* Chegada dos coordenadores. Navegação no Ambiente Virtual de Aprendizagem. * Registro de presença. Clique Aqui. * Criação do avatar. www.tektek.org * Apresentação do desenho de assessoria para 2010. * Relatos individuais por escola. * Acesso ao material disponibilizado para leitura: 1. O uso das TIC's realmente facilita e acelera o processo de ensino-aprendizagem
A utilização de
laboratórios de informática na EJA é considerado um auxílio pedagógico
poderoso, que inclui digitalmente os alunos na sociedade e motiva-os no
processo educacional, dando-lhes ainda uma qualificação profissional
requerida no mercado de trabalho.
Lévy (1996) afirma
que é conhecido o papel fundamental do envolvimento pessoal do aluno no
processo de aprendizagem e que quanto mais ativamente uma pessoa
participar da aquisição de um conhecimento, mais ela irá integrar e reter
aquilo que aprende. A multimídia favorece uma atitude exploratória, ou
mesmo lúdica, face ao material a ser assimilado.
Levar os alunos da
EJA a salas de informática para a inclusão digital é incluir a valorização
dos alunos perante a sociedade.
O respeito às
diferenças dos alunos é de suma importância para o professor, pois é assim
que ele consegue ajudá-los a progredir mas, mesmo assim, como os alunos da
EJA são de idade mais avançada e que sempre estudaram com aulas da forma
tradicional, eles ainda resistem às aulas com novas tecnologias e encaram
tais aulas como aulas diferentes.
2. NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: QUEM USA A FAVOR DE QUEM E PARA QUÊ? Entretanto, os usos e o papel que essas tecnologias desempenham nos processos pedagógicos são ainda pouco conhecidos, em especial na EJA. Em consonância com o pensamento de Freire (1995), o estudo maneja a hipótese de que, dependendo dos usos e finalidades, as TICs têm o potencial de expandir a capacidade crítica e criativa dos indivíduos. Considera–se ainda que a marginalização das redes e fluxos de informação reafirma a exclusão social dos estudantes desta modalidade de ensino.
* Preenchimento do formulário sobre Uso das tecnologias/mídias na EJA. Clique Aqui para acessar o formulário! Reflexão
COMUNIDADES VIRTUAIS O processo de ensino e aprendizagem pode ser definido como o modo que o ser humano adquire novo conhecimento, desenvolve competências e muda o comportamento. Este processo baseia-se em metodologias, desenvolvidas em diferentes concepções epistemológicas, em estabelecer relações com o objeto a ser "estudado", com o meio e com os sujeitos. As concepções abordam as diferentes compreensões sobre a aquisição do conhecimento, delas resultam diferentes modelos educacionais e práticas pedagógicas.
Assim, podemos ter um caminho...
Comunidades virtuais são redes eletrônicas de comunicação interativa, organizadas em torno de um interesse ou finalidade compartilhada. Esse novo sistema de comunicação pode abarcar e integrar todas as formas de expressão, bem como a diversidade de interesses, valores e imaginações. As comunidades virtuais exploram novas formas de opinião pública, nelas ocorrem contatos e interações de todos os tipos. As comunidades virtuais de aprendizagem realizam comunicações interativas, onde as normas, os valores e os comportamentos são definidos na própria comunidade. A aprendizagem é cooperativa e todos os sujeitos têm o mesmo direito de participação. O sujeito assume o papel ativo na construção do seu conhecimento de acordo com o tema da comunidade e o educador tem o papel de orientador. Para Lévy (1999) “a direção mais promissora, que por sinal traduz a perspectiva da inteligência coletiva no domínio educativo, é a da aprendizagem cooperativa”. Uma vez que a aprendizagem é intrínseca ao homem, em variados tempos, lugares e situações, todos os agrupamentos do ciberespaço podem proporcionar aprendizagens. Assim.... surge a proposta: Proposta de ações pedagógicas de Inclusão Digital para a EJA Sugestões: * Objeto de aprendizagem: Copa do Mundo 2010 * Copa Do Mundo 2010 (Material desenvolvido pela Professora Gisela - Presidente) |