Oficina de Educação Tecnológica -
Robótica
Professora Coordenadora do Projeto na Escola
Catia
B. B. Ribeiro
INTRODUÇÃO
O projeto de robótica está sendo desenvolvido na E.M.E.F. Pres. João
Belchior Marques Goulart como continuidade ao Projeto de
Educação Tecnológica iniciado em 2007 através da parceria
entre SMED e EDACOM. Aproveitando a capacitação fornecida aos
professores e utilizando os KITS LEGO.

JUSTIFICATIVA
Com o avanço das tecnologias, a busca de novas técnicas que ofereçam às
crianças um aprendizado mais envolvente, criativo e motivador
se tornou comum por parte dos educadores. Pensando nisto foi
elaborado este projeto para que valores como habilidades e
competências, que podem ser adquiridos na escola e levados
para a vida toda, tenham espaço e sejam valorizados no
ambiente escolar.
PÚBLICO
ALVO
Trata-se
de alunos do IIIº ciclo, correspondente à 6ª, 7ª e 8ª séries
do Ensino Fundamental. Encontram-se na faixa etária de 11 a 14
anos, o que facilita o desenvolvimento de um trabalho que
proponha a integração entre as áreas de conhecimento em pauta
com este projeto.

OBJETIVOS
GERAIS
Baseado na busca de novas formas da exploração do desenvolvimento de
aprendizagens e da imaginação das crianças o projeto baseia-se
nos seguintes objetivos:
*
Desenvolver múltiplas inteligências (emocional,
lógico-matemática, verbal-lingüística, espacial, musical,
física-cinestésica, naturalista, moral, ...).
*
Desenvolver habilidades (percepção visual, planejamento,
iniciativa, realização, criatividade, imaginação, estética,
...).
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
*
Aprender fazendo (trabalhar com projetos de criação - montagem
de um mecanismo, utilizando o kit LEGO)
*
Aprender a ser
(busca do auto-conhecimento, auto-estima, pensamento crítico e
criatividade, qualidades pessoais).
*
Aprender a fazer (desenvolvimento de habilidades e
competências que resultem na aplicação da tecnologia).
*
Aprender a pensar (refletir e tomar decisões,
situação-problema).
*
Aprender a conviver (desenvolvimento da percepção de
interdependência, respeito e valorização do próximo, trabalho
em equipe).
*
Aprender a aprender (descoberta do prazer de conhecer,
compreender, construir e reconstruir).

METODOLOGIA
Os alunos serão desafiados de maneira interdisciplinar valorizando
conhecimentos e habilidades prévias, e estimulados a avançar
na exploração, pesquisa e solução de novos problemas
propostos, com satisfação nos resultados obtidos.
O projeto possibilitará o desenvolvimento da criatividade,das relações
entre as pessoas, do trabalho em equipe,da ética e da
cidadania, proporcionando prática de ações que desenvolva nos
alunos motivação, memória, linguagem, atenção, percepção,
emoção, dentre tantas outras.
O projeto ocorre em quatro etapas:
Contextualização: estabelece
ligação dos conhecimentos adquiridos com novos relacionados a
uma atividade prática, a situação-problema.
Construção: nesta etapa os
alunos farão as montagem relacionadas a situação-problema
proposta na contextualização. Nesta fase onde mãos e mentes
trabalham há a mediação do professor que ouvirá diferentes
idéias e opiniões negociando conflitos e orientando quanto ao
uso racional e efetivo da tecnologia.
Análise: é quando os alunos
pensam sobre a funcionalidade, experimentando, observando,
analisando, corrigindo possíveis erros e validando o projeto.
Continuação: é proposto um
novo desafio relacionado ao tema, estimulando os alunos a
ampliar aprendizagens exercendo o desejo de aprender e
conhecer coisas, equilibrando a relação habilidades-desafios.
Participação em campeonatos e ou momentos de interação com
outras escolas, desenvolvendo projetos comuns ou
diferenciados.
AVALIAÇÃO
A avaliação de nosso projeto é uma constante pois estamos
sempre em busca de novos horizontes que tragam algum efetivo
aprendizado aos alunos.

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