serão compostos os grupos, que poderão
ser modificados de acordo com as necessidades. No final do ano
realizaremos um parecer descritivo do aluno, constando os
encaminhamentos efetuados. Propomos realizar nos PDAs ou PSAEs
um registro do Laboratório, junto com o professor referência ou
com o coletivo dos professores que atende o aluno, dependendo da
disponibilidade dos mesmos.
|